Google+

Você está em: Principal > Serviços > Executados > Cartografia para Dutos > PETROBRAS - LUBNOR

Ortofotos da Unidade da PETROBRAS em Fortaleza

Clique para Ampliar

Mapa de Localização

Clique para Ampliar

Plano de Voo para Cobertura Aérea 1:3.000

Clique para Ampliar

Ortofoto Escala 1:500

Clique para Ampliar

Articulação das Folhas 1:500

Clique para Ampliar

Orotofotocarta Planialtimétrica Escala 1:500

A unidade da LUBNOR (Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste) é uma refinaria da PETROBRAS situada na cidade de Fortaleza, Ceará. Esta refinaria tem como principais objetivos a comercialização e entrega de produtos às Distribuidoras (Diesel, Gasolina, GLP, QAV, Óleo Combustível, Bunker e Querosene Iluminante). O trabalho teve como objetivo principal a geração de ortofotocartas planialtimétricas da unidade, na escala 1:500, onde foram representadas as instalações, equipamentos e elementos componentes da refinaria.

O trabalho foi realizado no período de 02/05/2007 a 30/07/2007. Os serviços envolveram as atividades de cobertura aerofotogramétrica, levantamento de campo, aerotriangulação, ortofoto, restituição e edição final das plantas em escala 1:500.

Cobertura Aerofotogramétrica

A Cobertura aerofotogramétrica foi realizada na escala 1:3.000 com o uso da câmera aérea CARL ZEISS - TOP com distância focal 153mm, instalada na aeronave Sêneca PT-RQA. As fotografias coloridas foram tomadas em 3 faixas de voo de forma a recobrir a área toda da unidade da LUBNOR mais a extensão da monobóia no píer que estende por cerca de 700m dentro do mar.

O voo foi realizado com o auxílio da técnica GPS, caracterizando um voo apoiado com objetivo de determinar no momento da captação fotográfica as coordenadas dos centros perspectivos das fotografias. Para obtenção destas coordenadas, foram utilizados dois receptores GPS, um instalado em solo sobre um ponto de coordenadas conhecidas. Quanto ao receptor GPS, este foi colocado a bordo da aeronave interligado à câmara aérea. Este processo permitiu maior rigidez ao processo de aerotriangulação, otimizando os serviços de apoio terrestre e em outros processos de geração de produtos fotográficos digitais.

Apoio Terrestre

O Apoio terrestre consistiu basicamente no transporte de coordenadas, com o uso de receptores de satélites GPS, de um ponto existente em Mossoró-RN (M-001), que faz parte da Rede Fiducial da Transpetro, para um marco existente dentro da LUBNOR, com amarração em vértices da rede geodésica do IBGE próximos a Fortaleza. A partir deste marco foi feito o levantamento de coordenadas de pontos fotogramétricos de Apoio suplementar para Aerotriangulação da área da LUBNOR.

Ortofotos

O processo de ortorretificação foi realizado a partir do modelo tridimensional do terreno. Cada pixel da imagem da ortofoto foi associado às suas respectivas coordenadas de terreno (sistema de referência). A geração de ortofotos foi realizada em estações digitais fotogramétricas, compreendendo a aquisição do MDT e a aerotriangulação. O processo envolveu a preparação dos modelos estereofotogramétricos e geração de ortofotos ocorreu a partir de programas de processamento digital de imagem, por retificação diferencial geométrica e interpolação radiométrica das imagens fotográficas escolhidas, tendo por suporte, os modelos digitais do terreno.

Restituição

A partir da aerotriangulação foi realizada a restituição planimétrica da área da LUBNOR, envolvendo os elementos e instalações, com área de aproximadamente 400.000m². A Restituição foi realizada em estações fotogramétricas digitais e obedeceu à tabela de layers com distinção de cores, tipos de traços e simbologia definidos junto ao contratante. A Restituição Altimétrica das curvas de nível de metro em metro abrangeu o limite total das 6 folhas que compuseram o serviço.

Produtos Finais

Os Produtos Finais foram estruturados a partir das Ortofotos e da Restituição Planialtimétrica, apresentados num só produto na escala 1:500. Este produto apresenta também a legenda de traços, cores e elementos existentes nas plantas, bem como os dados básicos do contrato de aerolevantamento e foram entregues em arquivos digitais do AutoDesk AutoCad.

 

Página mantida por Antônio Jorge Furquim
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px