Google+

Você está em: Principal > Empresa > Histórico > 2010

2010

Clique para Ampliar

Imagem de Composição (Hipsométrico + Intensidade) da Fachada e Entorno − Paço Municipal, Curitiba-PR

Clique para Ampliar

Imagem de Composição (Hipsométrico + Intensidade)

Em 2010, a ESTEIO, mais uma vez de forma pioneira, introduziu no mercado brasileiro a Câmara aérea RCD-105, produzida pela Leica Geosystems. A opção por esta câmara aérea de médio formato se deve às inúmeras vantagens que, a partir de agora, estamos oferecendo aos nossos clientes. Essa câmara tem um CCD de 39 megapixels − um frame de 7.162 x 5.416 pixels − capaz de obter imagem RGB ou infravermelha. Ressalta-se ainda a possibilidade do uso de três objetivas com 35, 60 ou 100 mm de distância focal, obturador de fácil e rápida substituição, possibilidade de utilização de plataforma estabilizadora e da utilização simultânea com o perfilador laser, compartilhando o uso do altamente preciso sistema inercial dos nossos perfiladores a laser ALS50-II. A utilização simultânea, Laser e Câmara, é particularmente muito indicada para mapeamento de corredores e serviços de menor porte, sejam de engenharia ou mapeamento. Com isso, agora temos também à disposição mais uma nova e importante ferramenta que poderá reduzir os custos de alguns serviços sem, no entanto, perder de forma significativa a qualidade geométrica.

O ano de 2010 também marcou o início das atividades da ESTEIO em Levantamentos com o uso de Laser Terrestre. Em um primeiro momento, estes estiveram restritos a levantamentos estáticos, já amplamente difundidos no mercado e com aplicação nas mais diversas áreas.

Visando suprir as necessidades internas e de seus clientes, e somado a experiência adquirida ao longo dos último 10 anos em sistemas de varredura a laser Aerotransportado, a ESTEIO passou a incorporar a sua carteira de serviços os Levantamentos Laser Terrestre Móvel, para as mais diversas finalidades.

Este primeiro levantamento teve como cliente a área de Engenharia da ESTEIO, visando substituir o método topográfico convencional, pela tecnologia laser móvel. O levantamento foi executado ao longo de uma avenida com extensão de 16 km lineares, tendo três pistas em cada sentido.

Os elementos obtidos no levantamento abrangeram dentre outros: Alinhamento predial, árvores e respectivos diâmetros, postes e torres e respectivos diâmetros, meio-fio, bueiros, valas, caixas de inspeção e o mobiliário urbano (abrigos de ônibus, telefones públicos, etc.), bem como semáforos e placas de sinalização são normalmente os elementos cadastrais que podem interferir na elaboração de projetos viários.

A rapidez e riqueza de dados obtidos através do laser terrestre móvel são muito superiores se comparado aos obtidos por topografia convencional, além disto, o mesmo permite que o levantamento seja executado a noite, onde o tráfego nas ruas e avenidas é bem menor.

Por último, a quantidade e variedade de produtos e subprodutos que podem ser obtidos a partir deste são enormes, valendo o mesmo para as aplicações a partir destes.

 

Página mantida pelo Departamento de Tecnologia da Informação
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px