A ESTEIO foi contratada pela VALE para realização de Serviços Técnicos Especializados em Agrimensura, Avaliações, Agrimensura Georreferenciada e Negociações de Áreas Rurais situadas na Área destinada à implantação do Projeto S-11D, envolvendo o Acesso Rodoviário e a Linha de Transmissão.

Esta Área de interesse se situa no município de Canaã dos Carajás, no estado do Pará, próximo à Serra de Carajás.

Serviços de Agrimensura

Os Serviços de Agrimensura constituiram a etapa de pré-medição, com o objetivo da obtenção de um cadastro preliminar das propriedades atingidas pelas futuras faixas de servidão. Conforme definido no Caderno de Especificação do contrato, foi realizado um levantamento topográfico com precisão entre 5,00 e 10,00 metros.

Levantamento GPS

Para efetuar a medição preliminar dos pontos que descrevem o imóvel, foi utilizado o receptor Pro-XRS de precisão sub-métrica.

O método de posicionamento adotado foi o estático rápido, com correção diferencial em tempo real via Omnistar.

Cadastro de Propriedades

Foi realizado o cadastramento das propriedades que seriam atingidas pelo traçado da Linha de Transmissão e da Estrada de Acesso.

Este cadastramento contemplou as etapas de Cadastro Físico, Cadastro Jurídico e Cadastro Fotográfico.

Memorial Descritivo

Após o cadastramento das propriedades, as informações coletadas em campo foram processadas e assim, gerados Memoriais Descritivos de cada propriedade, bem como da faixa de atingimento das faixas da Linha de Transmissão e da Estrada de Acesso.

Plantas

Na etapa de processamento foram geradas plantas individuais das propriedades.

Nestas plantas estavam representadas as benfeitorias e a cobertura vegetal existentes sobre as faixas de domínio da Linha de Transmissão ou da Estrada de Acesso.

Avaliação de Imóveis

Foi realizada a Avaliação dos Imóveis atingidos utilizando o método comparativo direto de dados de mercado. Este método identifica o valor do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis constituintes da amostra. O levantamento de dados foi realizado na área de interesse, levando em conta informações imobiliárias, construtivas e referentes às culturas existentes na região.

Negociação de Propriedades

A Negociação de Imóveis foi realizada para 52 propriedades atingidas pelas faixas de servidão da Linha de Transmissão e faixa de domínio da Estrada de Acesso. Esta etapa consistiu no contato das equipes de negociação com cada um dos proprietários, apresentando-lhes valor obtido no Laudo de Avaliação. A partir deste valor de referência os negociadores efetivavam o ajuste de valor dos imóvies de acordo com o posicionamento dos proprietários. O valor final deveria obedecer um limite percentual estabelecido pela VALE para fechamento da negociação.

Produtos Finais

Ao final das Negociações foi estruturado um Relatório Final de Negociação e todos os registros cadastrais das propriedades negociadas compuseram conjuntos individuais, que representavam o histórico completo de cada imóvel trabalhado.