Definição

Segundo a FIG – Federação Internacional de Geômetras – o cadastro é definido como “Inventário público de dados metodicamente organizados concernentes a parcelas territoriais, dentro de um país ou distrito, baseado no levantamento dos seus limites”.

As principais finalidades do cadastro são : garantir a propriedade, embasar o planejamento governamental, fornecer parâmetros para uma justa tributação / desapropriação / servidão e resguardar a função social da terra.

Tipos Principais de Cadastro

Podemos dividir o cadastro em três tipos principais: TÉCNICO, IMOBILIÁRIO e MULTIFINALITÁRIO.

O CADASTRO TÉCNICO envolve as atividades de cadastramento das redes de infra-estrutura de concessionárias de serviços, tais como água, energia, esgoto, telefonia, entre outras. Também abrange:

O CADASTRO IMOBILIÁRIO tem a finalidade de identificar as unidades imobiliárias (imóveis) e coletar as informações concernentes ao imóvel e ao proprietário/ocupante, seja este definido por limites formais ou informais e pertencentes ao domínio público ou privado, localizados em áreas rurais ou urbanas.

Dentre outras funções, o cadastro imobiliário é responsável por:

O CADASTRO MULTIFINALITÁRIO, composto por uma rede de referencia espacial, consiste num sistema de mapeamento básico e um conjunto de arquivos relacionando os vários tipos de informação de cada uma das unidades territoriais levantadas.

A partir da identificação das divisas de um imóvel juntamente com os proprietários, este tipo de levantamento proporciona :

Divulgação

A ESTEIO conta com profissionais de comunicação atuando diretamente com as equipes de campo, sendo responsáveis pela:

Entrevista para Preenchimento das Informações Cadastrais

Com técnicos devidamente treinados e preparados, a ESTEIO está apta a executar uma das etapas mais importantes do Cadastro, ou seja, o contato com os afetados pelos serviços.

É neste momento, que com clareza e objetividade são passadas a informação sobre o cadastramento aos proprietários/detentores, assim como, são coletados os dados, informações e documentos pertinentes ao cadastramento.

Material de Trabalho em Campo

A metodologia utilizada e conseqüentemente os materiais de trabalho, variam conforme as características dos serviços e também da utilização posterior dos produtos por parte do cliente.

Basicamente o material pode ser dividido de acordo com a sua finalidade, a saber:

Estado da Arte

A ESTEIO dispõe da mais alta tecnologia disponível no mercado, para captura de dados em campo, composto por:

v

Processamento de Informações

Os produtos resultantes de um cadastro são elaborados em conformidade com Especificações Técnicas de cada serviço. De forma geral, produtos oriundos do cadastramento podem ser do tipo:

Capacitação

A ESTEIO está capacitada a oferecer serviços de:

Artigos Relacionados