A antiga IPLANRIO – Empresa Municipal de TI e Planejamento, hoje IPP – Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, contratou serviços de Mapeamento Digital em Áreas Urbanas de um total de 700 km² em áreas urbanizadas e 26 km² em áreas de favelas, separados em dois lotes de serviços.

Assim, foi realizado o mapeamento digital de cerca de 220 km² abrangendo vários bairros do Município do Rio de Janeiro e 13 km² de áreas ocupadas por população de baixa renda.

Estes serviços se originaram em uma Cobertura Aerofotogramétrica na escala 1:8.000 para o mapeamento das áreas mais urbanizadas e uma Cobertura na escala 1:4.000 para mapeamento das áreas ocupadas por população de baixa renda.

A Cobertura em maior escala se fez necessária devido a complexidade de extração de elementos gráficos na região de favelas onde edificações e estrutura viárias não seguem nenhum padrão.

A partir destas Coberturas, foram captadas por fotogrametria, as áreas que correspondem aos Bairros da cidade do Rio de Janeiro.

Posteriormente, estes arquivos digitais resultantes foram unidos e articulados em formato de Plantas Cartográficas para obtenção de produtos finais.

Como trabalho complementar à reambulação executada, foram ainda coletados os números prediais das edificações que serviriam de subsídio para a realização do SIG.

As atividades principais e os produtos obtidos neste serviço foram: