Google+

Você está em: Principal > Serviços > Executados > Perfilamento a LASER > IPEF - Mapeamento EUCFLUX

Mapeamento de 200 Hectares do projeto EUCFLUX para IPEF

Clique para Ampliar

Esquema de Operação do LASER

Clique para Ampliar

Perfil dos Pontos LASER com Densidade de Retorno de 2 Pontos / m²

Clique para Ampliar

Imagem Hipsométrica com Densidade de Retorno de 2 pontos / m²

Em fevereiro de 2009, o IPEF - Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais, que é uma associação sem finalidade econômica e tem por objetivo o planejamento, a implementação, a coordenação de ações e o gerenciamento de recursos destinados aos estudos, análises e às pesquisas na área de recursos naturais, com ênfase na ciência florestal, contratou a ESTEIO para a realização de perfilamento LASER aerotransportado em uma área de cerca de 200 hectares do projeto EUCFLUX, localizada no estado de São Paulo.

O projeto EUCFLUX, que estuda o fluxo de energia, de água, de nutrientes e de carbono no ecossistema florestal, estimando a eficiência do uso desses recursos no crescimento da floresta de eucalipto validando modelos ecofisiológicos que são usados como ferramentas de análise da produção e sustentabilidade do ecossistema, associa o IPEF, juntamente com outros grupos de pesquisa, bem como onze empresas florestais que contribuem para o financiamento de experimentações (equipamento científico) e fornecem um apoio logístico.

O objetivo da contratação foi a obtenção de coordenadas planialtimétricas e imagens hipsométricas das árvores do EUCFLUX para estudo que visa basicamente: i) Averiguar o potencial de uso da técnica Lidar para estimativa de biomassa florestal (folha, galhos e tronco); ii) Usar o Lidar para obter informações da estrutura da copa do povoamento para sua utilização em modelos a nível da árvore e do povoamento.

As principais etapas desenvolvidas são apresentadas a seguir:

Perfilamento LASER

Os dados LASER foram obtidos com o sensor LASER ALS-50-II, a bordo da aeronave EMB 810 C Sêneca II, de prefixo PT-RQA, mediante a liberação da Licença do Ministério da Defesa n° 046/2009 e AVOEM n° 329/09.

Foram realizados três planos de voos com distintos parâmetros de forma a se obter densidades distintas de retornos LASER por m², na superfície.

Planos de Voo LASER

As densidades de pontos planejadas foram de 2, 4 e 6 pontos/m², na superfície.

Produtos LASER

Como produtos, foram entregues os seguintes arquivos:

  • Arquivos de pontos do MDT e do MDS, no formato xyz, para os distintos perfilamentos;
  • Arquivos de pontos no formato LÃS, para os distintos perfilamentos;
  • Imagens de Composição.

 

Página mantida por Denise Rodbard Falat
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px