Google+

Você está em: Principal > Serviços > Executados > Perfilamento a LASER > LEME - Inventário Hidrelétrico de Bacias

Inventário Hidrelétrico de Bacias com Perfilamento a LASER para LEME

Hipsométrico em 3D - Rio Curuá

Hipsométrico em 3D - Rio Curuá

Mapa Hipsométrico - Rio Maicuru

Mapa Hipsométrico - Rio Maicuru

Mapa Hipsométrico com Curvas de Nível

Mapa Hipsométrico com Curvas de Nível

Plano de Voo - Rio Arinos e seus Afluentes

Plano de Voo - Rio Arinos e seus Afluentes

Base GPS para Rio Arinos

Base GPS para Rio Arinos

Imagem Hipsométrica de MDT

Imagem Hipsométrica de MDT

Planta Altimétrica na Escala 1:5.000

Planta Altimétrica na Escala 1:5.000

Plano de Expansão

O Potencial Hidrelétrico de uma Bacia Hidrográfica corresponde ao potencial que pode ser técnica, econômica e ambientalmente aproveitado, em relação a uma determinada configuração específica de um sistema elétrico, considerando-se as usinas em operação, em construção ou planejadas, e levando-se em conta cenários de utilização múltipla da água.

A boa qualidade de planos de expansão depende da execução de estudos de inventário coerentes e homogêneos, compatíveis entre si, mesmo que elaborados pelas mais diversas empresas projetistas ou concessionárias de energia.

Uma das atribuições da ELETROBRÁS e da ANEEL é executar o plano de expansão do sistema elétrico brasileiro.

Esse plano é desenvolvido em três níveis: longo (25 a 30 anos - indicação de bacias prioritárias), médio (15 anos - estudos de viabilidade) e curto prazo (10 anos - projetos básicos).

Planejamento do Inventário

O planejamento tem como objetivo programar as etapas posteriores do Estudo de Inventário. As informações a serem levantadas nesta fase compreendem dados cartográficos, geológicos, geotécnicos, hidrometeorológicos, sedimentométricos, ambientais e de custo, de caráter regional e local.

A análise desses dados gera parâmetros, restrições e fatores que condicionam a seleção dos prováveis locais de barramento, a proposição de alternativas de divisão de queda, a estimativa do potencial energético e a formulação do plano de trabalho com seu cronograma e custo.

Rios Estudados

Para atender os requisitos de obtenção de dados cartográficos, a ESTEIO utilizou a tecnologia de Perfilamento LASER com uso do equipamento ALTM - Airborne Laser Terrain Mapper da Optech Inc..

Com esta tecnologia foram executados serviços nos Rios Curuá e Maicuru no estado do Pará e Rios Arinos, Parecis, Claro e Patos no estado do Mato Grosso.

Nos Rios Curuá e Maicuru foram realizados cerca de 1.200 km de faixas de perfilamento a LASER com obtenção de plantas hipsométricas na escala 1:5.000 e curvas de nível com equidistância de 5 m totalizando uma área coberta de mais de 840 km2.

No Rio Arinos foram executados cerca de 1.000 km de faixas de perfilamento a LASER. Ao longo dos Rios Parecis foram 465 km, Rio Claro com 370 km e Rio Patos com 195 km, totalizando 1.030 km de faixas de perfilamento a LASER. Da mesma maneira, derivaram-se plantas hipsométricas na escala 1:5.000 e curvas de nível com equidistância de 5 m totalizando uma área coberta de mais de 1.400 km2.

Características

A região de trabalho apresentava uma densidade de cobertura vegetal muito grande além de dificuldade de acesso por via terrestre, principalmente no estado do Pará.

A instalação de pontos GPS para atuar na correção diferencial dos dados LASER na região do Pará foi dificultada por este motivo além das restrições locais de abertura de clareiras.

Em Mato Grosso, na bacia do Rio Arinos, os acessos eram melhores e a escolha de pontos foi facilitada permitindo uma boa distribuição de bases GPS.

A altura de voo para o Perfilamento a LASER variou de 1500 a 1800 m com uma respectiva largura de varredura LASER de 800 a 950 m. Este levantamento foi planejado para permitir um espaçamento de pontos no terreno na ordem de 1,5 m.

Com o processamento dos dados foi observado um taxa de penetração dos pulsos LASER nos vazios da vegetação de cerca de 20%, mas sem garantia que estes pulsos tenham atingido o solo devido a densidade da vegetação nestas regiões.

Com a informação dos arquivos processados (coordenadas E,N,h) dos pontos levantados e com o uso do programa ERMAPPER e da sua ferramenta GRIDING WIZARD, foram geradas imagens hipsométricas nas quais a diferença de cota é apresentada na forma de diferença de tonalidade.

Essas imagens têm a característica de representar a topografia e a cobertura vegetal de uma forma gráfica que facilita a interpretação visual, principalmente no que diz respeito à identificação de corpos d'água, uma vez que o pulso LASER utilizado não é refletido pela água.

Com o arquivo de pontos sobre o terreno (MDT - Modelo Digital de Terreno) e com o programa Socet Set e sua ferramenta de importação e manipulação de modelos digitais e algoritmos de suavização, as curvas de nível com equidistância de 5 metros foram obtidas dentro da área de interesse do serviço.

O traçado aproximado dos cursos d'água foi feito com base na interpretação das imagens hipsométricas, as quais representam de forma bastante clara a presença de corpos d'água.

Estes produtos representam a exigência de informação cartográfica para subsidiar o Inventário de Potencial Hidrelétrico. Eles caracterizam uma etapa importante do Inventário, uma vez que trazem riqueza de informação de locais com dificuldade de acesso, ausência de informação, com restrições ambientais em um tempo exíguo.

. Produtos

  • O resultado do Perfilamento a LASER proporcionou a confecção dos seguintes produtos cartográficos: Imagens Hipsométricas do MDE (Modelo Digital de Elevação);
  • Plantas Altimétricas na escala 1:5.000 com curvas de nível equidistantes de 5 m;
  • Arquivos de pontos XYZ do MDT, MDE e de Intensidade de retorno do pulso LASER.

 

Página mantida por Elizabete Bugalksi de Andrade Peixoto
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px