Você está em: Principal > Serviços > Executados > Cartografia para Dutos > PETROBRAS - GASDUC III

Mapeamento e Levantamento Cadastral do Gasoduto Cabiúnas - REDUC

Clique para Ampliar

Localização dos Trechos Trabalhados

Imagem com GSD de 15cm

Imagem com GSD de 15cm

Clique para Ampliar

Modelo 3D Oriundo do LASER

Clique para Ampliar

Projeto Básico 1:10.000 (1,5 km de Largura)

Clique para Ampliar

Ficha Cadastral

O GASDUC III irá interligar a Estação do Terminal de Cabiúnas, no Município de Macaé-RJ com a Estação de Compressão ECOMP REDUC II, situada no Município de Duque de Caxias, no estado do Rio de Janeiro, para transporte de gás natural. Será composto por duto de 28” para o transporte de gás até a refinaria

Os levantamentos aerofotogramétricos tem se apresentado como metodologia eficaz na geração de bases cartográficas visando à elaboração de projetos referentes à implantação de faixas de dutos. A partir dos produtos gerados com a fotogrametria foi possível definir o melhor posicionamento do novo duto a ser implantado, bem como realizar as tarefas de levantamento cadastral das propriedades atingidas pelo novo empreendimento.

Foram previstas duas Coberturas Aerofotogramétricas, sendo uma na escala 1:20.000 e outra na escala 1:6.000.

Cobertura Fotogramétrica

As Coberturas Aerofotogramétricas originalmente previstas para serem realizadas nas escalas 1:20.000 e 1:6.000, em função da adoção da metodologia de tomada digital de imagens, foram programadas para serem obtidas adotando o tamanho do “pixel&rdquo no terreno (Ground Sample Distance - GSD) de 40cm e 15cm, respectivamente. Esta definição foi adotada visando resultados dos produtos finais previstos para as escalas de 1:10.000 (Projeto Básico) e 1:1.000 (Plantas de Faixa e Cadastrais).

LASER

Os dados altimétricos foram obtidos por sensor LASER aerotransportado, ao longo dos 180 km de extensão da Faixa do GASDUC III, com uma abrangência de 1.200m de largura.

Com a informação dos arquivos processados (coordenadas E,N,h) dos pontos levantados, os pontos do MDT já filtrados e depurados formarão a "nuvem" de pontos LASER. Estes pontos foram tratados com algoritmos do tipo TIN (Triangle Irregular Network) para formação de triângulos e consequente criação de curvas de nível que compõem a altimetria dos produtos na escala 1:1.000;

Apoio Fotogramétrico

O Apoio Fotogramétrico foi realizado com o objetivo de se obter as coordenadas dos pontos de apoio HV(s) necessários para a etapa de aerotriangulação. Esta etapa utilizou as bases de da Rede Fiducial da Transpetro disponíveis na área de trabalho. A partir destas bases, utilizando a tecnologia GPS, os pontos fotogramétricos foram rastreados e tiveram suas coordenadas determinadas através de processamento e ajustamento da rede de apoio. Estes pontos foram também nivelados a partir da rede altimétrica de precisão do IBGE.

Com base nos resultados do voo em escala 1:20.000 foram geradas plantas em escala 1:25.000 (12km de largura) e projeto básico 1:10.000 (1,5 km de largura).

Sobre as plantas de projeto básico 1:10.000, foram inseridos dados vetoriais obtidos através de restituição aerofotogramétrica (Malha Viária e Hidrografia), oriundos também da cartografia sistemática do IBGE;

Cadastramento

O GASDUC III , atravessa 8 municípios no Estado do Rio de Janeiro, sendo eles, Macaé, Rio das Ostras, Casimirio de Abreu, Silva Jardim, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Magé e Duque de Caxias. Visando estabelecer a faixa de servidão que será indenizada pela PETROBRAS, é realizado o levantamento cadastral de áreas não públicas e de áreas para convênios. Nesta etapa são estimadas cerca de 2.300 unidades de áreas não públicas e 270 unidades de áreas para convênios (prefeituras, concessionárias).

Para o desenvolvimento das atividades cadastrais em campo foram instalados três escritórios, sendo: um no Município de Casimiro de Abreu, um em Macaé e outro no município de Magé.

Os dados cadastrais obtidos em campo são enviados para processamento na sede da ESTEIO em Curitiba, onde são sendo incorporados ao CADPROP, programa de cadastramento de propriedades utilizado pela PETROBRAS. São apresentados em Fichas Cadastrais individuais e Memoriais Descritivos da propriedade, que servirão para avaliação, negociação e regularização da servidão sobre a propriedade.

O contrato de serviços para estudos fotogramétricos para implantação do GASDUC III encontra-se em andamento e algumas atividades não estão concluídas. Este resumo será atualizado periodicamente visando mantê-lo em consonância com o avanço das etapas do contrato.

 

Página mantida por Márcio Miguel Tavares
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px