A ESTEIO foi contratada pela empresa ATOL Agrimensura e Topografia Ltda para executar os serviços de Perfilamento a LASER sobre a faixa de uma futura LT – Linha de Transmissão de 230 kV – denominada Seccionamento – SE Santa Mônica localizado no Município de Colombo – Paraná, a área é abrangida pelos paralelos 25° 25′ S e 25° 25′ S e pelos meridianos 49° 05′ W e 49° 10′ W.

A altura de voo para o Perfilamento a LASER foi de 1200 metros com uma respectiva largura de varredura LASER de 700 metros, e extensão de 10,0 km. Este levantamento foi planejado para permitir um espaçamento médio de 1,00 m entre os pontos LASER projetados no terreno.

Os avanços tecnológicos foram significativos nos sistemas remotos aerotransportados para a aplicação em linhas de transmissão, pois permitiram uma nova visão para a coleta de dados do anteprojeto da Linha de Transmissão.

Levantamento LASER

Os dados necessários para o anteprojeto foram obtidos com o sistema de perfilamento a LASER da Optech ALTM 2025 e complementados com levantamento de campo para obtenção das informações cadastrais.

A rapidez na aquisição dos dados permitiu a finalização do trabalho em poucos dias, com uma precisão no referenciamento geodésico na ordem de 10 a 20 cm, para a componente altimétrica.

As aplicações principais da tecnologia LASER para Linhas de Transmissão foram as seguintes:

Devido a condição de múltiplo retorno que o sistema LASER proporciona, é possível a identificação de pontos de aproximação ou contato de elementos danosos à estrutura da Linha. De maneira semelhante, a verificação de invasão da faixa de passagem ou servidão por construções clandestinas é outra aplicação pertinente ao processo.

MDT

O Modelo Digital de Terreno (MDT) originado do Perfilamento a LASER permitiu o levantamento preliminar de diretrizes para a futura implantação de linhas de transmissão.

Criação de Modelos Digitais de Terreno (MDT) em 3D para SIG.

As imagens geradas a partir dos pontos LASER têm a característica de representar a topografia e a cobertura vegetal de uma forma gráfica que facilita a interpretação visual.

Outro produto derivado deste levantamento foi o Mosaico Digital elaborado com base no vídeo digital formando uma composição fotográfica georreferenciada em baixa resolução da faixa trabalhada.

O resultado do Perfilamento a LASER proporcionou a confecção dos seguintes produtos cartográficos: