Enchentes são um dos maiores desastres naturais da atualidade. As consequências desses eventos são altos prejuízos ambientais, sociais e econômicos.

Os levantamentos LIDAR são capazes de obter de forma rápida e precisa informações referentes a topografia da região, detectando as possíveis áreas de risco ou viabilizando projetos para prevenção de enchentes ou até mesmo um novo plano de ocupação de um município.

A tecnologia LASER para criação de modelos Digitais de Terreno para uso específico em mapas de inundação já é padrão em outros países onde as Inundações são uma constante. Nos EUA, a FEMA é o órgão responsável por estudar, prevenir e administrar catástrofes naturais e entre elas, estão as inundações.

Como exemplo de emprego da tecnologia LiDAR para Modelagem de Terreno é possível simular a variação de nível da água sobre uma região. O mapa simulado de Inundação do Município de Pirapora é uma amostra do detalhamento do Modelo Digital do Terreno gerado a partir dados LIDAR. Com ele, é possível conhecer a trajetória que a água vai percorrer a cada metro de uma provável elevação do nível das águas do rio.

Mapa de Inundação de Pirapora (MG)- Gerado a partir de dados laser realizados em 2009 com equipamento Leica ALS50II. Pode ser visualizado aqui.

Com esta simulação é possível identificar áreas de risco em potencial e planejar com antecedência qualquer movimento de remoção de aglomerados urbanos ou de alertas para Defesa Civil, habitantes. Além de permitir o direcionamento de obras civis para contenção de pontos de alagamento, limpeza de córregos e rios, posicionamento de tubulações de escoamento de águas pluviais, etc.

Para mais informações sobre uso internacional desta técnica, consulte: