Você está em: Principal > Serviços > Oferecidos > Captação Fotogramétrica

Captação Fotogramétrica

Clique para Ampliar

Modelo Estereoscópico, Área em Comum de Duas Fotografias

Estação Fotogramétrica Analítica

Estação Fotogramétrica Analítica

Estação Fotogramétrica Digital

Estação Fotogramétrica Digital

Ampliação da Captação 3 a 5 Vezes a Escala de Voo

Ampliação da Captação 3 a 5 Vezes a Escala de Voo

Imagem da Fotografia Aérea

Imagem da Fotografia Aérea

Elementos da Captação

Elementos da Captação

Definição

Captação Fotogramétrica é a operação de captura e representação de elementos, planimétricos ou altimétricos, de uma determinada região por meio de instrumentos e técnicas específicas.

Nas fotografias aéreas a escala diminui do centro para as bordas e se altera em função da altitude do terreno, porém o produto cartográfico, resultado da captação fotogramétrica, obedece a uma única escala ao longo de toda a folha.

A captação Fotogramétrica é realizada a partir de modelos estereoscópicos, ou seja, pela superposição de fotografias aéreas consecutivas por meio da Estereoscopia.

Estereoscopia

Quando um indivíduo observa um objeto as imagens formadas em cada olho se fundem no cérebro e proporcionam a percepção de profundidade deste, com a observação simultânea de duas imagens fotográficas de uma mesma área, obtidas a partir de pontos distintos, obtêm-se a reprodução artificial deste fenômeno, assim chamado estereoscopia.

Captação Convencional

É a Captação Fotogramétrica onde as imagens do modelo estereoscópico são em meio físico, fotografias de câmara aérea convencional materializadas sobre base estável e translúcida, assim chamados diapositivos.

A captação convencional é realizada em aparelhos restituidores analíticos ou semi-analíticos, onde as imagens são projetadas em sistemas ótico/eletrônicos ou ótico/mecânicos e se formam separadamente em cada ocular do aparelho proporcionando a visão estereoscópica, a partir da qual são extraídos os elementos desejados.

A captação fotogramétrica convencional tem seus dias contados graças a disponibilidade de sistemas digitais cada vez mais eficientes.

Captação Digital

É a Captação Fotogramétrica onde as imagens do modelo estereoscópico são em meio digital, oriundas de câmara aérea digital ou da digitalização (escaneamento) de filme aéreo convencional.

A captação fotogramétrica digital ocorre em estações de trabalho de alto desempenho dotadas de sistema de polarização de imagens, onde o conjunto tela polarizadora mais óculos permite a formação, em separado, das imagens em cada uma das lentes proporcionando a visão estereoscópica, a partir da qual são extraídos os elementos desejados.

Escala

A precisão da captação fotogramétrica é limitada pela escala do voo, apesar da facilidade de ampliação que o meio digital proporciona, adotam-se fatores de ampliação de 3 até 5 vezes sobre a escala do voo.

Assim, para voos em escala 1:30.000 até 1:40.000, captação 1:10.000; para voos em escala 1:15.000 até 1:20.000, captação 1:5.000; para voos em escala 1:8.000 até 1:6.000, captação 1:2.000 e para voos em escala 1:5000 até 1:4.000, captação 1:1.000.

A escolha da escala de voo e de captação, leva em consideração a precisão necessária para o produto cartográfico, bem como o grau de detalhamento previsto para o mapeamento.

Elementos para Captação

Os elementos básicos obtidos pela captação fotogramétrica são os símbolos pontuais e as polilinhas (linhas com diversos pontos).

A captação dos elementos planimétricos ocorre pela passagem da marca estereoscópica pelo contorno da feição, onde os pontos e linhas ficam registrados em um sistema CAD para compor o original cartográfico. A marca estereoscópica deve acompanhar a superfície da feição para o correto registro das coordenadas X, Y e Z, representação espacial.

A captação das curvas de nível, altimetria, é realizada com a marca estereoscópica com altitude pré-fixada, a marca percorre o terreno registrando pontos subsequentes que acompanham esta altitude, estes pontos unidos compõem as isolinhas, ou linhas de mesma altitude.

Profissionais

Os profissionais executores da captação Fotogramétrica são os Técnicos Fotogrametristas, além destes há os Técnicos de Controle de Qualidade que realizam a verificação e controle dos produtos cartográficos. A ESTEIO se orgulha de possuir em seu quadro, técnicos de vasta experiência e capacitação.

Artigos Relacionados

 

Página mantida por Hiram Skolimowski da Silva
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px