O projeto conceitual do sistema de gasoduto para suprimento de gás natural para os estados de MS, SP, PR, SC, RS, RS, RJ e MG foi desenvolvido pela PETROBRAS e YPFB – Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos, com a participação da ESTEIO.
No fim de 1992 e inicio de 1993, a ESTEIO prestou serviços técnicos de engenharia para execução de Mapeamento Temático com imagens de satélite e estudo de traçado do Gasoduto Bolivia-Brasil para PETROBRAS.
Os produtos finais consistiram de cartas temáticas, cartas de traçado, perfil longitudinal do terreno, cartas imagens além de relatórios técnicos, envolvendo a apresentação de trabalho de percepção remota em cerca de 50.000 km².
Os segmentos do gasoduto estudando desde a cidade de Corumbá – MS, passando por Três Lagoas – MS (divisa MS – SP), Campinas – SP até Curitiba – PR e Campinas – SP até São Sebastião – SP.
Ainda em 1993, dando continuidade aos serviços realizado no trecho brasileiro, a ESTEIO executou os serviços de percepção remota do trecho Boliviano do Gasoduto Bolívia-Brasil (Santa Cruz de La Sierra – Divisa Bolívia/Brasil).
Os serviços totalizaram 11.300 km² de área de Mapeamento Temático a partir de imagens de satélite geocodificadas e acompanhamento técnico dos serviços de reconhecimento de campo.