Uma das atividades que mais consomem tempo na Fotogrametria é a obtenção de Modelos Digitais de Elevação ou do Terreno (MDE ou MDT). Este sub-produto cartográfico normalmente é utilizado para a retificação diferencial de ortofotos ou para obtenção automática de curvas de nível.

Podemos obter um MDE por Captação Fotogramétrica, ou seja, restituindo curvas de nível; executando um perfilamento por método fotogramétrico; ou por meio de levantamento GPS em campo. Todos são métodos válidos mais trabalhosos, pois envolvem equipes de campo ou fotogrametristas especializados.

O Perfilamento a Laser é uma tecnologia que está revolucionando esta metodologia, permitindo a obtenção do MDE de maneira mais direta, evitando processos fotogramétricos ou levantamentos com outras técnicas como GPS.

A sua aplicação inicialmente prevista para MDE, hoje está bem diversificada uma vez que novos usos dos resultados do Perfilamento a Laser foram encontrados para as áreas de Telecomunicações, Engenharia Florestal e outros.