Emulsões

As Fotografias Aéreas são bastante utilizadas para a Cartografia e podem ter vários tipos de emulsão:

Revelação e Copiagem

Após a conclusão da Cobertura Aérea, os próximos passos são a sua Revelação e Copiagem.

Com a Revelação, o filme é transformado em um negativo e pode-se a partir dele obter cópias positivas. Cópias positivas podem ser feitas em papel fotográfico de base opaca (fotografia convencional) ou em material transparente (diafilme ou diapositivo).

A transferência da imagem contida no negativo para o positivo é feita através de um processo de exposição do papel à uma certa quantidade de luz que atravessa o negativo.

As Copiadoras de Contato produzem cópias com as mesmas dimensões e escala do negativo e tem larga aplicação na Fotogrametria.

Já os Projetores ou Ampliadores permitem a produção de cópias com variação de escala. Um exemplo prático é a ampliação.

Verificação

Após a revelação do filme, são feitas cópias para a checagem da qualidade do voo.

É verificada a presença de Deriva que é o ângulo entre o eixo da faixa de voo e o eixo da foto; Deslocamentos entre Linhas de Voo realizada e planejada; Falhas no Recobrimento Lateral e Longitudinal; Nitidez da imagem, Contraste e Numeração das fotos.

Produtos

De acordo com a Especificação Técnica de cada Serviço são elaborados os Produtos Finais que dependem do Processamento Fotográfico, como por exemplo: coleção de aerofotos definitivas, ampliações, fotoíndices e mosaicos.

Fotoíndice é redução fotográfica do conjunto de fotos de escala aproximada, que recobrem determinada área, justapostas umas às outras pela zona de superposição.

Tem por finalidades: conhecer a área fotografada e as especificações do voo, ter uma primeira aproximação da área da região, servir de base para solicitação de cópias fotográficas e planejamento de apoio terrestre.

Mosaico é imagem contínua do terreno, construída a partir da justaposição de fotografias individuais, com superposição adequada montadas técnica e artisticamente. Portanto é um conjunto de vistas perspectivas do terreno. A imagem é montada de forma a dar a impressão de que todo o conjunto é uma única fotografia.

O Mosaico digital é obtido a partir da justaposição de imagens fotográficas digitais obtidas a partir da escanerização de fotos ou diafilmes e combinadas por detalhes. Oferece a vantagem de visualização do arquivo em tela além de permitir a impressão da imagem, em diversas escalas, através de plotter apropriado.

Capacitação

A ESTEIO está apta a executar: