Objetivo

Este trabalho teve por objetivo os Serviços Preparatórios para a Reabilitação do Oleoduto Pilar – Base de Maceió/AL e no GLPduto São Luis 8″ e 12″ em São Luis/MA, incluindo para tanto os Serviços de Levantamentos para localização dos dutos existentes, a avaliação do revestimento e reparos no sistema de proteção catódica, os Serviços de Levantamentos de dados para travessias críticas e os Serviços de Liberação de faixa.

Região de Trabalho

Os trabalhos se desenvolveram na faixa de dutos de liga o terminal de Pilar a Maceió, com extensão de aproximadamente 30km, assim como na faixa dos GLPDuto em São Luís com extensão aproximada de 6km.

Localização de Dutos

A Localização de Dutos enterrados foi realizada com a utilização do método Pipeline Current Mapper – PCM. Foi realizada em duas etapas, inicialmente no Oleoduto Pilar-Maceió e posteriormente nos GLPdutos de São Luís do Maranhão.

Geoposicionamento

Após a Localização dos Dutos foi realizada a etapa de Geoposicionamento, utilizando a técnica GPS com o método Stop-and-Go para obtenção das coordenadas planialtimétricas dos piquetes que demarcaram o posicionamento definido através do PCM.

Inspeção de Revestimento

Com o Levantamento PCM foi possível a geração de relatórios e gráficos. A análise destes gráficos permitiu a definição dos trechos a serem vistoriados com o A-Frame. Finalmente, foi realizada compilação dos relatórios com resultados do A-Frame e a determinação da criticidade das falhas no revestimento dos Dutos para posterior reparo.

Cadastro de Propriedades

Foi realizado o Cadastro de 33 imóveis situados na Comunidade Jaraguá e que estão localizadas sobre a faixa existente. Estes imóveis deverão ser desapropriados visando à manutenção da segurança operacional do OPMAC.

Estudos de Travessias

Foram realizados os Estudos de Travessias das Lagoas Manguaba, Mundaú e Comunidade Jaraguá, visando estabelecer as condições geológicas e hidrológicas de cada uma para a realização das travessias de dutos nestes locais.

Esta etapa consiste no levantamento de informações geológicas e geotécnicas das margens destas travessias, bem como a avaliação hidrológica do curso d’água considerando todos os parâmetros que possam influenciar na colocação de dutos enterrados sob a lâmina d’água. De posse destes ensaios e análises, foi elaborado um relatório conclusivo sobre tais condições e análises.

Resultados

Os resultados dos levantamentos realizados foram representados nas Plantas escala 1:1.000. A representação dos vetores do Geoposicionamento e do Cadastramento foi feita sobre originais de folhas produzidas no projeto PEGASO, tendo como fundo as Ortofotos coloridas escala 1:1.000