Google+

Você está em: Principal > Serviços > Executados > Levantamentos Planialtimétricos > VOTORANTIM - SBM Usina Resende

Levantamento Planialtimétrico por Aerofotogrametria e Perfilamento LASER para Votorantim Metais

Clique para Ampliar

Plano de Voo Foto

Clique para Ampliar

Plano de Voo LASER

MDT / MDS

MDT / MDS

Curvas

Curvas

Ortofotos

Ortofotos

A Votorantim Metais inaugurou em 11 de setembro de 2007, a pedra fundamental de sua segunda siderúrgica no Brasil, a ser instalada no município de Resende (RJ). A solenidade de lançamento do projeto denominado +Aço aconteceu na região de médio Paraíba, onde a nova siderúrgica estará localizada.

Com capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de aços longos por ano e investimento total de R$ 1 bilhão, o empreendimento terá 60% de sua produção voltada para o mercado interno. A nova unidade será construída em duas etapas, em uma área de 4,43 milhões de m².

Durante a construção da nova unidade serão gerados cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos. Para a operação da primeira fase serão necessários aproximadamente 700 trabalhadores. A empresa pretende contratar o maior número possível de pessoas da região e capacitar esses profissionais, em parceria com o SENAI e outras instituições locais. A siderúrgica possibilitará ainda a geração de aproximadamente 3.250 postos de trabalho indireto na cadeia produtiva envolvida diretamente com o empreendimento.

A construção da siderúrgica em Resende é parte da estratégia de crescimento do Negócio Aço da Votorantim Metais, que já conta com uma unidade em Barra Mansa.

A nova unidade também se destaca pela adoção de um modelo internacional de sustentabilidade ao buscar a máxima eficiência nos âmbitos econômico, social e ambiental. A fábrica de Resende terá como principal fonte de matéria-prima o aço reciclado, o que contribuirá para a preservação dos recursos naturais.

Fonte: www.vmetais.com.br

A ESTEIO foi contratada para realizar o mapeamento que servirá como base para a implantação da Usina Resende. Foi elaborado um levantamento planialtimétrico de precisão, utilizando LASER aerotransportado e câmera aérea fotogramétrica digital.

Etapas de Voo

Para a realização do projeto foram executados dois voos:

Voo Fotogramétrico

Possibilitou a produção das aerofotos, fotoíndices e ortofotocartas. O voo foto foi composto por 3 faixas, com recobrimento lateral de aproximadamente 30% e altura de voo de 1800 metros em média.

Perfilamento a LASER Aerotransportado

É a base para o processamento LASER, para a geração das curvas de nível, MDT (Modelo Digital do Terreno) e MDS (Modelo digital de Superfície). O voo LASER foi composto de 5 faixas, com recobrimento lateral de aproximadamente 20% e uma altura média de voo de 2000 metros.

Principais Produtos Gerados

Modelo Digital de Superfície (MDS) e Modelo Digital do Terreno (MDT)

Arquivo ASCII com coordenadas ENH e valor de intensidade de todos os pontos levantados (MDS); Arquivo ASCII com coordenadas dos pontos sobre o terreno (MDT). Para a geração do Modelo Digital do Terreno foi necessário realizar a classificação dos pontos. Esta classificação é feita através de um aplicativo do programa Microstation, denominado Terra Scan, que possui algoritmos específicos para vários tipos de classificação.

Curvas de Nível

Os pontos do MDT já filtrados e depurados formarão a "nuvem" de pontos LASER. Estes pontos serão tratados para formação de triângulos e consequente criação de curvas de nível.

Ortofotocartas Digitais

O processo de ortorretificação ou retificação diferencial, foi realizado com o MDT. Cada pixel da imagem da ortofoto será associado às suas respectivas coordenadas de terreno (sistema de referência). O processo iniciou com a preparação dos modelos estereofotogramétricos e finalizou com o tratamento e edição das imagens.

Visando facilitar a implantação do projeto da Usina, por processos topográficos convencionais, foram realizadas as transformações das coordenadas de todos os arquivos entregues à SBM do sistema Universal Transverso de Mercator para o sistema Plano Topográfico Local.

 

Página mantida por Márcio Miguel Tavares
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px