Google+

Você está em: Principal > Glossário > C

Glossário - C

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

CAD
Abreviatura para "Computer Aided Drafting", desenho assistido ou auxiliado por computador. Abrange todos os programas com funções capazes de criar e/ou modificar desenhos.

Cadastro de Logradouros
Em Cartografia, significa o levantamento de todos os nomes e extensão de vias públicas, bem como, o número das edificações de uma cidade.

Cadastro de Redes
Levantamento das linhas de distribuição de energia, água e esgoto, telefonia, de captação do lixo urbano, de transporte urbano etc., com a localização de pontos notáveis tais como caixas de distribuição, caixas de inspeção postes etc.

Cadastro, Cadastro Técnico Rual ou Urbano, Cadastro Técnico Multifinalitário
Inventário ou levantamento (lista) de todos os bens e posses de uma região, município, estado ou país e destinado a delimitação rigorosa do parcelamento da propriedade territorial. De acordo com a região onde é aplicada a atividade de Cadastro, é classificado em Urbano ou Rural. Caso haja múltiplas finalidades ou informações obtidas durante o levantamento cadastral, é classificado como Multifinalitário. Quando são obtidas dimensões de objetos ou outras informações técnicas dos elementos cadastrados, é classificado como Técnico.

Câmara Aérea
Câmara destinada à produção de imagens para fins cartográficos que utiliza sistema de lentes calibrado e filtros especiais para captação da imagem em meio analógico (filmes aéreos).

Câmara Digital
Câmara para produção de imagens digitais baseada em dispositivos de captação chamados CCD (ou CMOS), ou seja, não sào utilizados filmes aéreos e o resultado da captação é um arquivo digital.

Captação Fotogramétrica
Ou Restituição Digital, é a elaboração de cartas ou mapas, com registro de feições cartográficas em meio digital, a partir de fotografias aéreas e de dados de controle geodésico.

Carta Geográfica
Carta topográfica de escala pequena, em regra inferior a 1/500 000, que representa os traços mais gerais de vastas regiões do globo terrestre.

Carta Hipsométrica
Carta temática que representa as classes de altitude através de cores hipsométricas.

Carta Náutica
Carta temática destinada a apoiar a navegação marítima e que apresenta, sobre um fundo de informação topográfica e hidrográfica mais ou menos simplificado, informação específica relevante para a condução da navegação perigos e ajudas à navegação, corredores de tráfego marítimo, informação oceanográfica e meteorológica.

Carta Política
Carta temática que representa informação de aspectos com relevância política dos países, especialmente as divisões territoriais e administrativas e os centros populacionais mais importantes.

Carta Temática
Carta cujo objetivo é representar informação, ou apoiar atividades, de caráter especializado. Tipicamente, as cartas temáticas apresentam, sobre um fundo de informação geral mais ou menos simplificado, muitas vezes extraído de cartas topográficas, hidrográficas e administrativas, fenômenos localizáveis de qualquer natureza, sob forma qualitativa ou quantitativa. São cartas temáticas as cartas políticas, meteorológicas, demográficas, geológicas, etc...

Carta Topográfica
Carta de base que representa, tão fiel e pormenorizadamente quanto a escala o permita, a topografia da superfície terrestre. O termo geralmente aplica-se às cartas de maior escala, em regra igual ou superior a 1:50 000.

Carta-Imagem
Carta obtida por meio de referenciamento e correção geométrica de uma imagem aéra ou de satélite.

Cartas de Declividade
Cartas que representam as declividades (gradientes) do terreno, expressa geralmente em porcentagem ou no valor da tangente do ângulo de inclinação.

Cartas-Índice
Cartas esquemáticas que mostram os limites e nomenclaturas das cartas elaboradas e impressas por uma determinada instituição até uma certa data.

Cartografia
Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado no resultado de observações diretas ou de análise de documentação, visando a elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão, bem como sua utilização.

Cartografia Numérica
Processo de confecção de mapas ou cartas com uso de computadores e/ou dispositivos computadorizados.

Cartógrafo
Pessoa que elabora mapas ou cartas geográficas.

Chave de Acesso
Campo de um Banco de Dados usado para relacionar elementos da Base de Dados Gráfica às informações alfanuméricas deste elemento em um Sistema de Informação Geográfica.

Círculo Máximo
Designa a circunferência de uma superfície esférica, cujo plano contém o seu centro. O arco de círculo máximo, ou ortodrómia, é o caminho mais curto entre dois pontos numa superfície esférica

Círculo Polar Antártico
Círculo ou linha imaginária que assinala, ao redor do pólo sul, o alcance máximo dos raios solares no dia 21 de junho, ou seja, quando começa o verão no hemisfério norte.

Círculo Polar Ártico
Círculo imaginário que assinala, ao redor do pólo norte, o alcance máximo dos raios solares no dia 22 de dezembro, ou seja, quando começa o verão no hemisfério sul.

Cobertura Aerofotogramétrica
Conjunto de fotografias de determinada região que obtidas por meio de uma câmara fotogramétrica de precisão a bordo de uma aeronave.

Coeficiente de Deformação Linear
Ou Fator de Escala, Proporção entre uma determinada grandeza ou medida de uma projeção cartográfica e sua homóloga na esfera modelo.

Convenções Cartográficas
Ou Legenda, parte de uma carta ou mapa, que contém o significado de todos os símbolos, cores e traços utilizados na representação do desenho técnico cartográfico.

Convergência
Encontro dos eixos óticos da visão em um ponto comum antes do infinito.

Convergência Meridiana
Ângulo entre os meridianos da rede geográfica e os meridianos de uma quadrícula cartográfica.

Conversão de Dados
Aborda aspectos relativos à conversão de mapas em papel, ou outro meio gráfico similar, e à transferência ou migração de dados de mapas de um ambiente computacional para outro.

Coordenadas
Valores lineares e/ou angulares que indicam a posição ocupada por um ponto num sistema de referência qualquer.

Coordenadas Cartesianas
Sistema de referência posicional no qual a localização é medida em dois ou três eixos ortogonais (perpendiculares). As coordenadas cartesianas diferem das coordenadas latitude e longitude por estas últimas compreenderem um sistema de referência esférico.

Coordenadas Geodésicas
Os valores de longitude e latitude que definem a posição de um ponto na superfície da terra, em relação ao elipsóide de referência.

Coordenadas Geográficas
Termo global usado geralmente para indicar, tanto as coordenadas geodésicas quanto as coordenadas astronômicas, o mesmo que coordenadas terrestres.

Copiões
Cópias dos arquivos digitais, feitas em papel sulfite usando um ploter, com a finalidade de conferir as informações trabalhadas.

Croquis
Mapa temático, essencialmente concebido com fins explicativos, que representa, de forma muito generalizada, fenômenos geográficos no seu conjunto, realçando as suas relações espaciais.

Curvas de Nível
Linhas curvas representadas numa carta ou mapa, que unem pontos de mesma elevação e que se destinam a retratar a forma do terreno.


 

Página mantida pelo Departamento de Tecnologia da Informação
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px