A empresa IMAGEM – Soluções de Inteligência geográfica, contratou os serviços da ESTEIO para realizar uma restituição de aproximadamente 50 km² de Building Heights de uma região central de Belo Horizonte/MG.

Building Heights é um produto que representa a altura, o formato e a posição das edificações de uma determinada área urbana. Para perfeita utilização das informações, estas devem ser produzidas a partir de sistemas de restituição estereofotogramétrica e modelagem digital, e preferencialmente devem ter como origem, resultados recentes de levantamentos aerofotogramétricos, que garantem além de precisão cartográfica ao produto, a atualidade do dado gerado.

Neste trabalho executado pela ESTEIO,a base de dados de Building Heights foi gerada considerando todas as edificações identificáveis em imagens fotogramétricas e evidenciadas altimetricamente como tendo altura superior a 10 metros. Toda a observação considerou ainda a confirmação e restituição de detalhes existentes nos topos das edificações, em especial, caixas d’água e casas de máquinas, e permitindo uma representação fiel dessas edificações visando detalhar possíveis obstruções para sinais de rádio-frequência.

Para a identificação das edificações de interesse, cuja altura mínima era de 10 m, utilizou-se a tecnologia de mapeamento LASER, ou seja, com filtros especiais é possível separar a vegetação das edificações, bem como, determinar intervalos de altura;

A base de dados de Building Heights foi composto também do Modelo Digital do Terreno (MDT), gerado a partir dos arquivos de pontos LASER.

Com a base MDT foi possível estabelecer informações como o valor da cota Z da base e do topo da edificação, e assim definir a altura de cada uma delas.

O resultado final foi apresentação de arquivos SHP com a identificação dessas cotas em forma de atributos, e que pode ser visualizado em softwares de SIG, como na imagem ao lado.

Síntese de Serviços Realizados