« Aprenda Geografia ...Just say NO ... ao GPS »

246 Países (ISO) ou 192 Países (ONU) ?

29.06.08

Link permanente 17:42:52 por Amauri Brandalize, Categorias: GERAL, CARTOGRAFIA

No site About Geography de Matt Rosenberg existe um texto que comenta sobre uma diferença entre o número de países constantes na lista de códigos de países da ISO 3166-1 (246) e o número de países reconhecidos pela ONU (192 + Vaticano, Kosovo e Taiwan).

Terra_Do_Nunca

A explicação é que a lista ISO 3166-1 (que fornece também a abreviatura para domínios do Internet) inclui 51 não-países, tais como territórios e entidades não-independentes. Por exemplo, a lista inclui:

  • Samoa Americana (cedida aos americanos em 1904)
  • Ilhas Falkland (ou Malvinas - colônia britânica ou pertencente à Argentina ?)
  • Groenlândia (região autônoma da Dinamarca)
  • Hong Kong (ex-colônia britânica)
  • Território Palestino (não reconhecido como estado)
  • Porto Rico (território americano)
  • Sahara ocidental (pertence ao Marrocos ?)…

Mesmo com esta premissa, não constam da lista da ISO-3166 a Inglaterra, Escócia, País de Gales, e Irlanda do Norte, que formam o Reino Unido e também não são países independentes.

A ONU possui 192 países membros (verificado em 2008 na data deste post). Assim, o número 192 (para uma lista atualizada, consulte Lista Oficial de Países da ONU no site onu.org.br) é usado frequentemente para representar o número dos países no mundo. Embora este número represente quase todos os países no mundo, há ainda dois países independentes, a cidade de Vaticano e Kosovo, que não são membros do ONU.

Taiwan (Formosa) era um membro das Nações Unidas (até do Conselho de Segurança) até 1971, quando a China a substituiu nesta representação. Taiwan luta para que seja reconhecida como nação pelos outros países membros, mas a China reivindica que ela é simplesmente uma província sua.

23 comentários

Comentário from: Daniel [Visitante]
esse texto me ajuou muito no meu resumo
17.02.10 @ 13:27
Comentário from: Miguel Ferreira Nunes [Visitante]
De acordo com as Nações Unidas, existem no mundo 192 (cento e noventa e dois) países, sabendo-se que mesmo com outras nações consideradas prevalece o reconhecimento da ONU as demais nações não são considerados país independentes. No Brasil, existem 5,574 municípios emancipados, Minas Gerais possui o maior numero de municípios 853 municípios, seguida de São Paulo, com 645 municípios e Roraima tem o menor número com 15 municípios e Amapá com 16 municípios. O Brasil,ainda tem a maior bacia hidrográfica do Planeta, a bacia amazônica, a maior ilha fluvial do mundo, a ilha do bananal, O maior açude do planeta, o açude Castanhão e a maior planície de inundável do universo, o pantanal matogrossense e possui também a maior tropical do universo, a floresta amazónica. Só é lamentável que o Brasil possui também a maior currupçao do planeta, o que não justifica, pois somos a sétima econonia do mundo e somos um país de terceiro mundo, em outras palavras, um país de miseráveis, o que não dar para entender. Tudo misso por causa da corrupção, da roubalheira e da falta de compromisso com a sociedade.
25.10.11 @ 19:20
Comentário from: noemi ester [Visitante]
eu fiquei na duvida por que eu entrei em 2 sites e cada um falou uma coisa
18.04.13 @ 12:34
Comentário from: Alcione Pereira Lima [Visitante] Email
O brasil é feito por nos...,só faltar desatar os nós...(Barão de itararé...rsrs.
28.09.13 @ 16:20
Comentário from: cliber oliveira da silva [Visitante]
Sou o que muitos dizem, meio maluco!!! Porque meu maior sonho é conhecer todos estes países. Até o momento já percorri 12 países. Viagei por um ano e um mês, toda a América do Sul. Mas como a falta de patrocínio me deixava limitado,não pude seguir minha jornada, que era recorrer as três Américas. Estou duscando uma maneira de realizar este sonho de infância. Dusco parceiros que possam contribuir de alguma forma para que eu possa fazer este sonho se tornar realidade. Pretendo passar uns cinco anos na estrada para concluir esta jornada . Dar a volta ao mundo. Este é o meu sonho que se tornará realidade.
11.10.13 @ 09:54
Comentário from: José Genebaldo [Visitante] · http://google.com.br
estou me escrevendo por curiosidade
01.01.14 @ 14:35
Comentário from: Norival Corrêa da Foncêca RJ [Visitante] · http://www.detetivenorivalcf.blogspot.com.br
PORQUE O BRASIL SÓ TEM QUINENTOS E QUATORZE ANOS, E O BRASIL ESTÁ NO ANO DOIS MIL E QUATORZE
24.01.14 @ 16:04
Comentário from: Ruth [Visitante]
Não entendir São 1947 países ou 2014
05.03.14 @ 13:17
Comentário from: Rose [Visitante]
É o Brasil ainda o melhor lugar para viver.
14.05.14 @ 10:00
Segundo, a explicação desse evento é que a lista ISO 3166-1 (que fornece também a abreviatura para o Internet), inclui 51 não-países, ex., territórios e entidades não-independentes.
Eu, particularmente, vou considerar que o Planeta TERRA, no século XXI, com os 246 países, isso para entender a Etnogeografia (cheia de BOCAS HUMANAS), ou seja,(...), haja produção de alimentos para esses 7 bilhões que precisam comer, no mínimo 3 vezes por dia (...). E não está tendo comida para mais de 1 bilhão de famintos neste começo de século.
A Etnogeografia da FOME é um dos TEMAS que precisam de maiores estudos, numa emergência extrema,por todas as disciplinas acadêmicas e grandes áreas de todos os saberes e fazeres que já se tem conhecimento e os que precisam serem descobertos (...). Isso é um perigo!
A ONU só reconhece 192 países, e mais 3: Vaticano, Kosovo e Taiwan, até 2008 (...). Já existem literaturas afirmando que o planeta TERRA já possui 215 países (?); isso para os grandes planejamentos a médio e longos prazos (Século XXI, 2014).
Ana Lourenço da Rosa. Bióloga, Pedagoga, Etnofitoterapêuta, Etnonutracêutica, Etnofitocerrado de FRUTOS. Porto Nacional, Estado do Tocantins, Brasil.
27.05.14 @ 10:38
Comentário from: rayanne ferreira [Visitante]
realmente, visitei dois sites e as informações divergem, fica ate complicado dessa forma saber qual realmente esta correto....
14.07.14 @ 13:39
Comentário from: welinson [Visitante]
Eu tenho a lista completa de todos os países do mundo ao total são 269.
23.09.14 @ 20:25
Comentário from: isaac caldas [Visitante]
Bom tarde? Eu queria uma em formação sobre quanto países tem o mundos?
10.02.15 @ 17:23
Comentário from: jose aparecido degoy [Visitante]
obrigado por nos postarem informaçoes tao importante
28.02.15 @ 16:32
Comentário from: Joao Henrique Feix Dos Santos [Visitante]
Não sabia
14.03.15 @ 20:03
Comentário from: Clinton Paulo Chimpuati [Visitante]
Eu ainda acredito que a ISO tem razão o mundo possui 246 países pois apesar de alguns estados não serem membros da ONU temos que reconhecer as diferenças que estes nos apresentam afim de os aceitarmos como uma nação independente. Mas também sugiro que ao fazermos estudo desta temática devemos levar em conta os 4 países do Reino Unido e os estados como Vaticano Kosovo e Taiwan pois eles mostram se ser capazes de terem uma organização e capacidade de enquadrar a sua população então podemos aceita los como países e conta los como deve.
15.03.15 @ 15:04
Comentário from: geraldo [Visitante] · http://esteio.com.br
gostei das informações, mas, vou ficar com a idéia que paises mesmo, só os reconhecidos pelo ONU. caso contrário, ninguem mais vai se entender. a grande verdade é que deveria ser oficializado em nota os verdadeiros países. em uma observação, esclarecerem as razões das quais os outros não poderão ser considerados paises. nesse momento tenho duas listas de paises. essa de 269 eu descarto, mas sei que no futuro, todos serão emancipados como países. mesmo assim, agradeço pelas informações obtidas.
24.03.15 @ 15:03
Comentário from: gilmara [Visitante] · http://www.paises10.com.br
não gostei deste site, pois não entendi parça. falowww
15.04.15 @ 08:14
Comentário from: renata madureira de freitas [Visitante]
pra min o mundo tem que ter 243 países pois aonde iriam caber mais de 7.000.000 bilhões de habitantes aproximadamente
24.05.15 @ 21:46
Me ajudou a fazer o dever de casa. Obrigado!
26.05.15 @ 00:57
Comentário from: Jonathan Florentino [Visitante] · http://www.esteio.com.br
Quantos paises tem nesse mundo
15.06.15 @ 20:55
Comentário from: Jeison [Visitante]
Uma curiosidade que me veio ao ler esta matéria, é qual território registrado pelo ISO 3166 não tem população ativa, exemplo do Deserto do Saara, pois é um deserto, ou a Antartida que sobrevive de poucos nômades e cientistas, não conta como cidade no modo leigo de ver. São desertos, devem haver ilhas também, quantas são? Se vcs do site conseguirem responder esta, eu tiro meu chapéu pra vcs!
17.06.15 @ 05:18
Comentário from: Amauri Brandalize [Membro]
Caro Jeison,
A lista de países ISO não corresponde somente a locais com habitantes ou países constituídos e sim regiões características que podem ter alguma relevância para os objetivos de normatização e padronização daquele organismo. É este o ponto que pode levar a uma dúvida sobre a quantidade países chamados oficiais.
Como o próprio site da ISO diz:
As normas internacionais ISO estabelecem que produtos e serviços são seguros, confiáveis e de boa qualidade. Para um negócio, as normas são ferramentas estratégicas que reduzam os custos, minimizando o desperdício e erros e aumentar a produtividade. Eles ajudam as empresas a alcançar novos mercados e facilitar o comércio mundial livre e justo.
Por este motivo - interesses comerciais, nem todo código de país ISO (criado por esta instituição) se reflete em um país com território consolidado ou constituído como um estado soberano.
Não entendi se o "tirar o chapéu" é para explicar o porquê da lista ISO ter regiões que não são países ou se é para dizer o número de ilhas no mundo (o qual não sei dizer e dificilmente alguém possa afirmar sem fazer uma pesquisa muito extensa) ...
De qualquer modo, não precisa tirar o chapéu para nós, pois não merecemos tamanha reverência. Somos apenas uma empresa de cartografia cujos funcionários gostam de cartografia e de suas curiosidades.
Visite a nossa página no facebook ou nos siga pelo twitter. sempre haverá algo intrigante ou curioso sobre cartografia publicado.
Abraços.
17.06.15 @ 09:09

Esse post tem 2 feedbacks esperando moderação...

Deixe seu comentário


Your email address will not be revealed on this site.

Sua URL será exibida.
(Quebras de linha se tornam <br />)
(Name, email & website)
(Allow users to contact you through a message form (your email will not be revealed.)
This is a captcha-picture. It is used to prevent mass-access by robots.
Por favor, entre com os caracteres da imagem acima. (não diferencia maiúsculas de minúsculas)
Junho 2015
Seg Ter Qua Qui Sex Sab Dom
 << <   > >>
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Blog da ESTEIO

Neste blog corporativo, você encontra comentários e informação sobre Cartografia, Mapeamento, GPS, LiDAR, Sensores Aéreos ... um blog para quem aprecia a Cartografia em seus aspectos curiosos, científicos e profissionais.

Visite nosso site corporativo: www.esteio.com.br ou nosso site exclusivo sobre Perfilamento a LASER: www.lidar.com.br

Busca

ESTEIO no Twitter

Estatísticas

Este blog tem 780 posts e 425 comentários que começam em 29/08/2007 e vão até 14/05/2013.
O número total de palavras em todas as mensagens é 93,246 e o número total de visualizações para mensagens individuais é 1.479.783.

powered by b2evolution

Entre em contato com o administrator • Créditos: blog soft
Creative Commons License