Aerotriangulação
Aerotriangulação é o processo de densificação de Pontos de Controle utilizados para correlação entre as imagens aéreas e o Sistema de Coordenadas do mapeamento, partindo de poucos pontos de coordenadas conhecidas nos dois sistemas (foto e terreno). O objetivo da aerotriangulação é orientar as imagens captadas de modo que qualquer ponto pesquisado nestas possua uma coordenada relacionada a um sistema previamente definido. É uma etapa imprescindível para a execução das atividades de restituição fotogramétrica e ortorretificação.
A orientação das imagens no processo de aerotriangulação de fotos convencionais é realizada através da leitura de pontos de modelos e faixas. Os chamados pontos de ligação entre modelos são escolhidos na linha central da foto dentro da zona de superposição longitudinal. Os pontos ligação entre faixas são escolhidos nas zonas de superposição lateral em locais das fotografias em que a nitidez e o contraste foram considerados bons, onde os detalhes aparecem bem definidos no terreno e fora de uma faixa de 1,5 cm da borda das imagens.
No processo de aerotriangulação de imagens de câmaras digitais estes pontos são distribuídos ao longo de toda a faixa e lidos sempre em no mínimo três imagens. A vantagem da utilização de imagens digitais é a alta resolução radiométrica e o posicionamento bastante preciso, que permite com que os pontos de modelo sejam lidos automaticamente por correlação de imagens. Isto trás uma redução de tempo considerável se comparada aos métodos convencionais de leitura de pontos de modelo em imagens não digitais.
Os pontos de controle ou pontos de apoio suplementar são pontos com coordenadas medidas em campo através de levantamentos geodésicos. A identificação dos pontos de controle é feita nas imagens através da sua identificação por meio de croquis ou fotos criados durante o processo de levantamento em campo. Os pontos de controle são medidos exclusivamente de forma manual e em ambiente estéreo, garantindo o posicionamento preciso bem como a correta interpretação da feição utilizada como apoio.
Os pontos LIGAÇÃO ENTRE FAIXAS (pontos de enlace) são escolhidos nas zonas de superposição lateral em locais das fotografias em que a nitidez e o contraste foram considerados bons, onde os detalhes aparecem bem definidos no terreno e fora de uma faixa de 1,5 cm da borda dos diafilmes.
Para um voo com a câmara digital os pontos de controle são limitados a um mínimo necessário para a definição do datum, sendo estes posicionados nos cantos dos blocos. As faixas são geometricamente estáveis devido as informação do sistema GPS/IMU.
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