Cobertura Aerofotogramétrica

A Fotogrametria é a ciência ou tecnologia de se obter informações seguras sobre objetos físicos e do meio ambiente, através de processos de registro, medição e interpretação das imagens fotográficas.

A Aerofotogrametria refere-se às operações fotogramétricas realizadas com fotografias da superfície terrestre obtidas por uma câmara de precisão com o eixo ótico do sistema de lentes mais próximo da vertical montada em uma aeronave preparada. É utilizada na Cartografia, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Geografia e Engenharias Civil, Agronômica e Florestal.

 

Plano de Voo

Com os recursos disponíveis, como plantas, mapas da região, SRTM da NASA, são calculados os elementos necessários para o planejamento de uma Cobertura Aerofotogramétrica. Normalmente, a região de interesse é voada através de faixas de fotos paralelas.

Na foto ao lado, temos:

Recobrimentos

Se o objetivo da Cobertura é o Mapeamento da região, as linhas de voo são planejadas com um espaçamento tal que se obtenha uma área comum entre as faixas em torno de 25%. Esta área comum é denominada Recobrimento Lateral ou superposição entre faixas.

Cada fotografia em uma linha de voo cobre uma área que se superpõe à área coberta pela fotografia anterior em aproximadamente 60%. Esta superposição entre fotografias consecutivas é denominada Recobrimento Longitudinal ou superposição entre fotos. No caso de uma Cobertura cuja finalidade é a obtenção de ortofotos, o Recobrimento Longitudinal é de 80%.

Câmaras Aéreas

Para obtenção das fotografia aéreas são utilizadas câmaras especiais de grande precisão.

A distância focal da câmara é fator determinante para a altura de voo e muitas vezes, o uso final das imagens. As Distâncias Focais variam desde 80 mm até 610 mm, sendo as mais utilizadas as 153 mm e 300 mm.

Estas câmaras possuem o quadro do negativo de dimensões 25 cm x 25 cm e são equipadas com sistemas que registram no negativo no momento da tomada da fotografia, informações como: marcas fiduciais, altitude de voo, inclinação da câmara, número sequencial, hora da tomada e em alguns modelos a distância focal.

Escala das Fotos

As fotografias aéreas podem ser obtidas em diversas escala. A utilização posterior da fotografia é que determina qual escala é mais apropriada.

Para mapeamento mais preciso, como cadastros de áreas urbana são utilizados voos mais baixos onde as fotos tem escala desde 1:4.000 até 1:10.000 (grandes e médias escalas).

Para área rurais normalmente são efetuados voos mais altos com escala de 1:15.000 até 1:40.000 (pequenas escalas).

Condições Atmosféricas

A realização de voos fotogramétricos está diretamente ligada as condições climáticas da região a ser sobrevoada.

Existem critérios rígidos quando aos horários de voo, a existência de neblinas, névoas e principalmente nuvens sobre a região, que interferem na qualidade das fotos adquiridas.

Licença para Aerolevantamento

A execução de voos no território nacional é de competência de organizações do Governo Federal e de Empresas Privadas que estão habilitadas a executar este tipo de serviços.

Esta habilitação é conferida por meio de inscrição específica no Ministério da Defesa, desde que a empresa comprove condições técnicas para a execução dos voos.

Cada Cobertura Aerofotogramétrica realizado depende de prévia concessão de licença Ministério da Defesa, onde devem ser informados a localização e limite da área a ser levantada.

Capacitação

A ESTEIO executa voos para obtenção de fotografias aéreas em escalas pequenas, médias ou grandes com aeronaves e câmaras próprias.

Artigos Relacionados