Google+

Você está em: Principal > Serviços > Oferecidos > Serviços Especiais

Serviços Especiais

Uso de GPS para Cadastro de Dutos

Uso de GPS para Cadastro de Dutos

Parcial de Ortofoto Digital

Parcial de Ortofoto Digital

SIG de faixa de Duto

SIG de faixa de Duto

Clique para Ampliar

Foto-Cadastro

Clique para Ampliar

Estudos de Travessias

Generalidades

Há mais de 40 anos, a ESTEIO vem implementando metodologias e novas tecnologias para execução de serviços visando subsidiar o processo de implantação de dutos.

No início foram utilizadas como fonte de dados as imagens de satélite LANDSAT e SPOT, mas com os avanços tecnológicos da Fotogrametria Digital, as Ortofotocartas Digitais Coloridas passaram a ser utilizadas com vantagens e a ocupar papel importante no desenvolvimento dutoviário, dos serviços preliminares ao projeto.

Contribuição das Tecnologias

Outras tecnologias também contribuíram no desenvolvimento e implementação dos dutos como a automação da topografia convencional e os avanços do GPS (Global Position System), com sua utilização nos modos Real Time e Diferencial.

Visando o controle e o monitoramento dos dutos, a tecnologia dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) tem sido difundida amplamente como uma ferramenta eficiente e com resultados já comprovados em vários dutos.

Escolha de Traçado

Utilizando-se dos recursos das Ortofotocartas Digitais Coloridas, os projetos são elaborados com o apoio de cartas temáticas, imagens aéreas, cartografia geotécnica, fotointerpretação, estudos hidrológicos e ambientais e verificações em campo para a escolha do melhor traçado para o duto.

O projeto geométrico do sistema de distribuição está condicionado a perfeita minimização dos problemas de construção, operação, manutenção e sobretudo a segurança em áreas muito populosas ou próximas a elas e áreas de preservação ecológica.

Nesta fase, é importante a racionalização e conhecimento das interferências e parâmetros na definição da linha com melhor traçado. Para isto, executam-se várias simulações em meio digital das inúmeras alternativas de traçado até a definição da linha definitiva.

Controle e Monitoramento

Além dos serviços realizados para a área de projetos de dutos, outros levantamentos e produtos são utilizados com o objetivo de controlar e monitorar as faixas com dutos existentes.

Os serviços de recadastramento de faixas dutoviárias tem por objetivo principal estabelecer uma forma de atualização das características físicas e jurídicas das propriedades atingidas pela faixa, confirmando e atualizando todos os dados já existentes.

Com a geração de um banco de dados atualizado dessas informações, a gestora da faixa tem condições de avaliar condições impróprias na área de influência do duto, controlar as atividades desenvolvidas nesta mesma área, além de prever situações indesejáveis, que possam trazer prejuízos à manutenção e funcionamento dos dutos.

Esta atividade também subsidia estudos visando a otimização destas faixas por outras atividades como cabos de fibras óticas e redes avançadas de telecomunicação, assim como novas implantações de dutos.

Tecnologias para Projeto

A disponibilidade das tecnologias atuais e modernas para elaboração de projetos de dutos como o Georadar (GPR) e o equipamento para Perfuração Rotopercussivas (tipo Geoprobe) contribuem para o desenvolvimento da área de projetos dutoviários.

Assim, as incertezas do subsolo são resolvidas já na fase do projeto, evitando o desconhecimento dos montadores.

Em conjunto com os levantamentos tradicionais, técnicos executam o zoneamento geotécnico que fornece subsídios para a caracterização geológica, geomorfologia e os compartimentos do solo com uso de sondagens a trado/rompedor e da resistividade elétrica para determinar-se a protecao catodica do duto.

Sistemas de Informação Geográfica

Os Sistemas de Informações Geográficas permitem gerenciar e monitorar faixas de dutos com grande eficiência.

O SIG é composto por todas as informações levantadas na etapa de estudos de viabilidade, estudo e definição de traçado, cartografia e cadastro da faixa em projeto, estudos complementares, projetos de engenharia em todas as suas categorias, bem com planos de supervisão da obra.

Todas estas informações formam um sistema único e completo que permite ao construtor e a fiscalização, o perfeito acompanhamento da obra "in loco", podendo verificar todos os detalhes da obra, dirimir dúvidas construtivas e realizar as adequações que se façam necessárias, embasados nos estudos e projetos realizados.

Todas essas vantagens possibilitam uma versatilidade maior no acompanhamento construtivo, permitindo tomadas de decisão de forma rápida e eficiente no momento da construção e fiscalização do duto.

Capacitação

A ESTEIO está em condições de fornecer os seguintes produtos e serviços para a área de Projetos e Manutenção de Polidutos :

  • Serviços Aerofotogramétricos especializados com sensores aéreos e orbitais nas mais variadas escalas;
  • Cartas-imagem e Ortofotocartas Digitais para subsidiar Estudos de Traçado e Travessias;
  • Recadastramento da Faixa de Duto com Geração de Banco de Dados Atualizado;
  • Serviços de Sondagens do Solo;
  • Serviços de Resistividade Elétrica;
  • Estudos de Travessias e Cruzamentos;
  • Locação da faixa de domínio de rodovias;
  • Preparo do terreno para os cortes e aterros;
  • Locação da faixa de servidão;
  • Projeto para caminhos de serviço;
  • Projetos de recomposição da drenagem existente e a projetar;
  • Identificação de tubulações existentes de serviços públicos;
  • Reconstrução das interferências enterradas e melhoramentos de estradas;
  • Elaboração de um produto final que reunindo as informações de conforme-construído (as built), para que as empresas montadoras de dutos obtenham todas as informações em um ambiente digital e de rápida interpretação;
  • Sistema de Informações Geográficas que contemple todas as fases do empreendimento com ênfase ao seu controle e Manutenção.

Artigos Relacionados

 

Página mantida por Denise Rodbard Falat
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px