A COPASA MG – Companhia de Saneamento de Minas Gerais – tem como missão proporcionar melhores condições de vida à população e infra-estrutura para o desenvolvimento econômico e social do Estado, através da oferta de serviços de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e industrial nas comunidades de Minas Gerais, compatibilizando suas finalidades sociais e empresariais.

Por meio de Planos Diretores de Esgoto (PDE) tem outro desafio pela frente no âmbito ambiental, ou seja, implantar coleta e tratamento de esgoto nos municípios da Grande BH (entre eles, o município de Pedro Leopoldo) que degradam o Rio das Velhas.

Estes PDE’s integram um conjunto de ações amplas de preservação ambiental onde está implícita a melhoria na saúde e na qualidade de vida das pessoas, especialmente daquelas de menor poder aquisitivo.

Como subsídio cartográfico e planejamento de ação para os projetos da COPASA, a ESTEIO executou trabalhos de Mapeamento por Ortofotocartas Digitais e Captação Fotogramétrica Digital na escala 1:2.000 em uma área de aproximadamente 13 km² para a COPASA cobrindo a área urbana de interesse no município de Pedro Leopoldo – MG.

A finalidade do mapeamento é de servir de base para o gerenciamento das redes de distribuição de água tratada e de coleta e tratamento de esgotos, assim como o planejamento da expansão dessas mesmas redes.

As ortofotocartas também foram usadas para planejamento de ações conjuntas com outros órgãos visando a melhoria das condições ambientais do município, preservação das matas ciliares nos fundos de vale, gerenciamento das bacias hidrográficas, despoluição de cursos d’água, planejamento da ocupação do solo e outros.

Os produtos entregues ao cliente se constituíram de ortofotocartas e restituição plani-altimétricas representando através de vetores sobrepostos à imagem elementos relevantes do terreno, tais como arruamento, tipo de pavimentação, hidrografia, edificações principais, números das casas, altimetria por pontos cotados e curvas de nível. Além disso, outros elementos de interesse podem ser detectados através da inspeção visual da imagem, tais como tipo e densidade da cobertura vegetal, tipo e volume de ocupação do solo, etc.

O mapeamento por ortofotocartas digitais se mostrou de grande utilidade para esse tipo de projeto e similares nos quais é necessário um produto que apresente simultaneamente características de mapa – escala homogênea e conhecida, representação gráfica de elementos físicos relevantes, topografia, toponímia e a visualização de uma imagem real do terreno.

As principais atividades e produtos deste serviço estão destacados abaixo: