Os produtos derivados de petróleo são distribuídos através de uma malha dutoviária, espalhada por vários estados brasileiros, atravessando regiões de grande diversidade morfológica, geológica, hidrológica, de uso e ocupação do solo, biológica e populacional.

Para garantir a integridade dos diversos ambientes envolvidos, prevenindo e minimizando potenciais impactos ao meio ambiente, a segurança do homem e do patrimônio, a ESTEIO foi contratada para realizar de forma pioneira o Levantamento Ambiental de 5.085 Km de faixas de duto.

Coleta de Dados

Para a execução deste trabalho, a ESTEIO coletou várias informações, como dados básicos e dados cadastrais de campo, que estão sendo integrados em um SIG – Sistema de Informações Geográficas.

Dados Básicos

A coleta de dados básicos consistiu em reunir bases cartográficas, mapas temáticos de geologia, pedologia, unidades de conservação e divisas políticas – administrativas municipais e estaduais, e delimitar as bacias hidrográficas que ocorrem ao longo de todo o traçado das dutovias.

Cadastro de Campo

O cadastramento em campo foi realizado ao longo das faixas de domínio dos dutos, onde locais de interesse ambiental foram identificados nas fotografias aéreas 1:8.000 atuais, descritos através do preenchimento de fichas específicas e registrados por documentário fotográfico.

As fichas de campo e o documentário fotográfico foram reunidos em um banco de dados e os elementos inseridos nas fotografias aéreas foram utilizados para a elaboração de mapas de localização dos Pontos de Verificação Ambiental (PVA).

Cartografia

Foram utilizados como apoio cartográfico, outros produtos da aerofotogrametria, como a ortofoto (1:1.000) para mapeamento de detalhes, os mosaicos e fotos aéreas 1:30.000, para mapeamentos regionais e atualização da hidrologia e acessos.

Resultados

Os produtos gerados (Bancos de Dados do cadastramento de campo e SIG de mapas temáticos) permitem de maneira integrada o gerenciamento das faixas de duto, a elaboração de mapas de sensibilidade e vulnerabilidade ambiental.

Em caso de acidentes com o duto, permite combatê-lo de maneira otimizada, aplicando uma logística mais adequada, afim diminuir o tempo de resposta com o intuito de proteger e preservar da melhor maneira todo o meio ambiente envolvido, minimizando impactos ambientais.

Os principais produtos e atividades desenvolvidas neste serviço foram: