A Usina Hidrelétrica de Salto Caxias é uma das grandes hidrelétricas a entrar em operação nos últimos tempos no estado do Paraná.

A sua operação é no trecho final do Rio Iguaçu, nos municípios de Nova Prata do Iguaçu e Capitão Leônidas Marques, a 350 km a oeste de Curitiba. Sua Potência instalada é de 1.240 MW garantindo auto-suficiência até a metade da próxima década a um custo de US$ 700 por quilowatt instalado.

A ESTEIO realizou os serviços de Cadastro Aerofotogramétrico da área destinada ao futuro reservatório da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias – PR para a Companhia Paranaense de Energia – COPEL.

Dentre os serviços desenvolvidos estavam a cobertura aerofotogramétrica na escala 1:20.000, numa área aproximada de 1.800 Km², o apoio básico horizontal da região, nivelamento geométrico e a demarcação da cota de desapropriação, indispensável para os serviços de cadastro.

Além dos produtos convencionais da Aerofotogrametria e do Cadastro Técnico, foram obtidas Cartas imagem derivadas de imagens SPOT e Ortofotocartas Digitais da área de desapropriação, onde foram superpostos os dados vetoriais do cadastro técnico para desapropriação.

As principais atividades e produtos deste serviço estão destacados abaixo: