As áreas de reflorestamento de Pinus são importantíssimas para as indústrias de Papel e Celulose. Além de áreas próprias de reflorestamento estas indústrias muitas vezes necessitam de madeira que tenha sido plantada por terceiros para suprir as suas necessidades produtivas.

A empresa Rigesa Celulose, Papel e Embalagens Ltda. é uma subsidiária do grupo norte-americano Westvaco Corporation, e mantém unidades fabris em Valinhos (SP), Três Barras e Blumenau (SC), Manaus (AM) e Pacajus (CE).

Com a produção verticalizada, a Rigesa trabalha com o plantio do pinus (matéria-prima usada na fabricação do papel) até a produção de embalagens de papelão e produtos para embalagens em cartão.

RigE
RigA
RigC
A ESTEIO foi contratada pela Rigesa Celulose Papel e Embalagens Ltda. que fica situada no Planalto Norte catarinense, para execução de um levantamento das áreas existentes de Reflorestamento de Pinus num raio de aproximadamente 100 km a partir da cidade de Três Barras em Santa Catarina.

Para suportar a atividade de amostragem foi adquirida uma imagem LANDSAT 5 do sensor temático com resolução de 30m.

Como a intenção era a detecção de áreas de Pinus dentro de um raio pré-determinado, foi providenciada a coleta de amostras de campo em regiões identificadas e conhecidas como Pinus para certificação da resposta radiométrica dos pixels relativos às áreas de interesse.

Como suporte para os resultados da classificação das áreas foram preparadas cartas geográficas da região em meio digital na escala 1:250.000.

A Rigesa foi considerada a melhor empresa no setor de papel e celulose no ano de 98 pela revista Exame e somente na fábrica de Três Barras-SC foi responsável por aproximadamente US$ 80 milhões de faturamento no setor.

As principais atividades e produtos deste serviço estão destacados abaixo :