Google+

Você está em: Principal > Serviços > Executados > GPS e Batimetria > BATIMETRIA - Lagoa da Conceição

Levantamento Batimétrico de Lagoa da Conceição em Florianópolis-SC

Desenho Obtido no Levantamento Batimétrico

Trajetória Percorrida pela Lancha

Para a execução deste Levantamento Batimétrico, a ESTEIO utilizou o ecobatímetro da marca ODOM, modelo SDH-13A, que utiliza ondas ultra-sônicas para a determinação da profundidade. De acordo com as especificações técnicas do equipamento, podem ser obtidas medidas de profundidade compreendidas no intervalo de 0,5 a 120 metros.

Os dados coletados são registrados graficamente e de forma digital pelo DIGITRACE. Este equipamento possibilita a entrada de dados relativos à velocidade de propagação do som na água e da profundidade do TRANSDUTOR (sonda que emite e recebe o som, pelo qual a profundidade é determinada).

Diariamente, antes de iniciar as atividades de coleta de dados, era realizada a calibração do ecobatímetro, mediante a introdução na água de uma corda graduada com um peso amarrado à sua extremidade. Este procedimento permitiu que as leituras do ecobatímetro fossem comparadas com as leituras da corda, e as correções fossem feitas no valor da velocidade de propagação do som na água. Neste caso, devido às características da água, foi utilizada a velocidade de 1.500m/s. Vale observar que a velocidade da embarcação quando da coleta dos dados foi sempre inferior a 3 nós.

Para o posiciosamento planimétrico (bidimensional) da embarcação foram utilizados receptores GPS da marca TRIMBLE, recebendo correções diferenciais (DGPS). A antena GPS foi instalada centrada em relação a sonda, minimizando assim o erro de posicionamento da embarcação devido ao ângulo de inclinação da mesma.

A execução dos serviço foi realizada conforme o planejamento acima, em que o posicionamento das seções foram obtidos por meio do programa HYPACK, desenvolvido pela Coastal Oceanographics, Inc.. Uma vez definidas as seções, realizou-se o levantamento propriamente dito, que consiste em coletar e unir os dados provenientes do GPS (formato NMEA, com mensagens GGA e VTG) e do ecobatímetro (profundidade), utilizando como interface um microcomputador a bordo. Estes dados foram coletados em coordenadas WGS-84 em tempo instantâneo com o registro das profundidades realizadas pelo ecobatímetro a cada 20 a 30 centímetros percorridos na seção. Para a realização do levantamento foi necessário que a embarcação percorresse cada uma das seções planejadas.

 

Página mantida por Márcio Miguel Tavares
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px