Definição

Percepção Remota é definida como a capacidade de aquisição de informações sobre um objeto sem que haja contato físico com ele.

As informações sobre o objeto, neste caso, são derivadas a partir da detecção e mensuração das modificações que ele impõe sobre os campos de força que o cercam.

Estes campos de força podem ser eletromagnéticos, acústicos ou potenciais. Basicamente o Sensoriamento Remoto é concebido como um sistema de aquisição de informações sobre o ambiente terrestre baseado no uso sistemático de sensores remotos.

Energia Eletromagnética

A Energia Eletromagnética é o meio através do qual a informação é transmitida do objeto ao sensor.

A informação pode ser codificada em termos da frequência, intensidade e polarização da onda eletromagnética.

Como a radiação eletromagnética se propaga à velocidade da luz, quanto maior sua frequência, menor seu comprimento de onda.

As radiações de alta frequência e pequeno comprimento de onda possuem níveis de energia mais elevados que as de baixa frequência, portanto, as interações entre a radiação eletromagnética e os objetos variam ao longo do espectro eletromagnético.

LANDSTAT e SPOT

Dentre as técnicas disponíveis para a obtenção de imagens, a mais conhecida é a da utilização de sensores passivos instalados nos satélites das séries LANDSAT e SPOT.

Os satélites LANDSAT se encontram em órbita com uma altitude de 75 km, com passagem pelo menos a cada 16 dias, cobre umas área de 185 km² em cada cena. Este satélite apresenta uma resolução espacial de 30 m (Landsat 5) e resolução de 15 m (Landsat 7).

Os satélites SPOT estão a uma altitude média de 832 km e passam diariamente pela mesma cena. Tem resolução espacial pancromática de 10 metros e multiespectral de 15 m.

Capacitação

O uso de Imagens de Satélite na ESTEIO conta com mais de 10 anos em vários serviços tais como:

A ESTEIO utiliza programa específico de Sensoriamento Remoto ERMapper o qual possibilita, dentre outras tarefas: