[IMAGEM_CAROUSEL]

O depósito de níquel do Piauí situa-se na localidade de Brejo Seco, município de Capitão Gervásio de Oliveira, a sudeste do estado do Piauí, distante cerca de 50 km do município de São João do Piauí e cerca de 530 km de Teresina, capital do estado.

São João do Piauí se localiza a oeste, é a principal cidade desta microrregião e, mais ao sul, distante cerca de 80 km, se situa a cidade de São Raimundo Nonato, onde se localiza o Parque Nacional da Serra da Capivara

O contrato VALE / ESTEIO, segundo terminologia definida pela VALE objetivou a realização de “Levantamento topográfico aéreo, a LASER, necessários para estudos de pré-viabilidade do Projeto Níquel do Piauí”.

A aerofotogrametria tem se mostrado como metodologia bastante apropriada (e eficaz) na captação de informações para subsidiar projetos em geral para a área de mineração, e com as informações obtidas através da fotogrametria neste contrato, a VALE terá condições de definir com rapidez e precisão o melhor posicionamento das estradas de acesso à mina, bem como o melhor traçado de linhas de transmissão. Além disso, poderá realizar estudos do relevo do terreno que poderão auxiliar numa visão macro de cortes e aterros considerando aí os resultados específicos de levantamentos LASER.

Como atividade inicial para este serviço, a ESTEIO realizou cobertura aerofotogramétrica colorida com o uso de sensor digital LEICA ADS40.

Como resultado, foram mapeados aproximadamente 900 km² de área, distribuídos nos municípios de São João do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira e Dom Inocêncio, no Estado do Piauí.

Com a finalidade de compatibilizar os produtos existentes a ESTEIO realizou uma confirmação das coordenadas dos marcos existentes com base na documentação entregue pela VALE.

Foram desenvolvidas atividades de implantação do apoio básico, apoio suplementar, monumentação, medição GPS e nivelamento geométrico.

Perfilamento a LASER

Para atender os requisitos de obtenção de dados altimétricos, para o projeto Níquel do Piauí, a ESTEIO utilizou a tecnologia de Perfilamento a LASER com uso do equipamento LEICA ALS50.

A exemplo do voo foto, os dados provenientes do voo LASER passaram por uma verificação preliminar, visando confirmar a qualidade das informações.

Após a fase de verificação preliminar da qualidade do voo, foi realizada a inspeção padrão citando como principais detalhes observando o que segue:

Com os dados processados do levantamento LASER, foi obtido um arquivo binário LAS com informações de todos os pulsos. Estes dados são convertidos em arquivos ASCII de extensão xyz.

Como fonte de informação, os arquivos ASCII com coordenadas ENHi, tivemos o retorno do sinal LASER, e foi possível a geração das imagens de composição.

A imagem de composição, fusão de uma imagem hipsométrica com uma imagem de intensidade, permite visualizar a altitude e ressaltar o detalhamento da região, neste caso em específico pudemos destacar com muita qualidade a vegetação e hidrografia da região.

A imagem de composição foi escolhida pela VALE como produto final para entrega, de forma que as imagens hipsométricas e de intensidade foram utilizadas somente para a geração das imagens de composição (ver modelo a esquerda).

Com base nos dados LASER foram entregues também curvas de nível com equidistância de 1 metro.

Os pontos do MDT já filtrados e depurados formaram a “nuvem” de pontos LASER referentes ao terreno. Estes pontos, tratados com algoritmos do tipo TIN (Triangle Irregular Network) estão inseridas no processo para formação de triângulos e consequente criação de curvas de nível.

Visando validar as atividades LASER, foram realizados em campo, pontos de controle altimétrico, além de levantamentos GPS para base do voo de perfilamento LASER.

A fim de comprovar a qualidade do MDT gerado, foram comparados 152 pontos distribuídos pela área. O serviço foi executado observando a qualidade, confiabilidade e dentro das tolerâncias topográficas conforme especificações contratuais.

Produtos Gerados

Os resultados do Perfilamento a LASER e da cobertura aerofotogramétrica proporcionaram a confecção dos seguintes produtos cartográficos: