A NOVA MARCA ESTEIO!

Em 2024 a ESTEIO completa 55 anos de sua fundação. Inovações tecnológicas sempre nortearam os passos da empresa. Em diversos momentos de nossa história fomos pioneiros na introdução de novos equipamentos, tecnologias e produtos no país como, por exemplo, levantamento GPS, ortofoto digital, true-ortofoto, LiDAR aerotransportado, sensor aéreo digital, LiDAR móvel, auscultação rodoviária, inspeção digital de pavimento, levantamento de retro refletância dinâmica, batimetria aérea, uso de drones em supervisão de obras, desenvolvimento de softwares e aplicativos, imageamento oblíquo, sensor híbrido, modelagem 3D, entre vários outros. Mesmo gostando muito do nosso logo anterior, percebemos a necessidade de modernizar, mudando para uma identidade visual com um conceito gráfico mais leve, com raízes na marca anterior e mais condizente ao que fazemos e ao que nos tornamos após esse longo tempo de existência. A cor azul da marca foi preservada por representar inovação, tecnologia, profissionalismo e a confiabilidade dos nossos serviços. Mudamos a identidade visual, mas mantivemos a nossa essência.

No logo anterior podemos visualizar facilmente o E de ESTEIO e de engenharia. O símbolo representa esquematicamente a visão de um operador ao fazer a leitura pela ocular do equipamento topográfico, nível ou teodolito, em uma mira falante, régua estadimétrica ou simplesmente mira. Na época da fundação da ESTEIO, assim se faziam os levantamentos
estadimétricos: um equipamento ótico-mecânico, uma mira graduada e a caderneta de campo para anotação das visadas.

Hoje, embora ainda existam níveis óticos, a maioria dos nossos levantamentos altimétricos, seja para a engenharia ou para o aerolevantamento, é feita com equipamento de tecnologia laser ou digital. A graduação da mira, quando necessária, é um código de barras, e não mais existe a caderneta de campo. Embora de grande importância na engenharia, o nivelamento geométrico representa apenas uma pequeníssima fração dos trabalhos que executamos nos dias atuais. A medida da distância por estadimetria, ao longo do tempo, foi substituída por trenas, distanciômetros, estações totais e, indiretamente, por receptores de satélites usando constelações GPS, Glonass, Galileo e Beidou. Portanto, dificilmente alguém que não vivenciou o levantamento estadimétrico no passado fará a associação do símbolo anterior com essa visão da engenharia.

Assim como evoluíram o modo de se fazer levantamento estadimétrico e nivelamento geométrico, evoluiu o que fazemos, e também como fazemos os serviços de engenharia e de aerolevantamento na ESTEIO. No início de nossa existência, na maior parte dos contratos, fazíamos topografia, que considera a terra como sendo plana, pois o efeito da curvatura pouco interfere na precisão dos trabalhos de engenharia em pequenas extensões de terra. Hoje, na grande maioria dos nossos trabalhos, consideramos a forma da terra como ela de fato é, sem simplificações, – o nosso dia a dia de engenharia e consultoria é fazer cálculos envolvendo o geoide, o elipsoide, a curvatura da terra e etc. O nosso novo símbolo mostra o globo terrestre e três paralelos representando esquematicamente a letra “E” de Esteio e da engenharia que utilizamos ao representar a superfície terrestre, assim como ao executar serviços de engenharia sobre ela. Temos nesse novo símbolo um grande E abraçando o globo. Atualizamos, modernizamos, e ao mesmo tempo simplificamos nossa marca.

 

Na época da sua fundação, a ESTEIO tinha uma atuação mais restrita à região da sua sede. Hoje, após 54 anos, temos uma atuação bem mais ampla e, por que não? – globalizada. No nosso currículo constam serviços prestados em diversos países como: Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Nicarágua, Peru e Portugal, além de diversas parcerias com empresas americanas, canadenses, portuguesas, espanholas, francesas, inglesas, africanas, etc. Isso mostra também a importância de o globo fazer parte da nossa marca.

Um outro aspecto também relevante da nossa globalização é a origem das tecnologias empregadas em nossos serviços de engenharia e aerolevantamento. São tecnologias oriundas dos mais diferentes pontos do globo, como por exemplo, Suíça, Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Áustria, Japão, Israel, Rússia, China, França, Espanha, entre outros não menos importantes. A marca anterior sempre será nossa, faz parte da história da ESTEIO e sempre será lembrada com muito carinho, orgulho e respeito. Nossa nova identidade visual tem mais a ver com os trabalhos que desenvolvemos hoje!

Estamos muito felizes em divulgar e compartilhar a nova identidade visual com você. Essa nova marca representa a nossa evolução. Desejamos uma vida próspera para ela!

Valther Xavier Aguiar é engenheiro cartógrafo, diretor técnico da ESTEIO Engenharia e Aerolevantamentos S.A.
valther@esteio.com.br, www.esteio.com.br. Fevereiro/24

 

 

Todos os Direitos Reservados. Copyright 2024©, ESTEIO Engenharia e Aerolevantamentos S.A.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *