Este serviço refere-se a levantamentos de GPR (Ground Penetrating Radar) para localização de interferências (tubulações, dutos, cabos, etc.) realizados no cruzamento da Avenida Herculano Banderia com a Rua Manuel de Brito em Recife – PE.

Estes elementos serviram de base para um adequado planejamento de obras de expansão e melhorias no sistema viário local. Neste caso específico, para o projeto de construção de um túnel.

A execução destes serviços foi realizada de forma a complementar informações prévias sobre as interferências locais. Como em alguns locais haviam incertezas destas posições, o mapeamento com o GPR objetivou exatamente esclarecer estes pontos de dúvidas, aumentando assim a precisão da localização destas interferências.

Estes levantamentos foram executados no mês de Agosto de 2006, entre os dias 08 e 09. Ao todo foram realizados 12 perfis de GPR, executados em uma malha sobre o cruzamento mencionado acima. Em função do excesso de trafego local durante o dia, por solicitação da contratante, os levantamentos foram realizados durante o período noturno, com o fechamento parcial da avenida.

Metodologia

Neste estudo, os dados foram adquiridos através de perfilagem contínua, com arranjo monoestático, ou seja, a mesma antena, de 200 ou 400 MHz, possui a finalidade de transmissora e receptora das ondas eletromagnéticas. A fim de minimizar o efeito da divergência esférica, caracterizada pela atenuação das ondas no meio propagado, aplica-se um ganho, durante a aquisição, a partir da análise da amplitude dos traços em função do tempo.

A posição geográfica dos perfis realizados foi amarrada a pontos notáveis, com base nas plantas fornecidas pela contratante. Utilizou-se também um distanciômetro (survey wlleel), acoplado a antena que automaticamente cria “marcas” a intervalos regulares, previamente definidas, de tal forma que, sabendo-se a localização de início e fim de cada seção, é possível georreferenciar cada ponto levantado pelo GPR.

Os dados obtidos durante o levantamento são então armazenados na unidade central, que posteriormente são transferidos para um computador a fim de serem processados e interpretados.

Por fim são realizadas as interpretações e edições dos perfis gerados. A exibição é dada por densidade variável, sendo representada por linhas de “pixels”, de acordo com o valor da amplitude em cada tempo.

Resultados Obtidos

A partir dos levantamentos executados com o GPR foi possível afirmar que: