Você está em: Principal > Serviços > Executados > Perfilamento a LASER > FERROUS - Perfilamento a LASER

Mapeamento LiDAR em Oito Áreas de Minas Gerais para Ferrous Resources

Clique para Ampliar

Localização da Área de Trabalho

Clique para Ampliar

Sensor Digital LEICA ADS 40 Dentro da Aeronave

Clique para Ampliar

Sensor Laser Aerotransportado ALS 50 Dentro da Aeronave

Clique para Ampliar

Planta em Escala de 1:5.000

Clique para Ampliar

Arquivo de Pontos da Área Denominada Serrinha

Com sede em Belo Horizonte, e sendo uma empresa relacionada com capital fechado de fundos institucionais de investidores estrangeiros, além de empresas de capital nacional, a FERROUS segundo registros noticiados, inicialmente tem a pretensão de ser uma fornecedora do mercado interno, aumentando gradualmente a produção para exportação, e a partir disso, segundo veículos de comunicação, figurar entre as maiores do mundo em seu setor.

Objeto do Serviço

A ESTEIO foi contratada pela Ferrous para execução de serviços de perfilamento LASER aerotransportado e levantamento aerofotogramétrico, em oito áreas totalizando 248,17 km², localizadas no Estado de Minas Gerais, conforme detalhado abaixo.


Identificação (Nome)

Área (km)

Localização (Municípios Atingidos)

Sertanense

3,57

Municípios de Itatiaçu e Mateus Leme / MG

Esperança

32,77

Municípios de São Joaquim de Bicas , Mario Campos e Brumadinho /MG

Esperança Norte

12,75

Municípios de São Joaquim de Bicas e Mário Campos /MG

Serrinha

61,48

Municípios de Brumadinho, Nova Lima e Itabirito /MG

TCLD - Pátio

48,60

Municípios de Brumadinho /MG

Viga

36,80

Municípios de Congonhas e Belo Vale /MG

Viga Norte

27,00

Municípios de Itabirito /MG

Viga Sul

25,20

Municípios de Congonhas e Jeceaba /MG


Localização das Áreas de Trabalho

As áreas estão localizadas no quadrilátero ferrífero de Minas Gerais que é considerada a maior província mineral do planeta.

A mina de Serrinha que pertencia a antiga mineração EMESA, situada no município de Brumadinho/MG estava sem atividades havia 13 anos.

Explorada desde a década de 40, com 1.567 hectares de extensão, a mina Esperança, em Brumadinho, deve produzir 5 milhões de toneladas até o final de 2009.

Segundo noticias também veiculadas pela imprensa, estima-se que as jazidas apresentem reservas superiores a 2 bilhões de toneladas de minério de ferro. As estimativas dos recursos minerais dessas áreas permitem projeções de produção de 50 milhões de toneladas por ano a partir de 2014.

Cobertura Aerofotogramétrica

Para atender os requisitos de obtenção de dados cartográficos, a ESTEIO utilizou a tecnologia de Perfilamento LASER com uso do equipamento ALS 50 II da Leica.

Considerando os resultados específicos de levantamentos LASER, a Ferrous poderá realizar estudos do relevo do terreno que poderão auxiliar numa visão mais detalhada cortes e aterros;

Como atividade inicial para este serviço, a ESTEIO realizou cobertura aerofotogramétrica colorida com o uso de sensor digital LEICA ADS 40.

A cobertura aerofotogramétrica foi realizada considerando os seguintes parâmetros:

  • GSD (Ground Sample Distance) máximo: 40 cm;
  • Altura de voo: 3.858,00 metros;
  • Largura da faixa: 4.800 metros;
  • Superposição Lateral (mínima): 30%;
  • Faixas espectrais registradas: R, G, B, PAN e Infravermelho;

Levantamento LASER

Para atender os requisitos de obtenção de dados altimétricos, a ESTEIO utilizou a tecnologia de Perfilamento LASER com uso do equipamento ALS 50 II da Leica.

Para este serviço utilizou-se um ângulo de varredura de 30° e uma altura média de voo de 2100 m. Estes parâmetros resultaram em um espaçamento entre os pontos, no terreno, de aproximadamente 1 metro.

Qualidade do MDT

Visando validar as atividades LASER, foram realizados em campo, pontos de controle altimétrico, além de levantamentos GPS para base do voo de perfilamento LASER.

A fim de comprovar a qualidade do MDT gerado, foram comparados 100 pontos distribuídos pelas áreas. O serviço foi executado observando a qualidade, confiabilidade e dentro das tolerâncias topográficas conforme especificações contratuais:

  • Erro linear<= 0,50 metros para pontos sem vegetação;
  • Erro linear<= 2,00 metros para pontos com vegetação;

O resumo estatístico da comparação entre GPS e LASER, comprova a qualidade citada anteriormente:

Diferença Máxima (m)

0,723

Diferença Mínima (m)

-0,77

Média (m)

0,072

Desvio Padrão (m)

0,269

A rapidez na obtenção das informações em campo e no processamento em escritório, fez com que a equipe de topogragia e GPS da FERROUS pudesse ter tempo hábil para atestar também a qualidade dos resultados e produtos emitidos.

Produtos

FERROUS terá condições de incorparar nesses produtos, resultados de levantamentos topográficos realizados por ela ou por terceiros e com isso manipular várias informações num mesmo produto e com o mesmo georreferenciamento.

A partir dos produtos emitidos é possível determinar os melhores acessos às minas, além é claro de poder aliar esses produtos com quaisquer resultados geológicos/geotécnicos existentes ou planejados, e assim estabelecer o volume de retirada de material nas áreas de interesse.

Os resultados do Perfilamento a LASER e da cobertura aerofotogramétrica proporcionaram a confecção dos seguintes produtos cartográficos:

  • Plantas em Escala de 1:5.000, com curvas de 1 em 1 metro;
  • Arquivos de pontos MDT e MDE (ASCII);

 

Página mantida por Robson Assumpção de Oliveira
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px