Google+

Você está em: Principal > Serviços > Executados > GPS e Batimetria > GE - Rastreio GPS

Rastreio GPS em Elementos de Dutos para GE Power Systems

PIG Inercial

PIG Inercial

Scraper de Recebimento OSSP 14A São Caetano do Sul

Scraper de Recebimento OSSP 14A São Caetano do Sul

Clique para Ampliar

Ilustração do Canhão Lançador e Recebedor nos Dutos da Transpetro

Ilustração do Magneto Instalado Sobre o Duto (Soft Point)

Ilustração do Magneto Instalado Sobre o Duto (Soft Point)

Clique para Ampliar

Croqui de um Canhão Identificando os Pontos GPS e Amarrações

Clique para Ampliar

Croqui Informando a Cota na Geratriz do Duto

Objetivo

A PII Pipeline Solutions é um setor da GE (General Eletric do Brasil Ltda - GE Power Systems - Oil & Gás) que responsabiliza-se pelo controle e levantamento de defeitos nos dutos, através da utilização de equipamentos (conhecidos como PIG) dotado de uma unidade de mapeamento inercial (IMU) o qual permite definir um posicionamento tridimensional ao longo do duto.

Para otimizar a precisão do IMU é necessário que sejam determinadas coordenadas do centro do duto em intervalos de aproximadamente 2 Km, coordenadas estas que devem ser determinadas com elevado controle de qualidade.

Características do Levantamento Inercial

Os pontos levantados devem ter uma precisão de +- 0,1m horizontal e vertical. Para alcançar esta precisão a ESTEIO utiliza equipamentos do Sistema de Posicionamento Global - GPS.

Os dados inerciais (determinados pela alta precisão do giroscópio e do acelerômetro do IMU) são corrigidos a partir das coordenadas GPS. Além dos pontos determinados a cada 2 Km é necessário medir os pontos aonde o PIG é lançado (inicio) e aonde o PIG é recuperado (final), coordenadas estas que vão ajudar na orientação do PIG.

O planejamento é feito de forma que se possa medir todas as áreas de válvulas (hard points) e os demais pontos medidos diretamente sobre o duto através da instalação de magnetos (soft points), os quais serão identificados pela materialização de um marco de concreto ou por um piquete de madeira.

Em alguns trechos a GE optou pelo uso de um equipamento chamado "maglogger" o qual diferentemente do magneto é instalado na superfície do terreno. Este dispositivo possui um sensor e um relógio que registra o tempo exato da passagem do PIG, permitindo mapear todas as posições do duto.

Características do Levantamento GPS e Instalação dos Magnetos

Os equipamentos GPS utilizados possuem precisão de 10mm +/- 2ppm horizontal e 20mm +/- 3 ppm vertical, utilizando-se apenas equipamentos de dupla frequência para todas as etapas do levantamento.

A amarração das coordenadas é feita sobre os marcos fiduciais da PETROBRAS, com pontos de controle de saída e chegada, e a partir destes são determinados outros intermediários como apoio para a definição dos pontos de interesse.

Precauções tomadas durante os levantamentos:

  • tempo de medição de 40 minutos por ponto
  • mascaras de elevação superiores a 15 graus
  • medições somente nos horários de PDOP inferior a 5
  • medição da altura de antena GPS no inicio e final do levantamento
  • vetores inferiores a 20 Km

A instalação dos magnetos é realizada com o apoio do equipamento PCM, um modelo de "pipe locator", o qual tem a função de auxiliar na localização exata da tubulação e sua profundidade durante todo o processo de escavação até a colocação do magneto sobre o duto. O procedimento exige cuidados dos operadores para que não seja danificado o revestimento do duto.

Croquis do Levantamento

Nos canhões de lançamento e recebimento são feitas amarrações a partir dos pontos medidos com GPS permitindo desta forma identificar a correta posição do ponto eliminando qualquer possibilidade de erro.

As cotas obtidas são calculadas até a geratriz do duto. Neste cálculo considera-se a cota obtida no nível do terreno, a profundidade até o magneto, a espessura do magneto e o diâmetro do duto.

Localização dos Serviços

A ESTEIO executou traballhos nos dutos:

  • Rio Grande do Sul: Oscan 22" , Orsul 14", Oscan I e Oscan II
  • São Paulo: Ossp 14A", Nafta 22", Opasa 16" , Osvat 22", Osvat 38", Osvat 42", Osvat 30", Osplan 24", R-7, R-8, A-8, Osvat 34", Osplan 18", Gaspal 22", Osvat 22" e Osplan 24"
  • Rio de Janeiro: Gasduc 20", Reduc 42", AP-ASA 1, AP-ASA 2, AP-ASA 3, Gasduc 1, Osvat 42", Orbel II, Gascab I, Osrio 16", Osvat 24" e Gasbel 16"
  • Bahia: 34" PE em Madre de Deus, Santiago - Camaçari 14" e 18"
  • Paraná e Santa Catarina: Ospar 30"

Totalizando 1188 pontos sobre magnetos, 167 pontos em áreas de válvulas e 149 pontos em scrapers de lançamento e recebimento

Produtos

O levantamento GPS vai fornecer uma listagem de coordenadas:

  • Coordenadas x, y, z no sistema WGS 84 e SAD 69, da rede ajustada aos pontos fiduciais da PETROBRAS e dos pontos medidos
  • Croquis dos pontos levantados (canhão de lançamento e recebimento, áreas de válvulas e magnetos) contendo fotos dos pontos medidos e descrição de acesso aos pontos
  • Croqui gerado em Autocad permitindo a visualização de todos os pontos medidos
  • Planilha com as coordenadas x, y e z além da cota calculada até a geratriz do duto

 

Página mantida por Wanderley Kampa Ribas
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px