Em outubro de 2011 a ESTEIO deu início à execução dos Serviços de Projeto Básico da Faixa de Dutos MARICÁ – COMPERJ, ao longo de 45 km, entre os municípios de Maricá e Itaboraí no Rio de Janeiro.

O escopo do serviço é multidisciplinar e abrange consultoria técnica, serviços de campo, coleta de informações e ensaios em laboratório geotecnológico, estudos, projetos de pré-detalhamento e detalhamento, licenças/autorizações, cadastramento físico / jurídico para elaboração do projeto geométrico da faixa de trabalho, da diretriz dos dutos e seus complementos, a partir do projeto básico mecânico do duto, e demais documentos pertinentes.

O âmbito dos serviços compreende o projeto básico para a instalação do duto entre suas extremidades, faixas servientes/dominiais e áreas para seus complementos e circunvizinhas influentes/efluentes. O duto em estudo é uma das alternativas para o escoamento do Pólo Pré-sal da Bacia de Campos.

Algumas das principais etapas desenvolvidas são apresentadas a seguir:

Base Cartográfica

A base cartográfica utilizada no desenvolvimento do serviço foi objeto de contrato independente.

Zoneamento Geotécnico

Os mapas de zoneamento geotécnico são elaborados ao longo da diretriz, com a finalidade de definir unidades do terreno de mesmo comportamento geotécnico, aplicados a obras de instalação de dutos, cada qual com orientações técnicas preventivas e corretivas dos problemas característicos, previamente identificados.

Estudos de Travessias Especiais

Estudos de travessias especiais visam gerar um maior volume de informações sobre as características locais de regime, mecânica fluvial, subsuperfície e impactos, de modo a permitir definir o método construtivo incluindo dispositivos de apoio /proteções provisórios e perenes mais adequados para obtenção de licenças, construção e operação.

Obras Geotécnicas, Drenagem e outras

Faz parte do escopo do serviço a elaboração de projeto com diagnóstico de soluções de estabilização de aterros, bota fora temporário, definitivo e outros, com a previsão de quantitativos necessários, bem como a realização de projeto de drenagem, revestimento vegetal, reafeiçoamento e paisagismo, na faixa do duto, cruzamentos, travessias e acessos e bota-foras indicados pelo projeto.O produto deve indicar/referenciar os elementos topográficos, sondagens, outros, além da metodologia construtiva a ser empregada, bem como geometria, especificações e quantidades de materiais para dispositivos de apoio à construção.

Projetos Complementares

Faz parte do Escopo a elaboração de projetos dos complementos, como válvulas intermediárias de bloqueio, provadores de corrosão, lançadores/recebedores de “pigs”, incluindo plantas de arranjo, fundações e bases civis, suportes, entre outras.

Produtos

Os serviços do escopo de projeto básico da faixa e pré-detalhamento do duto são traduzidos pelos seguintes produtos:

Equipe Técnica

A característica multidisciplinar do escopo exige uma equipe de profissionais qualificados para o desenvolvimento dos trabalhos. Essa equipe é composta por engenheiros civis, de dutos, cartógrafos, ambientais, agrônomos, hidrólogos, geofísicos, florestais e de dutos, bem como por técnicos de diversas especialidades, como cadastradores, técnico de segurança e meio ambiente, de qualidade, comunicador social, projetistas, cadistas, entre outros.