Tecnologia

A tecnologia de transporte de passageiros usando Monotrilho (Monorail) é muito utilizada no Japão. Contudo, nasceu com um protótipo na Irlanda em 1888 e teve sua primeira linha operacional na Alemanha (Fuhlingen) com uma via de 1,8 km.

A partir daí, vários empreendimentos de sucesso surgiram em todo mundo tais como na Disneylândia nos EUA (1957)com uma linha de 3,8 km tipo Dwage (apoiado). Em 1964, Tóquio inaugurou a primeira linha urbana, uma via dupla de 13,1 km.

Em 1985, a cidade japonesa de Kitakyushu abriu uma linha dupla de 8,4 km e a cidade de Osaka também construiu o seu monotrilho com via dupla de 13,7 km de extensão.

Curitiba

No ano de 1999, a Prefeitura Municipal de Curitiba contratou o Consórcio formado pela ESTEIO e mais duas empresas para realizarem um Estudo de Viabilidade e Projeto Básico com vistas a implantação de um sistema de transporte de passageiros de alta capacidade para o corredor da BR-116/PR da Rede Integrada de Transporte (RIT) de Curitiba e Região Metropolitana.

O Estudo de Viabilidade

A estrutura básica adotada para o desenvolvimento do Estudo de Viabilidade constou dos seguintes itens:

Conclusão

Após vários estudos quanto as alternativas de sistema de transporte possíveis, optou-se pela solução MONOTRILHO APOIADO EM VIGA.

Este é um sistema de transporte urbano que utiliza veículos propulsores e tracionados com rodas de pneus e via em elevado. Sua capacidade de transporte situa-se na faixa de 25.000 a 35.000 passageiros / hora em cada sentido. Por se utilizar de um elevado estreito, pode ser inserido muito mais facilmente nas cidades, minimizando a poluição visual e sem danificar o meio ambiente.