Você está em: Principal > Serviços > Executados > GPS e Batimetria > PETROBRAS - Batimetria de Travessias

Batimetria de Travessias

Estudos Preliminares sobre Fotos Aéreas Atuais

Estudos Preliminares sobre Fotos Aéreas Atuais

Imagem Pictórica de Profundidade

Imagem Pictórica de Profundidade

Desenhos Obtidos no Levantamento Batimétrico

Desenhos Obtidos no Levantamento Batimétrico

A ESTEIO vem atuando intensamente no mercado de Dutos em atividades que visam Monitoramento (Gerenciamento) ou Implantação deste tipo de empreendimento.

Na Implantação, uma das atividades que merece atenção especial, diz respeito aos estudos de travessias pluviais existentes ao longo dos trechos de interesse. Estes estudos tem por objetivo, detalhar os rios que possam apresentar riscos de instabilidade para os dutos e as condições mais favoráveis para a sua travessia.

São realizados em duas etapas distintas: estudos preliminares, onde conhecem-se todos os rios ao longo do trecho em estudo; e os estudos detalhados, onde define-se o local da travessia.

Os estudos preliminares são divididos em três sub-atividades: estudos hidrológicos, verificação de campo e cadastramento preliminar das travessias e análise dos dados.

Já os estudos detalhados, compreendem atividades desde os estudos geológicos - geomorfológicos - geotécnicos até os estudos sobre intervenções antrópicas, destacam-se aqui os levantamentos batimétricos.

A ESTEIO possui tecnologia avançada na realização dos levantamentos batimétricos, os quais consistem na determinação da variação da profundidade do leito do rio em determinadas seções.

O sistema é composto de rastreadores de satélite NAVSTAR GPS, dupla frequência (L1 e L2), rádios para correções de coordenadas em tempo real, ecobatímetro digital e analógico de registro contínuo, com transdutor instalado em um dos bordos da embarcação.

A atividade consiste basicamente na obtenção das coordenadas de um ponto fornecidas pelo GPS, em tempo real, e a profundidade deste ponto fornecida pelo ecobatímetro.

Este sistema é gerenciado por programas específicos que permitem posterior análise dos dados e geração de Perfis Longitudinais, Mapas Temáticos, Visualizações em 3D, entre outros.

Ao final dos estudos de travessias são elaborados desenhos e relatórios com recomendações sobre o método construtivo a ser adotado, locação para implantação da travessia e sugestões para monitoramento.

Com esta tecnologia, a ESTEIO teve participação em vários empreendimentos por todo o Brasil e países vizinhos, destacando serviços realizados na região Amazônica, no Poliduto Urucu-Coari e Gasoduto Urucu-Porto Velho; ao longo do Gasoduto Bolívia Brasil, tanto no Brasil como na Bolívia; e no Gasoduto Uruguaiana-Porto Alegre.

 

Página mantida por José Alexandre Ferreira da Silva
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px