A ESTEIO executou serviços de Fotogrametria Terrestre em apoio às atividades de conservação e restauração do CASTELO DA TORRE DE GARCIA D’ÁVILA, edificação histórica do século XVI localizada no Estado da Bahia.

Os serviços executados consistiram em tomada de fotografias com o uso de câmara fotogramétrica terrestre, materizalização e levamentamento de coordenadas de pontos de apoio nas fachadas da edificação, aerotriangulação, captação fotogramétrica (restituição planialtimétrica) e geração de ortofotos digitais coloridas.

Tendo como contratante o Instituto Militar de Engenharia e como finalidade o apoio à etapa de planejamento da restauração propriamente dita e como elemento gráfico de documentação das características atuais do monumento.

A Captação Fotogramétrica foi executada visando a identificação e representação das características construtivas das fachadas e da edificação como um todo, tais como materiais utilizados, estrutura, métodos de construção,etc, e condições de conservação, tais como presença de buracos, fisuras, elementos faltantes, etc, além de captar informações para a obtenção de um modelo numérico representando o relevo como subsídio a confecção da ortofoto digital.

Principais características deste serviço: