O SBP (Sub Bottom Profiler) é um equipamento desenvolvido para levantamentos geofísicos sob lâmina d’água. Se baseia na propagação de ondas acústicas através de um “peixe” emissor e receptor de alta frequência (2 – 16 KHz), que pode se deslocar continuamente cobrindo uma faixa do assoalho subaquático. Para estes levantamentos os equipamentos são montados em um barco-survey, com dimensões adequadas para que possa navegar no mar, em rios ou lagos de grandes dimensões.

Estes levantamentos sísmicos fornecem dados sobre a disposição estrutural das camadas sedimentares abaixo do fundo do “corpo d’água”. Através de um registro sísmico é possível avaliar parâmetros como espessura de camadas, mergulho, presença de falhamentos, ocorrências de acumulações rasas de gás e/ou deslizamentos.

A grande vantagem desse método está na alta taxa de aquisição de dados em um curto período de tempo. Os dados, após serem devidamente processados, fornecem valiosas informações sobre a área investigada, permitindo assim que o número e localização de amostras seja determinada do modo mais eficiente, reduzindo os custos finais do projeto. Por esta razão, a sísmica de reflexão vêm sendo amplamente utilizada na exploração de recursos minerais e obras de engenharia em águas rasas.

As principais áreas de aplicação do SBP são:

O equipamento utilizado pela ESTEIO Engenharia é o Geo-Star SB-216S, de fabricação da EdgeTech, com as seguintes características:

Geo-Star SB-216S
Modelo SB-216s
Frequência 2 ~ 16 KHz
Precisão Vertical 6cm / 2~15KHz
8cm / 2~12KHz
10cm / 2~10KHz
Profundidade de Operação 1 ~ 3 metros abaixo do nível d’água
Profundidade Máxima de Investigação 300 metros
Velocidade de Operação 3 ~ 4 nós