- A
- B
- C
- D
- E
- F
- G
- H
- I
- J
- L
- M
- N
- O
- P
- Q
- R
- S
- T
- U
- V
- W
- Z
-
- Acomodação (Convergência)
- Acre
- Acuracidade
- Aerolevantamento
- Aerotriangulação
- Ajustamento
- Algoritmo
- Altimetria
- Altitude
- Altura Geoidal
- Altura Ortométrica
- AM/FM – Automated Mapping / Facilities Management
- Ampliação Fotográfica
- Aplicativo
- Apoio Básico
- Apoio de Campo
- Apoio Geodésico Fundamental
- Apoio Suplementar
- Apoio Terrestre
- Área de Proteção Ambiental (APA)
- Arquivo Vetorial
- Arquivos ASCII
- Articulação Cartográfica
- ASCII
- Atlas
- Atributo
- Atributos Gráficos
- Atributos Não-Gráficos
- Azimute
Aspecto fisiológico e involuntário que proporciona a mudança de foco da visão humana a medida que os olhos mudam a convergência do seus eixos óticos. Pra visualização em estéreo usando imagens, este aspecto tem que ser eliminado para que cada imagem componente da imagem 3-D seja visualizada separadamente por cada olho do observador.
Medida de superfície agrária, utilizada em países como a Inglaterra e Estados Unidos equivalente a 4.000 metros quadrados ou a 0,4 hectare.
Grau de conformidade com um padrão. Proximidade dos resultados de observações, cálculos ou estimativas em relação ao verdadeiro valor ou ao valor aceite como sendo verdadeiro. É distinto de Precisão que relaciona-se à qualidade da operação pela qual o resultado é obtido.
Ver Cobertura Aerofotogramétrica.
Processo de intensificação do Apoio Terrestre necessário à Captação Fotogramétrica por processos computacionais e com uso de fotografias aéreas.
Processo para remover inconsistências em valores medidos ou calculados por meio de aplicação de correções para compensar erros randômicos.
Nome dado ao conjunto de operações necessárias à solução de um problema matemático.
Processo de medição da altura ou elevação de pontos da superfície terrestre, diz-se do conjunto formado pelas curvas de nível de uma carta ou mapa.
Distância vertical deste ponto até o nível zero, geralmente, o nível médio do mar.
Ou Ondulação do Geóide, distância do geóide ao elipsóide de referência.
Ver Altitude.
Sistemas usados para o gerenciamento mais eficiente de informações, tendo como principais objetivos a análise geográfica e a representação gráfica, integrando funções de mapeamento automatizado e de gerência de equipamentos de infra-estrutura.
Ampliação da escala de fotografias aéreas por método fotográfico.
Termo utilizado para um programa de computador criado para atender as necessidades específicas de um determinado usuário.
Implantação em uma determinada região de pontos de controle horizontal e vertical com coordenadas conhecidas em um determinado sistema de referência cartográfica, usando para materialização destes pontos, marcos de concreto permanentes.
Planialtimétrico, Controle de campo ou Controle terrestre, ver Apoio Terrestre.
Ou Controle Geodésico, sistema de estações de controle horizontal ou vertical que foi estabelecido e compensado por meio de métodos geodésicos que utilizam um elipsóide de referência e que levam em consideração a forma e o tamanho da Terra. Normalmente, implantado por um roganismo oficial.
Pontos estabelecidos por levantamentos geodésicos para orientação de fotografias isoladas ou faixas de fotografias usadas num mapeamento.
Conjunto de pontos medidos em uma determinada região referenciados a um sistema cartográfico, cuja posição (coordenadas) foi determinada por levantamento terrestre.
Objetiva a conservação da vida silvestre, dos recursos naturais e a manutenção de bancos genéticos, bem como a preservação da qualidade de vida dos habitantes da área.
Arquivo gráfico cujas informações estão armazenadas sob a forma vetorial, ou seja, por coordenadas.
Arquivo contendo apenas símbolos do conjunto de caracteres ASCII.
Ou Articulação de Folhas, é um diagrama esquema de mapas ou cartas adjacentes que apresentam a sua relaçào de vizinhança e nomenclatura.
Abreviatura para “American Standard Code for Information Interchange”, é uma tabela de códigos de oito bits, estabelecida pelo American National Standard Institute, para todos os caracteres de um teclado de computador a fim de estabelecer um padrão e garantir a eficiência em toda e qualquer comunicação de dados feita através de equipamentos de computação.
Conjunto de mapas agrupados em um volume.
Propriedade de uma entidade, normalmente usada para se referir a uma qualificação não espacial de uma entidade referenciada espacialmente.
Podem ser considerados a simbologia, a textura e a cor, as imagens matriciais e vetoriais, etc.
Consideram-se aqueles aos quais pode-se associar valores numéricos (ou vetores ou matrizes de números) ou alfanuméricos.
Direção horizontal de um vetor, medida no sentido horário em graus de rotação a partir do eixo positivo y. Distância angular, medida sobre o horizonte, variando de 0º a 360º, a partir do norte por leste (Azimute topográfico) ou a partir do sul por oeste (Azimute astronômico).
-
- Bacia Hidrográfica
- Banco de Dados
- Banco de Dados Hierárquico
- Banco de Dados Relacional
- Banda
- Barômetro
- Base
- Base Cartográfica Digital
- Batimetria
- BMP
- Breakline
- Buffer
Área drenada por um rio principal e seus tributários. As bacias hidrográficas recebem o nome do rio principal, sendo também chamadas bacias fluviais ou bacias de drenagem.
Conjunto de dados organizado de maneira lógica, ou seja, numa seqüência que permite acesso rápido e simples.
Arquivo digital onde a informação é armazenada de forma tabular, isto é, em uma tabela, obedecendo uma determinada ordem e prioridade.
Série de arquivos ou tabelas que podem ser conectados ou inter-relacionados por meio de um ítem ou informação comum a dois ou mais destes arquivos.
Um dos níveis de uma imagem multiespectral, representado por valores refletidos de luz ou calor de uma faixa específica do espectro eletromagnético.
Instrumento utilizado em Topografia para determinação da altitude de pontos da superfície terrestre em função de sua pressão atmosférica.
Distância entre os pontos de vista de obtenção das imagens quando tratam-se de exposições subseqüentes.
Ou Base de Dados Gráfica, Carta planimétrica e/ou altimétrica obtida por processos computacionais.
Área da topografia/geodésia que se preocupa em determinar a superfície marinha (abaixo do nível d’água).
Microsoft Windows Bitmaped Image Format. O formato BMP é um formato utilizado dentro do Windows e que foi incorporado pelo sistema operacional para permitir que elementos da própria interface fossem desenhados no mesmo.
Ou Linhas Estruturais, feições lineares que representam uma mudança brusca na forma ou na continuidade de uma superfície terrestre. São utilizadas para refinar um Modelo Digital de Terreno cujo espaçamento entre os pontos formadores não seja suficiente para carcterizar estas alterações bruscas.
Linha ou figura geométrica limitante de uma área adjacente a um determinado elemento gráfico que servirá de definidora da influência deste objeto com outros e de outros objetos com ele no tocante a uma pesquisa em ambiente de geoprocessamento.
-
- CAD
- Cadastro de Logradouros
- Cadastro de Redes
- Cadastro, Cadastro Técnico Rual ou Urbano, Cadastro Técnico Multifinalitário
- Câmara Aérea
- Câmara Digital
- Captação Fotogramétrica
- Carta Geográfica
- Carta Hipsométrica
- Carta Náutica
- Carta Política
- Carta Temática
- Carta Topográfica
- Carta-Imagem
- Cartas de Declividade
- Cartas-Índice
- Cartografia
- Cartografia Numérica
- Cartógrafo
- Chave de Acesso
- Círculo Máximo
- Círculo Polar Antártico
- Círculo Polar Ártico
- Cobertura Aerofotogramétrica
- Coeficiente de Deformação Linear
- Convenções Cartográficas
- Convergência
- Convergência Meridiana
- Conversão de Dados
- Coordenadas
- Coordenadas Cartesianas
- Coordenadas Geodésicas
- Coordenadas Geográficas
- Copiões
- Croquis
- Curvas de Nível
Abreviatura para “Computer Aided Drafting”, desenho assistido ou auxiliado por computador. Abrange todos os programas com funções capazes de criar e/ou modificar desenhos.
Em Cartografia, significa o levantamento de todos os nomes e extensão de vias públicas, bem como, o número das edificações de uma cidade.
Levantamento das linhas de distribuição de energia, água e esgoto, telefonia, de captação do lixo urbano, de transporte urbano etc., com a localização de pontos notáveis tais como caixas de distribuição, caixas de inspeção postes etc.
Inventário ou levantamento (lista) de todos os bens e posses de uma região, município, estado ou país e destinado a delimitação rigorosa do parcelamento da propriedade territorial. De acordo com a região onde é aplicada a atividade de Cadastro, é classificado em Urbano ou Rural. Caso haja múltiplas finalidades ou informações obtidas durante o levantamento cadastral, é classificado como Multifinalitário. Quando são obtidas dimensões de objetos ou outras informações técnicas dos elementos cadastrados, é classificado como Técnico.
Câmara destinada à produção de imagens para fins cartográficos que utiliza sistema de lentes calibrado e filtros especiais para captação da imagem em meio analógico (filmes aéreos).
Câmara para produção de imagens digitais baseada em dispositivos de captação chamados CCD (ou CMOS), ou seja, não sào utilizados filmes aéreos e o resultado da captação é um arquivo digital.
Ou Restituição Digital, é a elaboração de cartas ou mapas, com registro de feições cartográficas em meio digital, a partir de fotografias aéreas e de dados de controle geodésico.
Carta topográfica de escala pequena, em regra inferior a 1/500 000, que representa os traços mais gerais de vastas regiões do globo terrestre.
Carta temática que representa as classes de altitude através de cores hipsométricas.
Carta temática destinada a apoiar a navegação marítima e que apresenta, sobre um fundo de informação topográfica e hidrográfica mais ou menos simplificado, informação específica relevante para a condução da navegação perigos e ajudas à navegação, corredores de tráfego marítimo, informação oceanográfica e meteorológica.
Carta temática que representa informação de aspectos com relevância política dos países, especialmente as divisões territoriais e administrativas e os centros populacionais mais importantes.
Carta cujo objetivo é representar informação, ou apoiar atividades, de caráter especializado. Tipicamente, as cartas temáticas apresentam, sobre um fundo de informação geral mais ou menos simplificado, muitas vezes extraído de cartas topográficas, hidrográficas e administrativas, fenômenos localizáveis de qualquer natureza, sob forma qualitativa ou quantitativa. São cartas temáticas as cartas políticas, meteorológicas, demográficas, geológicas, etc…
Carta de base que representa, tão fiel e pormenorizadamente quanto a escala o permita, a topografia da superfície terrestre. O termo geralmente aplica-se às cartas de maior escala, em regra igual ou superior a 1:50 000.
Carta obtida por meio de referenciamento e correção geométrica de uma imagem aéra ou de satélite.
Cartas que representam as declividades (gradientes) do terreno, expressa geralmente em porcentagem ou no valor da tangente do ângulo de inclinação.
Cartas esquemáticas que mostram os limites e nomenclaturas das cartas elaboradas e impressas por uma determinada instituição até uma certa data.
Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado no resultado de observações diretas ou de análise de documentação, visando a elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão, bem como sua utilização.
Processo de confecção de mapas ou cartas com uso de computadores e/ou dispositivos computadorizados.
Pessoa que elabora mapas ou cartas geográficas.
Campo de um Banco de Dados usado para relacionar elementos da Base de Dados Gráfica às informações alfanuméricas deste elemento em um Sistema de Informação Geográfica.
Designa a circunferência de uma superfície esférica, cujo plano contém o seu centro. O arco de círculo máximo, ou ortodrómia, é o caminho mais curto entre dois pontos numa superfície esférica
Círculo ou linha imaginária que assinala, ao redor do pólo sul, o alcance máximo dos raios solares no dia 21 de junho, ou seja, quando começa o verão no hemisfério norte.
Círculo imaginário que assinala, ao redor do pólo norte, o alcance máximo dos raios solares no dia 22 de dezembro, ou seja, quando começa o verão no hemisfério sul.
Conjunto de fotografias de determinada região que obtidas por meio de uma câmara fotogramétrica de precisão a bordo de uma aeronave.
Ou Fator de Escala, Proporção entre uma determinada grandeza ou medida de uma projeção cartográfica e sua homóloga na esfera modelo.
Ou Legenda, parte de uma carta ou mapa, que contém o significado de todos os símbolos, cores e traços utilizados na representação do desenho técnico cartográfico.
Encontro dos eixos óticos da visão em um ponto comum antes do infinito.
Ângulo entre os meridianos da rede geográfica e os meridianos de uma quadrícula cartográfica.
Aborda aspectos relativos à conversão de mapas em papel, ou outro meio gráfico similar, e à transferência ou migração de dados de mapas de um ambiente computacional para outro.
Valores lineares e/ou angulares que indicam a posição ocupada por um ponto num sistema de referência qualquer.
Sistema de referência posicional no qual a localização é medida em dois ou três eixos ortogonais (perpendiculares). As coordenadas cartesianas diferem das coordenadas latitude e longitude por estas últimas compreenderem um sistema de referência esférico.
Os valores de longitude e latitude que definem a posição de um ponto na superfície da terra, em relação ao elipsóide de referência.
Termo global usado geralmente para indicar, tanto as coordenadas geodésicas quanto as coordenadas astronômicas, o mesmo que coordenadas terrestres.
Cópias dos arquivos digitais, feitas em papel sulfite usando um ploter, com a finalidade de conferir as informações trabalhadas.
Mapa temático, essencialmente concebido com fins explicativos, que representa, de forma muito generalizada, fenômenos geográficos no seu conjunto, realçando as suas relações espaciais.
Linhas curvas representadas numa carta ou mapa, que unem pontos de mesma elevação e que se destinam a retratar a forma do terreno.
-
- Dado
- Dados Analógicos
- Datum
- Datum Geodésico
- Datum Global
- Datum Local
- Declinação Magnética
- Deformação Radial
- Desvio da Vertical
- Diapositivos
- Digitalização
- DXF (Drawing Exchange Format)
Qualquer tipo de representação que tenha um significado.
Dados armazenados em meio não digital.
Superfície de referência para controle horizontal e vertical de pontos em um sistema de referência cartográfico. No caso da planimetria o datum do Sistema Geodésico Brasileiro é South American Datum – SAD-69; para a altimetria, Imbituba; para a gravimetria, Rede Gravimétrica Fundamental Brasileira.
Conjunto dos parâmetros que constituem a referência de um determinado sistema de coordenadas geográficas, e que inclui a definição do elipsóide de referência e a sua posição relativamente ao globo terrestre.
Datum geodésico utilizado na cobertura geral do globo, escolhido de forma a fazer coincidir o centro de massa da Terra com o centro do elipsóide de referência, e o eixo da Terra com o eixo menor do elipsóide, procurando assim minimizar, globalmente, as diferenças entre este e o geóide. Os sistemas globais de posicionamento utilizam um datum global.
Datum geodésico utilizado na cobertura de países ou regiões, escolhido de forma a minimizar as distâncias entre o geóide e o elipsóide de referência, numa determinada zona de interesse.
Ângulo, num determinado local e num determinado momento, entre as direções do Norte geográfico e do Norte magnético.
Efeito de deslocamento da imagem no sentido radial (centro para as bordas) em uma fotografia aérea devido às características da sua projeção cônica.
Ângulo entre a vertical do lugar e a normal ao elipsóide de referência.
Fotografias positivas copiadas em material transparente.
Processo de captura de informações usando periféricos como mesas digitalizadoras ou mais usual, digitalização em tela de computador (head up).
Formato de arquivo de intercâmbio de dados vetoriais, utilizados pelo programa AutoCAD.
-
- EIA / RIMA
- Elipsóide de Referência
- Elipsóide de Revolução
- Elipsóide Internacional
- Entidades Gráficas
- Equador
- Escala
- Escala Gráfica
- Escala Numérica
- Especificações Técnicas
- Estereograma
- Estereoscopia
- Estereoscópio
- Estudos Hidráulicos
- Estudos Hidrológicos
- Expansividade Higroscópica
Estudos de Impacto Ambiental/Relatórios de Impacto ao Meio Ambiente.
Figura matemática de forma aproximada ao geóide na forma e no tamanho, utilizada como superfície de referência nos levantamentos geodésicos. Elipsóide utilizado como superfície de referência geodésica. Trata-se geralmente de um elipsóide de revolução.
Figura formada pela revolução de uma elipse em torno do eixo menor.
Designação comum do elipsóide de Hayford, adotado internacionalmente em 1924, como superfície de referência.
Elementos gráficos tais como linhas, círculos, símbolos, etc. pertencentes a um arquivo digital, geralmente uma carta ou mapa.
Grande círculo imaginário traçado em volta da Terra no plano perpendicular ao eixo terrestre, a igual distância dos pólos norte e sul, dividindo portanto a Terra em hemisfério setentrional e hemisfério meridional.
Relação entre as dimensões de elementos representados numa carta ou mapa e suas dimensões reais (naturais) correspondentes.
Tipo de escala cartográfica, utilizada na elaboração de plantas, cartas e mapas, em que a relação entre as distâncias reais e as distâncias representadas no papel é dada por um segmento de reta em que uma unidade de medida na reta corresponde a uma determinada medida real, conforme a relação utilizada.
Escala cartográfica utilizada na elaboração de plantas e mapas, em que a relação entre as distâncias reais e as distâncias representadas no papel é dada por números, em regra na forma de uma fração (por exemplo, 1/50 000 ou 1: 50 000, sendo preferível o segundo).
Conjunto de regras que definem as características dos diversos elementos necessários à execução de uma atividade ou elaboração de um produto específico em um contrato.
Par de fotografias ou fotogramas que possibilita a visualização em três dimensões, usando os princípios da estereoscopia, de parte das informações por ele registradas.
Ilusão de ótica produzida quando observamos imagens que dentro de uma determinada condição de superposição de áreas, através de lentes apropriadas, fornece-nos a sensação de tridimensionalidade. É a ciência que trata com modelos tridimensionais e os métodos pelos quais este efeito se produz.
Instrumento destinado ao exame de pares de fotografias ou imagens vistas de pontos diferentes resultando numa impressão mental de uma visão tridimensional. Na sua construção são utilizados lentes, espelhos e prismas.
Estudos que se ocupam da direção e emprego das águas em obras de engenharia como barragens, hidrelétricas, etc.
Estudos das propriedades, fenômenos e distribuição da água na atmosfera na superfície terrestre e no subsolo.
Alteração das dimensões de um determinado material em função das variações da umidade ambiente.
-
- Fator de Escala
- Feição
- Feições Artificiais
- Feições Naturais
- Formato A0
- Formato A1
- Formato A2
- Formato A3
- Formato A4
- Formato de Arquivo
- Forward Motion Compensation (FMC)
- Fotografias Aéreas
- Fotograma
- Fotogrametria
- Fotoíndice
- Fototriangulação
- Fusão
- Fuso
Ver Coeficiente de Deformação Linear.
Representação de uma entidade geográfica, tal como um ponto, uma linha ou um polígono.
Características artificiais da superfície terrestre, ou seja, tudo aquilo que foi criado/modificado pelo homem, como estradas, edificações, barragens, etc.
Características naturais da superfície terrestre, tais como rios, lagos, morros, montanhas, matas, florestas etc.
Norma da ABNT para uma folha de papel tamanho 1188 x 840mm
Norma da ABNT para uma folha de papel tamanho 840 x 594mm
Norma da ABNT para uma folha de papel tamanho 594 x 420mm
Norma da ABNT para uma folha de papel tamanho 420 x 297mm
Norma da ABNT para uma folha de papel tamanho 210 x 297mm
Forma como um arquivo se apresenta, ou seja, o modo como as informações (gráficas ou texto) são organizadas e armazenadas no meio digital.
Sistema de tração contrária ao movimento da aeronave realizada no filme aéreo no instante de sua exposição com o objetivo de compensar o deslocamento da imagem que ocorre em coberturas aéreas em baixa altura.
Fotografias obtidas por sensores instalados em aeronaves.
Qualquer fotografia obtida através de uma câmara fotogramétrica.
Arte, ciência e tecnologia de obter informações confiáveis de objetos físicos e do meio através do uso de fotografias ou de qualquer outro tipo de registro da energia eletromagnética.
Conjunto de fotografias aéreas, superpostas pelos detalhes que lhes são comuns, reduzido fotograficamente ou de forma digital que permite visualizar o conjunto fotografado.
Ver Aerotriangulação.
A união (pela ação do cérebro) das duas visões separadas de um par de imagens estéreo em uma única imagem tridimensional.
Fuso UTM, zona de projeção delimitada por dois meridianos cuja longitude difere de 6?, e por dois paralelos de latitudes 80? norte e sul.
-
- Geocodificação
- Geodésia
- Geofísica
- Geóide
- Geomorfologia
- Geoprocessamento
- Georreferência
- GIS
- GMT
- GPS
- Greenwich
- GSD
Definição da posição de elementos geográficos referenciada a um sistema de coordenadas padrão. Normalmente é feita por meio da definição de um centróide.
Ciência que procura definir e situar as características naturais e físicas de grandes porções da superfície terrestre.
Ramo da física experimental que se preocupa em determinar a estrutura, composição e desenvolvimento da Terra, inclusive a atmosfera e a hidrosfera.
Superfície equipotencial do campo gravimétrico da Terra que coincide com o nível médio do mar e que se estende por todos os continentes, sem interrupção.
Ciência que estuda as formas do relevo, tendo em vista a origem, estrutura e natureza das rochas, o clima e as diferentes forças endógenas e exógenas (de formação das rochas) que, de modo geral, modificam o relevo terrestre.
Tecnologia que abrange o conjunto de procedimentos de entrada, manipulação, armazenamento e análise de dados espacialmente referenciados.
Relação entre as coordenadas de uma planta e as coordenadas do mundo real conhecidas.
Abreviatura para “Geographic Information System”, ou seja, Sistema de Informação Geográfica, sendo a associação de elementos de uma Base Cartográfica à um Banco de Dados Relacional, permitindo desenvolver aplicações voltadas para uma administração otimizada.
Abreviação de Greenwich Mean Time, hora local do meridiano de Greenwich, assumida como horário padrão internacional e conhecida em português como Hora do meridiano de Greenwich.
Abreviatura para “Global Position System”. Sistema criado para a navegação que utiliza sinais emitidos por satélites artificiais. Usado para a navegação e posicionamento no mar, ar e superfície terrestre. O Sistema de Posicionamento Global permite ao usuário, por meio do recebimento de sinais de satélites artificiais, definir a exata localização de um ponto qualquer sobre o globo.
Nome da cidade inglesa que marca a longitude zero, ou seja, o meridiano-origem ou meridiano principal, conforme ficou estabelecido desde 1883.
Abreviatura de “Ground Sample Distance”, representa o tamanho real que um determinado pixel representa em função da resolução de uma imagem e da escala da imagem. (GSD = 0,0254 x Escala / Resolução em dpi).
-
- Hachura
- Hemisfério
- Hidrografia
- Hipsometria
- Histograma
Pequenas linhas desenhadas num mapa cujos ângulos que separam áreas distintas de acordo com a indicação do gradiente.
Denominação de cada uma das metades em que a Terra é imaginariamente dividida, pela linha que corta o equador, ou, as metades divididas pelo meridiano de Greenwich.
Representação das águas continentais e oceânicas do globo terrestre.
Estudo que trata da medição das altitudes.
Representação gráfica da distribuição da freqüência de níveis de cinza de uma imagem matricial de sensor remoto. Apresenta no eixo “x” a variação de níveis de cinza da imagem e no eixo “y” a freqüência de cada valor digital na mesma.
-
- Imagem
- Imagem de Satélite
- Imagem Multiespectral
- Imagens de RADAR
- Imagens Orbitais
- Imbituba
- Informação
- Informações Georreferenciadas
- Interface
- Interferometria
- Interpolação
- Inversão
- Isóbara
- Isogônica
- Isoieta
Registro permanente em meio digital ou material fotográfico de acidentes naturais, artificiais, objetos e atividades, obtido por sensores como o infravermelho, pancromático e satelital de alta resolução.
Imagem captada por um sensor a bordo de um satélite artificial, codificada e transmitida para uma estação rastreadora na Terra.
Imagem de múltiplas bandas, isto é, é uma imagem obtida por múltiplos sensores que detectam a energia em bandas de diferentes comprimentos de onda.
Imagens resultantes da combinação de processos fotográficos ou digitais e técnicas de RADAR onde impulsos elétricos ou microondas são emitidos (antena) em direções predeterminadas, e os raios refletidos e devolvidos são recebidos (antena) e utilizados para fornecer imagens que ficam registradas em filme ou em meio digital.
Nome dado às imagens obtidas por satélites que orbitam ao redor da Terra.
Datum vertical do Sistema Geodésico Brasileiro, definido pelo nível médio do mar no Porto de Imbituba (SC).
Dado codificado.
Ligação de atributos não gráficos ou dados geograficamente referenciados às informações gráficas de um mapa.
Neologismo para interação ou ligação. Interface é, literalmente, um circuito eletrônico que controla a interligação entre dois dispositivos de um computador permitindo a troca de dados de maneira confiável.
Conjunto de técnicas e processos de medidas da interferência em ondas de qualquer tipo, tais como mecânicas, acústicas e eletromagnéticas, sendo especialmente importante com as ondas eletromagnéticas visíveis.
Operação pela qual se determina um conjunto de valores a partir de outros previamente conhecidos, entre os quais se colocam os primeiros. A interpolação é utilizada, por exemplo, para o traçado de isolinhas.
Efeito visual obtido quando são observadas as imagens estereoscópicas em ordem inversa, ou seja, quando a imagem esquerda é vista pelo olho direito, e vice-versa. Freqüentemente chamada de pseudo-estereoscopia.
Linha que, num mapa, liga os pontos que apresentam os mesmos valores de pressão atmosférica.
Linha de igual declinação magnética.
Linha que, num mapa, liga os pontos que apresentam a mesma quantidade de chuva.
-
- JPEG (Joint Photographic Experts Group)
- Jusante
Formato de arquivo de imagem que permite escolha entre qualidade e compactação, com resolução radimétrica de 24 bits (16 Milhões de cores).
Curso de um rio voltado em direção à foz, tendo por base um ponto de referência situado ao longo do curso inferior.
-
- LANDSAT
- Latitude
- Layer
- Levantamento Aerofotogramétrico
- Levantamento Topográfico
- Levantamentos Gravimétricos
- LIDAR
- Linhas de Distorção Zero (LDZ’s)
- Longitude
- Loxodrômica
Programa do governo americano de imageamento da superficíe terrestre por satélites iniciado pela NASA em meados dos anos 70. Este termo é também utilizado para designar um ou mais satélites do programa (Landsat 4, 5, 7), bem como, os dados (imagens) por eles enviados.
Indica a medida do arco de meridiano (em graus) compreendido entre o equador (origem das latitudes) e o paralelo do lugar a que diz respeito.
Organização dos dados associados a um tema específico.
Ver Aerolevantamento.
Levantamento cujo objetivo principal é a determinação do relevo da superfície terrestre e a localização dos acidentes naturais e artificiais desta superfície.
Levantamentos que têm por fim a determinação do valor da gravidade numa série de pontos de uma determinada região.
Acrônimo de Light Detection and Ranging. É uma tecnologia de sensor remoto óptico que mede propriedades de luz refletida ou absorvida para obter a distância ou outra informação de um objeto ou superfície. O método mais empregado para determinar distância a um objeto ou superfície é usar pulsos de LASER. Semelhante à tecnologia de Radar que usa ondas de rádio em vez de luz, a distância até um objeto é determinada medindo o intervalo de tempo entre emissão de um pulso e retorno do sinal refletido. A tecnologia LIDAR tem aplicação em geologia, geotecnia, sismologia, sensoriamento remoto, mapeamento e física da atmosfera. Uma aplicação específica para LIDAR é o ALS (Airborne Laser scanning) ou Altimetria a LASER. A sigla LADAR (Laser Detection and Ranging) é mais usada em contexto militar.
Linhas na projeção cartográfica ao longo das quais a escala principal é conservada e as quais correspondem a certos arcos de círculo máximo ou de círculo mínimo na esfera.
Representa a amplitude do arco do equador ou do paralelo compreendido entre o semi-meridiano de referência (Greenwich, Inglaterra) e o semi-meridiano do lugar considerado.
Linha da esfera ou elipsóide de referência que faz um ângulo constante com os meridianos.
-
- Mapa
- Mapa Anaglifo
- Mapa de Bits
- Mapa de Declividade
- Mapa Digital
- Mapa Temático
- Mapeamento Sistemático Nacional
- Marcas Fiduciais
- Meridiano
- Meridiano Central
- Meridiano de Greenwich
- Ministério da Defesa
- Mnemônico
- Modelagem de Dados Espaciais
- Modelo de Dados
- Modelo Digital de Terreno
- Modelos Numéricos
- Monografia de Vértices
- Montante
- Mosaico
Ou Carta, é a representação gráfica, geralmente em uma superfície plana e em determinada escala, das características naturais e artificiais da superfície ou sub-superfície terrestres.
Mapa especialmente impresso em duas cores complementares, de modo que, quando visto através de um dispositivo com as mesmas cores (em geral óculos), dá uma impressão tridimensional.
Representação de uma imagem, armazenada na forma digital, onde cada elemento (pixel) da imagem é representado por um padrão (conjunto) de bits.
Mapa temático construído a partir da análise das curvas de nível para representar de forma contínua a declividade do terreno.
Mapa cujo suporte é um meio digital.
Representação gráfica, sobre um mapa básico (topográfico, geográfico ou hidrográfico), de sínteses de pesquisa e estudos de temas variados como por exemplo, agrícolas, arqueológicos, climáticos, econômicos etc.
Elaboração e preparação de cartas ou mapas do território nacional, em escalas diversas e para fins diversos, segundo normas e padrões pré-estabelecidos por entidades cartográficas.
Marcações laterais que são registradas em um fotograma e que permitem definir a geometria da imagem relativamente ao ponto principal ou centro perspectivo do sistema de lentes.
Elipse ou círculo máximo cujo plano contém o eixo de rotação da Terra. Sobre um determinado meridiano a longitude é constante.
Longitude de origem de cada fuso no sistema de coordenadas da projeção UTM.
Ou Meridiano Principal ou Meridiano de Origem, corresponde à longitude 0º, passando pela localidade de Greenwich, na Grã-Bretanha, e sendo convencionado como o meridiano de referência, dividindo a Terra em hemisfério leste ou oriental, e hemisfério oeste ou ocidental, e cuja hora (GMT) é conhecida como o horário padrão internacional no sistema de fusos horários.
Órgão que tem o poder de controlar, fiscalizar e autorizar as empresas de aerolevantamentos e entidades afins, na realização do vôo fotogramétrico, na comercialização dos produtos destes vôos (fotografias, fotoíndices), e também, na comercialização de imagens de satélites.
Palavra ou comando expresso de maneira simbólica ou abreviada.
Representação matemática ou gráfica de dados no espaço tridimensional.
Método formal de descrever o comportamento das entidades do mundo real.
Conjunto de pontos com coordenadas conhecidas em um determinado sistema de refer6encia cartográfica, equidistantes ou não e com elevação conhecida. Geralmente, são utilizados para derivação de curvas de nível ou uma visão tridimensional do terreno representado.
Ou Modelos Digitais, são modelos formalizados por meio de expressões matemáticas e lógicas, que em cartografia servem para modelar a superfície do terreno.
Descrição detalhada da localização de pontos de controle horizontal e/ou vertical implantados em uma região, e que foram determinados geodesicamente para compor uma rede de pontos a serem utilizados como refer6encia em futuras atividades de mapeamento.
Ponto do curso de um rio em direção às suas nascentes (cabeceiras).
Conjunto de fotografias aéreas analógicas ou digitais, superpostas e tratadas artisticamente pelos detalhes que lhes são comuns, e que permite uma visão contínua da superfície fotografada.
-
- NA (Nível d’Água)
- Níveis de Informação
- Nivelamento Geométrico
- Norte Cartográfico
- Norte Geográfico
- Norte Magnético
Posição altimétrica da lâmina da água de um rio, lago, etc. em determinada época.
Diz-se da separação ou distinção do conjunto de entidades gráficas de um desenho que guardam uma relação de atributo.
Processo de determinação de altitudes de pontos, que se utiliza de níveis e miras graduadas.
Direção norte dos meridianos numa quadrícula cartográfica.
Direção do pólo Norte, definido pelos meridianos.
Direção para onde aponta o pólo Norte de uma agulha magnética, assumida livre de outros efeitos que não sejam o campo magnético da Terra.
-
- Orientação
- Orientação Absoluta
- Orientação Relativa
- Ortofoto Digital
- Ortofotocarta
- Ortoprojeção
Termo que remonta aos mapas antigos (medievais) cujo padrão era o de colocar o Leste na parte do topo (como fazemos hoje com o Norte).
Orientação de um modelo estereoscópico em um Aparelho Restituidor cuja finalidade é determinar a escala e o nivelamento do modelo, utilizando-se os pontos de controle vertical e horizontal que nele aparecem.
Orientação de um modelo estereoscópico em um Aparelho Restituidor cuja finalidade é a determinação exata da posição da câmara no instante da tomada das fotografias.
Imagem fotográfica obtida por meio de de processos computacionais a partir de uma fotografia perspectiva, na qual os deslocamentos de imagem, devidos à inclinação e ao relevo, foram eliminados.
Imagem resultante da transformação de sua original, que é uma perspectiva central em uma projeção ortogonal sobre um plano, complementada por símbolos, linhas e quadrículas, com ou sem legenda, podendo conter informações planialtimétricas ou somente planimétricas.
Processo de retificação, ou seja, eliminação de deslocamentos de uma imagem fotográfica com projeção central, usando algoritmos computacionais para reposicionar estes pixels na imagem de acordo com uma projeçào ortogonal de cada um deles.
-
- Paralaxe
- Peopleware
- Perfil
- Perfilamento a LASER
- Pixel
- Planimetria
- Planta Cadastral Imobiliaria
- Plotter Jato de Tinta
- Poliester
- Polígonos
- Polilinha
- Ponto Cotado
- Pontos de Controle
- Precisão
- Primeira Ordem
- Primitivas Gráficas
- Processamento Batch
- Processamento Digital de Imagens
- Programabilidade
- Projeção Cartográfica
- Projeção Central
- Projeção Cilíndrica
- Projeção Conforme
- Projeção Cônica
- Projeção Convencional
- Projeção Eqüidistante
- Projeção Equivalente
- Projeção Ortogonal
Deslocamento aparente de um objeto fotografado causado pela troca do ponto de observação. É a base para visão tridimensional. Em Estereoscopia, representa os deslocamentos relativos entre imagens homólogas.
Indivíduo especialista em determinados processos computacionais.
Representação gráfica de um corte da superfície do terreno.
Variante em português do termo internacional ALS – Airborne Laser Scanning (tradução literal – Escaner Laser Aerotransportado) que identifica uma aplicação especial de sensores LIDAR aerotransportados com a finalidade de obtenção de modelagem de terreno para mapeamento. Os principais fabricantes de sistemas ALS são a Optech Inc. (www.optech.ca) e Leica Geosystems (www.leica-geosystems.com).
Abreviatura para “Picture Elements”, que são os menores pontos representativos de uma determinada imagem. Para o vídeo de um computador, os pixels são os pontos luminosos que formam uma matriz de tela. Para uma imagem digital, os pixels são os pontos formadores desta imagem.
Processo de medição horizontal, ou seja, medição de todas as características do terreno exceto o relevo. Representação de elementos de um mapa que não tem relação com a Altimetria.
Representação planimétrica, destinada a fornecer informações detalhadas do posicionamento geográfico, da interrelação e da nomenclatura cadastral dos imóveis de uma região urbanizada.
Traçador de gráficos ou imagem que opera pelos princípios básicos de jateamento de pequenas gotas de tinta sobre uma mídia especial.
Mídia que resiste às variações de temperatura e umidade do ar (dentro de certos limites), ou seja, quase não sofre deformações.
Figura limitada por segmentos de reta que tem, dois a dois, extremidades comuns formando um contorno fechado.
Entidade gráfica formada por um ou mais segmentos de retas ou arcos.
Ponto de uma carta com indicação da sua cota ou altitude.
Pontos topográficos ou geodésicos, identificados numa fotografia e utilizados para verificar e correlacionar todas as demais informações ou dados desta mesma fotografia.
Exatidão dos cálculos ou da gama de valores que expressam uma quantidade.
Operações geodésicas de mais alta ordem de precisão.
Elementos gráficos basicos, tais como linhas, círculos, arcos, etc.
Modo de operação do computador no qual as instruções dos programas são executados uma após a outra, sem interferência do usuário.
Conjunto de técnicas de manipulação numérica de dados contidos em imagens digitais visando o realce de informações de interesse, a extração de determinadas feições, a identificação de objetos específicos na superfície e a adequação da imagem a uma forma conveniente, considerando escala, resolução, finalidade do trabalho, etc.
Diz-se da possibilidade de um programa computacional de ser implementado por meio de recursos de programação.
Arranjo sistemático, sobre um plano, da rede geográfica de meridianos e paralelos definida na esfera ou no elipsóide de referência. O processo de transformação, geométrico ou analítico, utilizado para realizar essa representação.
Ou Cônica, é o processo de redução de uma figura espacial para o plano. Este processo se dá pelo traçado em perspectiva onde cada ponto da superfície é ligado a um ponto de fuga (centro perspectivo do sistema de lentes de uma câmara) e daí projetado no plano de referência (fotografia).
Projeção cartográfica que utiliza um cilindro como superfície de projeção e que, no seu aspecto normal, apresenta os meridianos e os paralelos retilíneos e perpendiculares entre si.
Projeção em que a forma de figuras da superfície cartográfica e os ângulos em torno de pontos são corretamente representados.
Projeção cartográfica que utiliza um cone como superfície de Projeção e que, no seu aspecto normal, apresenta os paralelos circulares e concêntricos, e os meridianos retilíneos e concorrentes no vértice, fazendo entre si ângulos inferiores às respectivas diferenças de longitude.
Projeção cartográfica que não utiliza o conceito de superfície de Projeção, antes sendo construída com base em critérios formulados matematicamente.
Projeção cartográfica em que a escala real é conservada ao longo de certas linhas. Uma Projeção é azimutal eqüidistante quando as distâncias são conservadas ao longo dos círculos máximos que passam pelo centro; eqüidistante meridiana, quando a distância é conservada ao longo dos meridianos; e eqüidistante transversal, quando a distância é conservada ao longo dos paralelos.
Projeção cartográfica em que a proporção das áreas de todos os objetos representados é conservada, ou seja, em que o módulo de deformação areal é constante e igual à unidade
Processo de redução de uma figura espacial para o plano. Este processo se dá pela projeção de cada ponto da figura (terreno) perpendicularmente a um plano de referência (planta).
-
- Quadrícula Cartográfica
Malha quadrada de meridianos e paralelos de uma carta, associada ao seu sistema de Projeção, na qual se encontra definido um sistema de coordenadas cartográficas, normalmente graduado em metros.
-
- RADAR (Radio Detection And Ranging)
- RADARSAT
- Raster
- RASTER
- Rasterização
- RBMC
- Reambulação
- Rede de Nivelamento Fundamental Brasileira
- Rede Geodésica Nacional
- Representação Cartográfica
- Resolução de Imagem
- Resolução de Mapas Digitais
- Resolução do Sistema
- Resolução Espacial
- Resolução Espectral
- Resolução Fotográfica ou de um Filme
- Resolução Geométrica
- Resolução Radiométrica
- Resolução Temporal
- Restituição Numérica Estereofotogramétrica
- Restituidor Analítico
- Restituidor Semi-Analítico
- Roteamento
- RRNN
Dispositivo para determinar a presença, distância e velocidade de um objeto por meio de transmissões de microondas. São atualmente utilizados em diversos campos navegação marítima e aérea, a orientação automática de satélites e mísseis, medição de fenômenos atmosféricos, estudos geológicos, controle de velocidade e fluxos de veículos.
Satélite com projeto conduzido pela Agência Espacial Canadense, cujo principal objetivo é o monitoramento das alterações ambientais do planeta por meio de sensor de microondas.
Ou Imagem, são informações não simbolizadas por equações matemáticas.
Estrutura de dados celular composta de linhas e colunas para o armazenamento de imagens.
Processo de transformação, via programa, de uma imagem vetorial em uma nova imagem matricial.
Abreviatura de “Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo”.As redes estaduais surgiram principalmente para suprir as atuais demandas do domínio cada vez mais ampliado das técnicas de observação de satélites do Sistema GPS. Na prática, pretende-se que o território das Unidades da Federação possuam redes próprias, que possam ser facilmente mantidas, e que sirvam de estrutura geodésica básica para quaisquer projetos de uso do território que necessitem de dados de posicionamento
Processo de verificação e identificação in loco, de detalhes fotográficos que não puderam ser interpretados.
Ou Rede Geodésica de Controle Vertical, são linhas de nivelamento geométrico ligadas entre si e que visam a formação de um sistema de enlaces ou circuitos que se estendem por todo o país.
Rede de pontos levantados e monumentados sobre a superfície do país. A localização destes pontos é estabelecida de acordo com os padrões nacionais de precisão. Estes pontos estão ligados entre si e referidos a um mesmo Datum geodésico para a formação de uma malha de pontos que se estendem por todo o país. O mesmo que rede de triangulação ou rede de poligonação.
Representação gráfica geral ou parcial em duas ou três dimensões da configuração da terra ou dos fenômenos correlacionados.
Número de pixels existentes para representação desta imagem em cada uma de suas dimensões. Menor dimensão de um detalhe que pode ser obtido em uma imagem.
Precisão com que uma dada escala de mapa pode representar a localização e a forma de uma feição geográfica. Quanto maior a escala de um mapa, mais alta é a resolução possível. A medida em que a escala de um mapa decresce, a resolução diminui e o corpo da feição deve ser suavizado, simplificado ou não mostrado.
Capacidade que o filme fotográfico, em combinação com o sistema de lentes e os filtros utilizados por uma câmara aérea, têm de registrar diferentes pormenores do terreno.
Mede a menor separação angular ou linear entre dois objetos. Quando se diz que um sistema possui resolução espacial de 30m, isto significa que objetos com uma distância entre si menor que 30m não serão discriminados pelo sistema.
Representa o número, espaçamento e largura das bandas ao longo do espectro eletromagnético;
Pares de linhas, paralelas, de espessura variável, testada a partir de um padrão pré-estabelecido, que podem ser distinguidas claramente no intervalo de um milímetro (l/mm).
Número de pixels em uma polegada linear de representação. Por exemplo, 300 dpi (dots per inch) representam 300 pixels em uma dimensão de 1 polegada.
Ou espectral, é a medida da sensibilidade do sensor em distinguir entre dois níveis de intensidade do sinal de retorno. Por exemplo, resolução de 8 bits (256 tons), 16 bits (16 M cores)
Freqüência temporal com a qual uma determinada porção da superfície da Terra/ cena/ alvo será amostrada por determinado sensor.
Ver Captação Fotogramétrica.
Instrumento destinado à Captação Fotogramétrica de uma carta ou à obtenção de soluções espaciais pela observação de modelos estereoscópicos.
A finalidade é a mesma de um restituidor analítico e somente alguns dos processos para observação de modelos estereoscópicos são computadorizados.
Sistema de soluçào automática de rotas ou trajetos ideais entre pontos de uma carta. Por exemplo os caminhos seguidos pelos caminhões de coleta de lixo de uma cidade.
Abreviatura para “Referência de Nível”, ou seja, a materialização no terreno, da altitude de um ponto, identificada por meio de uma placa de bronze, de forma circular, chumbada num bloco de concreto.
-
- Scanner
- Semiologia Gráfica
- Sensitometria
- Sensor
- Sensoriamento Remoto
- SIG-Sistema de Informação Geográfica
- Símbolo Cartográfico
- SIRGAS
- Sistema Cartográfico Nacional
- Sistema de Coordenadas Geocêntricas
- Sistema de Coordenadas Topocêntricas
- Sistema de Projeção
- Sistema Geodésico Brasileiro
- South American Datum 1969 (SAD 69)
- Spline
- SPOT
- Superfície De Projeção
- Superfície de Referência
Ou Escaner, dispositivo ótico de varredura, que captura imagens e as transfere para um computador.
Estudo dos símbolos gráficos, nas suas propriedades e relações com a informação que exprimem.
Ramo da ciência fotográfica que trata da determinação e definição das características dos materiais sensíveis tais como velocidade de exposição, contraste, etc.
Dispositivo que capta e registra, sob a forma de imagem, a energia refletida ou emitida pela superfície terrestre (terreno, acidentes artificiais, fenômenos físicos etc.)
Registro da energia refletida ou emitida por objetos ou elementos da superfície terrestre, por sensores localizados a grandes distâncias (geralmente no espaço).
Ver GIS.
Expressão gráfica esquemática ou simplificada de um objeto ou fenômeno. Os símbolos podem ser pontuais, lineares ou em mancha, consoante a forma de implantação gráfica.
O projeto para estabelecimento de Sistema de Referência Geocêntrico para a América do Sul iniciou-se em 1993 durante uma Conferência Internacional sediada no Paraguai e organizada pela International Association of Geodesy (IAG), Panamerican Institute of Geodesy and History (PAIGH) e U.S. Defence Mapping Agency (DMA). Os objetivos do projeto são a definição de um sistema de referência para a América do Sul, estabelecer e manter uma rede de pontos, estabelecer um datum geocêntrico para todos os países da América do Sul.
Constituído por entidades nacionais, públicas e privadas. Congrega as atividades cartográficas em todo Território nacional, previstas pelo Decreto-lei número 243.
Sistema de coordenadas que define a posição de um ponto em relação ao centro da Terra.
Sistema de coordenadas que define a posição de um ponto em relação a um determinado local na superfície terrestre.
Correspondência matemática contínua entre os pontos de um elpsóide de referência e os pontos de um plano.
Conjunto de pontos geodésicos implantados na porção da superfície terrestre delimitada pelas fronteiras do país, que são determinados por procedimentos operacionais e coordenadas calculadas, segundo modelos geodésicos de precisão compatível com as finalidades a que se destinam.
Datum horizontal do Sistema Geodésico Brasileiro, definido no Vértice de Triangulação Chuá (MG), com orientação para o Vértice de Triangulação Uberaba (MG), tendo como superfície de referência o elipsóide recomendado pela União Geodésica e Geofísica Internacional, 1967. Latitude = 19o 45′ 41.6527″ S, Longitude = 48o 06′ 04.0639″ W e Azimute de Uberaba = 271o 30′ 04.05″
Função polinomial que suaviza os segmentos de reta de uma linha.
Programa de satélites francês semelhante ao LANDSAT. Com 3 satélites em órbita atualmente, lançados a partir de 1986, cada um leva dois sensores multiespectrais de alta resolução.
Superfície teórica (cone, plano ou cilindro) sobre a qual a superfície de referência cartográfica é projetada, na construção de uma Projeção Cartográfica.
Superfície teórica destinada a servir de modelo à superfície da Terra. São utilizados como superfícies de referência o plano, a esfera e o elipsóide de revolução.
-
- Tagged Image File Format (TIFF)
- Talude
- Talvegue
- TIFF
- Topografia
- Topológica
- Topônimo
- Transporte de Coordenadas
- Triangulated Irregular Network (Tin)
- Tridimensional (ou 3D)
Formato de arquivo de imagem raster, muito utilizado em programas gráficos. O formato TIFF é muito flexível e independente do equipamento utilizado. A sua flexibilidade gerou vários sub-tipos do formato TIFF, ficando mais difícil a sua generalização e reconhecimento por programas de conversão. Estas variantes do formato TIFF decorrem do arranjo das informações do arquivo.
Terreno inclinado, escarpa, rampa.
Linha que liga os pontos de maior profundidade no leito fluvial.
Tagged Image File Format. É um formato para arquivos de imagem (bitmaps, raster data) muito flexível, tipicamente utilizado por programas que controlam escaners e por programas de manipulação de imagem.
Ciência que procura definir e situar as características naturais e físicas de pequenas porções da superfície terrestre.
Do termo topologia, ramificação da geometria que se baseia na noção de um espaço não quantitativo e em que apenas se consideram as relações de posição dos elementos das figuras.
O nome próprio de um acidente topográfico natural ou artificial.
Operação matemática que permite obter as coordenadas de um ponto num dado sistema, conhecendo-se as coordenadas de um outro ponto neste mesmo sistema, bem como, o azimute e a distância entre eles.
Modelo do terreno formado por um conjunto de triângulos adjacentes e não superpostos calculados a partir de pontos com coordenadas tridimensionais irregularmente distribuídos em uma superfície.
Uma alternativa moderna para definir o termo estereoscópico, derivado do sistema de coordenadas de Descartes que define três dimensões (x, y e z) para um espaço sólido.
-
- UTM
Universal Transverse Mercator. Sistema Geo-Cartográfico que utiliza a chamada Representação Cartográfica de Mercator Transversa, a qual estabelece uma relação biunívoca entre pontos de um Elipsóide e pontos do plano. Este sistema de coordenadas é um sistema universal, pois subdivide o globo terrestre em 60 fusos de 6 graus de amplitude.
-
- Vicinal
- Voo Fotográfico
Estradas que servem de vias de acesso a cidades ou povoações próximas (vizinhas) entre si.
Ver Cobertura Aerofotogramétrica.
-
- Workstation
- World Geodetic System 1984 (WGS-84)
Ou Estação de Trabalho, é o conjunto de equipamentos utilizado para criação/modificação de desenhos ou imagens digitais.
Levantamento global feito para estabelecer uma rede de controle como base para mapeamento. Usado com sistema interno de referência da constelação GPS.
-
- Zoneamento
- Zoneamento Urbano
Organização de uma área em zonas ou faixas com fins específicos.
Divisão de áreas objetivando a reorganização espacial de uma cidade, como forma de diferenciar as áreas e os fins a que se destinam.