O Gerenciamento de Obras visa fornecer ao contratante, serviços técnicos especializados nas áreas de macro-gerenciamento, assessoria na gestão de contratos, assessoria técnica às obras, controle de recursos financeiros, fiscalização de obras e elaboração de relatórios técnicos.

As etapas principais do Gerenciamento e Supervisão de Obras estão exemplificadas a seguir:

Fiscalização de Obras

A Fiscalização é o acompanhamento e verificação da execução de cada etapa dos serviços, zelando pelo cumprimento dos padrões de qualidade fixados no Projeto Executivo e nas Especificações, através de um controle geométrico e tecnológico dos serviços e materiais empregados.

Programação e Planejamento

A Programação e Planejamento objetiva garantir a execução do programa de investimentos e de execução das obras, nos padrões de qualidade requeridos, através da racionalização do emprego dos recursos financeiros e assegurando a execução dos serviços de acordo com os projetos elaborados.

Acompanhamento Físico-Financeiro

O Acompanhamento Físico-Financeiro consiste no monitoramento da evolução dos serviços executados em comparação aos previstos no Cronograma físico-financeiro proposto, permitindo a análise do andamento do Programa de Obras e sua compatibilidade com o planejamento geral estabelecido.

Assessoramento na Gestão de Contratos

Faz parte do Gerenciamento, o Assessoramento ao Contratante em quaisquer assuntos que envolvam modificações de contratos, modificações de preços unitários, composição de preços de novos serviços, prorrogações contratuais ou outros assuntos de importância sobre os custos ou prazos contratuais.

Medição dos Serviços

A Medição de serviços Executados, através de levantamentos de campo, confecção de planilhas e memórias de cálculo proporcionam a elaboração de medições discriminadas dos serviços executados, que servem de base para o pagamento das obras.

Relatórios

Finalmente, os Relatórios Mensais visam fornecer informações ao Contratante sobre o andamento das obras sob os aspectos técnicos, físico, financeiro e administrativo.

Os Relatórios Técnicos são elaborados para a análise de problemas específicos ocorridos na obra e não previstos no Projeto, apresentando-se soluções alternativas e respectivos custos .