O gasoduto Coari-Manaus representa um dos principais caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, visando à ampliação da oferta de energia na região Norte, transportando o gás natural produzido na base de operações Geólogo Pedro Moura, em Urucu, passando pelo terminal Solimões em Coari, até a refinaria de Manaus.

O gasoduto Coari-Manaus, com extensão de 279 km, é composto por três trechos que ficaram divididos sob a denominação A, B e C. A estruturação e a geração dos Sistema de Informações Geográficas (SIG) para cada trecho ficaram sob responsabilidade de diferentes construtoras. O trecho A, cuja construção está sob a responsabilidade do consórcio OAS/Etesco, deverá permitir o escoamento do gás liquefeito de petróleo (GLP) desde as Unidades de Processamento de Gás em Urucu até o Terminal Fluvial do Solimões, da PETROBRAS, junto a Coari, sendo este trecho o objeto do SIG abordado neste trabalho.

A ESTEIO Engenharia e Aerolevantamentos S/A foi contratada para desenvolver o SIG de andamento da obra do trecho A deste gasoduto.

O setor de Controle de Qualidade da Obra, da Construtora OAS, ficou responsável pela liberação dos documentos referentes aos temas de acompanhamento da obra; o cadista, na obra, efetuava o tratamento inicial da documentação recebida, organizava o material disponibilizado pela construtora, efetuava a separação de documentos, verificava os dados, realizava o tratamento inicial das feições relativas aos documentos recebidos e enviava o material para a sede da ESTEIO, em Curitiba. Na sede eram verificadas as informações recebidas, inseridas informações de ID e Name para cada feição, gerado controle de documentos, geradas rotinas, atualizado o SIG e encaminhada semanalmente uma cópia do mesmo para a obra e outra cópia para a PETROBRAS.

Relatórios

Após diversas análises de toda a documentação gerada na obra, durante as várias etapas de construção, o cliente definiu que os Relatórios que deveriam ser tratados e disponibilizados para que o SIG servisse como ferramenta de acompanhamento da obra foram:

Relatório de Abertura de Pista
Documento onde são apresentados dados relativos à Abertura de Pista da Faixa aonde o duto será instalado;

Relatório de Inspeção e Curvamento dos Tubos
Documento que comprova que o tubo, depois de curvado, tinha permanecido com o grau que foi projetado;

Relatório de Desfile de Tubos
Documento que comprova o número do tubo que foi utilizado e a qual junta o mesmo está referenciado;

Relatório de Inspeção Visual de Solda
Documento que comprova a execução da soldagem entre os tubos;

Relatório de Ensaio Radiográfico
Documento que comprova, através do Raio Gama, a integridade da solda;

Relatório de Abertura de Vala
Documento que comprova o tamanho do trecho e a profundidade que foi escavada a vala;

Relatório de Abaixamento da Tubulação
Documento relativo à sequência de tubos implantados no trecho;

Relatório de Cobertura da Tubulação
Documento relativo à sequência de tubos já cobertas no trecho;

Relatório de Recomposição de Pista
Neste item foram inseridos os relatórios que comprovavam a recuperação do solo vegetal: Drenagem, Inspeção, Margens, Solos e Vegetal.

Ferramentas Disponibilizadas

Além do tratamento dos Temas, no SIG do GLPDuto foram desenvolvidas várias opções de pesquisas e ferramentas específicas para facilitar a localização de elementos mais utilizados pelos usuários.

Pesquisa Estaca
Permite localizar uma estaca específica através de seu nome.

Pesquisa Ponto de Solda
Permite localizar um ponto de solda através de seu nome, soldador e quilometragem;

Pesquisa Tubo
Permite localizar um tubo através de seu nome, número de fábrica, local (clareira/pilha), quilometragem, geometria e concretagem;

Pesquisa Todos os Temas
Permite que você localize qualquer objeto dos temas existentes no SIG GLP Duto;

Escala
O usuário digita a escala em que deseja visualizar o mapa;

Conversão de Coordenadas
O sistema automaticamente transforma as coordenadas do ponto selecionado no mapa, que originalmente está em coordenadas geográficas decimais, para o formato Geográfica (Sexagesimal) e para o sistema UTM (m).

SIG GLPDUTO – Padrão TRANSPETRO

Após a finalização da obra do GLPDUTO foi realizado o tratamento dos dados inseridos nas Plantas AsBuilt, de acordo com a norma ET-4000.00-6500-950-PTD-001, que define os dados a serem tratados, além da definição do nome do tema, simbologia e banco de dados a ser disponibilizado.

A PETROBRAS forneceu uma faixa de ID para que os dados referentes à entrega final fossem tratados.

Cada tema foi tratado conforme as Plantas AsBuilt e relacionado aos seus respectivos documentos. Foram tratados e disponibilizados os seguintes temas: Acessos, Aeroporto, Articulação da Faixa, Articulação de Propriedade, Base PETROBRAS, Caixa de Emenda, Caixa de Provador de Corrosão, Caminhos, Estacas, Estação de Compressão, Estação Retificadora, Fibra Óptica, GARSOL, GLPDuto, Interferências de Dutos, Interferências de Hidrografia, Interferências de Linhas de Transmissão, Leito de Anodo, Magneto, Municípios, Obra Especial, ORSOL, Pontos de Teste, Pontos de Inflexão, Scraper, Sondagem, Trincheiras e Válvulas.

No produto final enviado ao cliente, constavam arquivos no formato SDF (MapGuide), MDB contendo as tabelas relacionadas aos temas, Tabelas de Objeto-geo, Tabela de Documentos Técnicos e Tabela de Relacionamento que vincula o elemento ao seu respectivo documento.