Objetivo

A PII Pipeline Solutions é um setor da GE (General Eletric do Brasil Ltda – GE Power Systems – Oil & Gás) que responsabiliza-se pelo controle e levantamento de defeitos nos dutos, através da utilização de equipamentos (conhecidos como PIG) dotado de uma unidade de mapeamento inercial (IMU) o qual permite definir um posicionamento tridimensional ao longo do duto.

Para otimizar a precisão do IMU é necessário que sejam determinadas coordenadas do centro do duto em intervalos de aproximadamente 2 Km, coordenadas estas que devem ser determinadas com elevado controle de qualidade.

Características do Levantamento Inercial

Os pontos levantados devem ter uma precisão de +- 0,1m horizontal e vertical. Para alcançar esta precisão a ESTEIO utiliza equipamentos do Sistema de Posicionamento Global – GPS.

Os dados inerciais (determinados pela alta precisão do giroscópio e do acelerômetro do IMU) são corrigidos a partir das coordenadas GPS. Além dos pontos determinados a cada 2 Km é necessário medir os pontos aonde o PIG é lançado (inicio) e aonde o PIG é recuperado (final), coordenadas estas que vão ajudar na orientação do PIG.

O planejamento é feito de forma que se possa medir todas as áreas de válvulas (hard points) e os demais pontos medidos diretamente sobre o duto através da instalação de magnetos (soft points), os quais serão identificados pela materialização de um marco de concreto ou por um piquete de madeira.

Em alguns trechos a GE optou pelo uso de um equipamento chamado “maglogger” o qual diferentemente do magneto é instalado na superfície do terreno. Este dispositivo possui um sensor e um relógio que registra o tempo exato da passagem do PIG, permitindo mapear todas as posições do duto.

Características do Levantamento GPS e Instalação dos Magnetos

Os equipamentos GPS utilizados possuem precisão de 10mm +/- 2ppm horizontal e 20mm +/- 3 ppm vertical, utilizando-se apenas equipamentos de dupla frequência para todas as etapas do levantamento.

A amarração das coordenadas é feita sobre os marcos fiduciais da PETROBRAS, com pontos de controle de saída e chegada, e a partir destes são determinados outros intermediários como apoio para a definição dos pontos de interesse.

Precauções tomadas durante os levantamentos:

A instalação dos magnetos é realizada com o apoio do equipamento PCM, um modelo de “pipe locator”, o qual tem a função de auxiliar na localização exata da tubulação e sua profundidade durante todo o processo de escavação até a colocação do magneto sobre o duto. O procedimento exige cuidados dos operadores para que não seja danificado o revestimento do duto.

Croquis do Levantamento

Nos canhões de lançamento e recebimento são feitas amarrações a partir dos pontos medidos com GPS permitindo desta forma identificar a correta posição do ponto eliminando qualquer possibilidade de erro.

As cotas obtidas são calculadas até a geratriz do duto. Neste cálculo considera-se a cota obtida no nível do terreno, a profundidade até o magneto, a espessura do magneto e o diâmetro do duto.

Localização dos Serviços

A ESTEIO executou traballhos nos dutos:

Totalizando 1188 pontos sobre magnetos, 167 pontos em áreas de válvulas e 149 pontos em scrapers de lançamento e recebimento

Produtos

O levantamento GPS vai fornecer uma listagem de coordenadas: