Os serviços iniciaram em 1997, quando foram efetuadas as Coberturas Aerofotogramétricas na escala 1:5.000 nas localidades urbanas e na escala 1:20.000 nas localidades suburbanas e rurais. Com o resultado destas Coberturas e subsequentes serviços de apoio fotogramétrico e aerotriangulação, foram obtidas Cartas Planialtimétricas nas escalas 1:5.000 e 1:1.000.
Complementando este conjunto de atividades, nas localidades urbanas e suburbanas realizou-se um Cadastro Urbano/Rural, totalizando aproximadamente 83.000 unidades imobiliárias urbanas e aproximadamente 5.000 unidades imobiliárias suburbanas.
Os serviços de Cadastro tiveram como subsídio a Base Cartográfica e o Parcelário, divisão e nomenclatura cadastral fornecidos pela Província.
Para os imóveis rurais, que totalizam aproximadamente 1.500, foi criado um Sistema de Informação Geográfica com a compatibilização da Carta imagem 1:50.000 com dados gráficos obtidos a partir da rasterização e vetorização das Plantas das Propriedades (HRGs- Hojas de Registro Gráfico) fornecidas pela Província.
Dentre inúmeros benefícios a serem obtidos com os serviços destacaram-se, principalmente, o aumento substancial da arrecadação de tributos da Província.
As atividades principais e os produtos obtidos nos serviço de Sensoriamento Remoto estão descritos abaixo: