Perfilamento a LASER Mapeia a Área de Instalação de Nova Siderúrgica em Minas Gerais

O grupo VALLOUREC, através da VALLOUREC & MANNESMANN TUBES e o grupo japonês SUMITOMO, unidos em uma joint venture vai resultar na construção de uma nova siderúrgica no Estado de Minas Gerais.

A usina no município de Jeceaba se dedicará à produção de tubos petrolíferos OCTG (Oil Country Tubular Goods) sem costura, com diâmetros de 168,3mm até 406,4mm, e contará com a instalação de tratamento térmico e linhas de rosqueamento.

A escolha da instalação desse projeto no Brasil se deve ao fato da boa localização geográfica do país, que facilita a exportação para mercados como América do Norte, África e Oriente Médio.

A nova usina siderúrgica, que tem previsão para ser inaugurada em três anos, está a 50 quilômetros da Mina Pau Branco, jazida de minério da Vallourec, e próxima à Ferrovia do Aço – estrada que leva minério da região Central de Minas para o litoral do Rio de Janeiro.

(Fonte: www.vmtubes.com.br)

Serviços de Aerolevantamento por Perfilamento a LASER

Com o objetivo de mapear a área destinada a instalação de sua nova unidade fabril, a V&M do Brasil encontrou no perfilamento a laser uma alternativa rápida e eficiente de levantamento de dados altimétricos, com a precisão adequada as necessidades e demandas para os estudos e projetos de implantação da nova siderúrgica.

Os serviços realizados consistiram de uma cobertura aérea com sensor laser aerotransportado ALS-50 da Leica, numa área de 10,55 km², de forma a se obter 1 ponto/m² e realizado a uma altura de 2.300 metros.

O plano de voo laser foi composto por 8 faixas, com recobrimento lateral de aproximadamente 30%. As figuras mostram o limite original, bem como a trajetória realizada pela aeronave durante a captação dos dados do laser.

O levantamento realizado originou o modelo digital do terreno e o modelo digital de elevação, bem como mapas hipsométricos na escala 1:2.000, complementado pela intensidade de retorno do laser e curvas de nível com equidistância de 1m.

Estes produtos são realizados a partir de uma classificação dos dados brutos do laser, gerando o MDT, que é uma seleção dos pontos que tocam o terreno dos pontos, e o MDS são os pontos que tocam os elementos da superfície como árvores e outros obstáculos.

Produtos

O produto final ainda é complementado pelas curvas de nível, geradas automaticamente a partir do MDT classificado do laser, Essas curvas de nível recebem um controle de qualidade fotogramétrico antes de serem apresentadas no produto final.

Outras informações técnicas são lançadas sobre o mapeamento realizado, como legenda, dados variáveis como declinação magnética, além de informações referente ao projeto de implantação da fábrica.