O sistema aerotransportado de mapeamento a laser (ALTM – Airborne Laser Terrain Mapper) da Optech Inc. foi o primeiro equipamento adquirido pela ESTEIO (2001), projetado para obtenção de coordenadas espaciais (X,Y,Z) de pontos na superfície terrestre.

Consiste em um sensor onde está alojado um LASER de espectro próximo do infravermelho, sistema de referência inercial, parte ótica e eletrônica do receptor e um rack de controle que abriga os componentes do computador, controlado por uma tela de toque (touch screen).

Sensor

Rack de Controle

Em 2006 a ESTEIO trouxe para o Brasil novo sensor fabricado pela Leica Geosystems: o Sensor a Laser Aerotransportado de 150kHz – ALS50 capaz de obter coordenadas tridimensionais no terreno de até 150.000 pontos por segundo.

Em 2008 a ESTEIO adquiriu o seu terceiro equipamento para varredura a LASER. O segundo do modelo ALS50 da Leica com capacidade para obter coordenadas tridimensionais do terreno com até 150.000 pontos por segundo e equipado com a tecnologia MPiA (Multi-Pulso no Ar).

Ainda em 2008 a ESTEIO realizou uma atualização do seu primeiro equipamento LASER modelo ALS50, para o ALS-50 -Phase II, com a tecnologia MPiA (Multi-Pulso no Ar).

Como Funciona:

Características:

Precisões:

Altimetria: 0,15m (dados brutos)

Planimetria: 1/2000 da altura de voo

Para uma altura de voo de:

Artigos Relacionados