Google+

Você está em: Principal > Serviços > Executados > Cartografia para Dutos > PETROBRAS-VARIANTE DE ALDEIA

PETROBRAS-VARIANTE DE ALDEIA

Clique para Ampliar

Aeronave EMB-810D SENECA III – prefixo PT-VDO.

Clique para Ampliar

Imagem do Plano de Voo e cobertura parcial LASER.

Clique para Ampliar

Identificação das divisas físicas do imóvel.

Clique para Ampliar

Detalhe da Planta Cadastral indicando a faixa de servidão, em amarelo, e os limites da propriedade atingida, em magenta.

Clique para Ampliar

Ponto de Teste Eletrolítico (PTE). Estrutura onde existem cabos soldados diretamente nos dutos, utilizados para inspeção de rotina do sistema de proteção catódica

Clique para Ampliar

Abertura de trincheira e ao lado, identificação da coordenada do duto pela intersecção o das linhas.

Clique para Ampliar

Duto exposto, confirmando o resultado do Levantamento PCM.

No início de 2011 a ESTEIO realizou serviços aerofotogramétricos para fins cadastrais e detecção de dutos, em trecho da faixa de dutos Nordestão, na Variante de Aldeia, localizada ao longo dos municípios de Paulista, Recife, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco, para Transportadora Associada de Gás-TAG (PETROBRAS).

A seguir são apresentadas algumas das atividades realizadas nesse serviço, bem como os principais produtos:

O voo fotogramétrico foi planejado de modo a atender a confecção de ortofotocartas coloridas na escala de 1/1.000, considerando os seguintes parâmetros:

  • GSD (Ground Sample Distance) igual ou menor a 15 cm,
  • Sentido de voo de acordo com o limite da área a ser mapeada de modo a se ter um menor número de faixas,
  • Superposição lateral entre linhas paralelas e adjacentes de 30%,
  • Superposição longitudinal entre imagens é de 60% ao longo da faixa.

COBERTURA LASER

O voo Laser para obtenção da malha de pontos no terreno foi realizado com base nos seguintes parâmetros:

  • Altura de voo: 1350 metros;
  • Largura da faixa: 479.1 metros;
  • Distância entre faixas: Mínima de 308 m
  • Superposição lateral (entre faixas): Mínima de 30%
  • Direção do voo: Variada;

O levantamento cadastral contempla as situações jurídica e física das propriedades atingidas pela faixa de dutos.  Cada Ficha Cadastral (FC) apresenta a respectiva Certidão de Registro do Imóvel (CRI), de inteiro teor, obtida no cartório da RGI na época do cadastramento, além da cópia da última guia de recolhimento do INCRA ou IPTU, bem como das carteiras de identidade e CPF dos proprietários e seus cônjuges.  O cadastro físico é realizado com base nas imagens retificadas, com as cercas e muros obtidos por restituição fotogramétrica. Em campo é realizado a qualificação das divisas restituídas, bem como a qualificação de todas as feições artificiais e vegetações, áreas de afloramento rochoso e as áreas alagáveis ou com previsão de plantio irrigado, nas propriedades rurais. Os limites dos imóveis atingidos têm suas confrontações definidas pelos proprietários confrontantes, bem como suas interseções.

PRODUTOS CADASTRAIS

O produto cadastral é composto pela Ficha Cadastral, Memorial Descritivo e Planta Cadastral da faixa de servidão.  As FCs, contendo as informações do proprietário e do imóvel, com as respectivas documentações, o registro fotográfico de todas as benfeitorias situadas na faixa de servidão, a qualificação e a quantificação de todas as benfeitorias incluindo a vegetação, são armazenadas em Banco de Dados  Cadastral, disponibilizado na WEB para usuários específicos.  

MAPEAMENTO DE DUTOS

O mapeamento de dutos consiste em identificar a localização de cada duto implantado na faixa de servidão, utilizando técnica eletromagnética de condução (PCM/Radio Detection) com receptores terrestres e antenas submersíveis, capazes de localizar o duto enterrado e/ou submerso.  Previamente à localização de cada duto é realizado o isolamento elétrico dos demais dutos existentes na mesma faixa de servidão, de maneira a garantir a fluência do sinal pelo duto a ser localizado e mapeado.  Os dados referentes à profundidade de cada duto são registrados no momento da localização, que é indicada por estacas numeradas em intervalo constante, de no máximo 20 m.

TRINCHEIRAS

Para validação do serviço de localização do duto é realizada a abertura de trincheira, comprovando fisicamente a existência do duto no local apontado pelo levantamento.

LOCALIZAÇÂO DO DUTO

O levantamento PCM resultou no mapeamento do duto, conforme linha representada em magenta, na figura ao lado:

PRODUTOS FINAIS

A finalização dos serviços se deu com a disponibilização do banco de dados cadastral na WEB, disponibilização dos arquivos das  plantas cadastrais em escala 1:1000 e entrega das respectivas impressões em papel sulfite. Como produtos intermediários foram entregues os relatórios das coberturas aerofotogramétrica e LASER, do apoio terrestre, da aerotriangulação e do levantamento de classe de locação, além dos arquivos das ortofotos, do modelo digital do terreno (MDT), curvas de nível e vetores de restituição.

Todos os produtos entregues, intermediários e finais, gerados pelas atividades previstas no contrato foram apresentados num GIS, conforme critérios definidos pela PETROBRAS.

 

Página mantida por Denise Rodbard Falat
Rua Dr. Reynaldo Machado, 1151 - Prado Velho, Curitiba - Paraná - Brasil | CEP: 80215-242 | Tel: (41) 3271-6000 Fax: (41) 3332-3273 | Latitude (GMS): -25° 27' 7,20672" - Longitude (GMS): -49° 15' 20,47880" | Alt. Geométrica (m): 892,599 - Sistema WGS84
Copyright ESTEIO 2001-2014 © - Todos os Direitos Reservados - Resolução mínima 1024x768px