O Estado do Paraná, através do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano – PARANÁ URBANO, tem como objetivo básico promover a melhoria da qualidade de vida da população.

Para tal, desenvolve Programas integrados que pretendem uma melhora substancial na infra-estrutura dos Municípios.

Alguns Programas asseguraram uma melhora substancial na parte social, através da implantação de projetos básicos de saneamento, de saúde e de assistência à infância, pavimentação de ruas, iluminação pública, obras-de-arte, meio ambiente e a criação de espaços para novas pequenas empresas, possibilitando a geração de empregos fixos e temporários.

O Programa tem a participação financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, do Governo do Estado do Paraná e dos municípios e a coordenação da execução do Programa está a cargo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – SEDU.

Como a cartografia é a base de qualquer planejamento, a ESTEIO participa deste tipo de Programa efetuando sistematicamente serviços de Mapeamento Planialtimétrico Digital na escala 1:2.000, 1:5.000 e 1:10.000 para o Serviço Social Autônomo PARANACIDADE.

As atividades principais e os produtos obtidos neste serviço estão descritos abaixo: