Fundo Somma

O SOMMA é um fundo destinado a financiar a implementação do Programa de Saneamento Ambiental, Organização e Modernização dos Municípios do Estado de Minas Gerais.

Este fundo foi instituído pela Lei n° 11.085, de 30 de abril de 1993. Nos termos de seu artigo 1°, tem como objetivo “sob a forma de financiamento reembolsável, apoiar os municípios do Estado de Minas Gerais na elaboração e na implantação de projeto de desenvolvimento institucional, de saneamento básico e ambiental, de infra-estrutura urbana e de expansão da sua capacidade de investimento”. (parágrafo único do art. 1°).

Aerofotogrametria em Barbacena-MG

Utilizando recursos do SOMMA, a Prefeitura Municipal de Barbacena contratou o Projeto de Implantação dos Serviços de Levantamento Aerofotogramétrico com Restituição Digital e SIG.

Com o resultado deste levantamento, a PM de Barbacena recebeu uma base cartográfica atualizada, imprescindível para os trabalhos de SIG.

Neste serviço foi realizada a cobertura aerofotogramétrica em 30 km² da região urbanizada da sede municipal de Barbacena e captação fotogramétrica em 26 km².

A área de trabalho abrangeu as áreas de interesse definidas na fase de pré-análise das atividades de SIG, uma vez que a área total do município é de aproximadamente 780 km². A partir desta cobertura foram captadas por Fotogrametria, as entidades básicas para as etapas posteriores de georreferenciamento tais como Quadras, lotes, vias e outras.

Posteriormente, estes arquivos digitais resultantes foram unidos e articulados em formato de Plantas Cartográficas para obtenção de produtos finais na forma de ortofotos. Como trabalho complementar à captação executada foram definidos os limites de bairros, numeração predial e outros elementos não visíveis na fotografia que serviriam de subsídio para a realização do SIG.

Para a geração das Ortofotocartas Planimétricas Digitais foram utilizadas 50 fotos com escala 1:8.000 que deram origem a 51 ortofotos com escala 1:2.000. Outro produto obtido foi um mosaico da região trabalhada na escala 1:25.000.

Os dados levantados foram devidamente tratados e homogeneizados para posterior incorporação ao Sistema de Informações Geográficas de Barbacena que foi o escopo final do serviço.

Produtos Finais