[IMAGEM_CAROUSEL]

Os avanços tecnológicos significativos nos sistemas remotos aerotransportadas com possível aplicação em linhas de transmissão permitem uma nova visão para a coleta de dados de ante-projeto de LTs e outros trabalhos da engenharia.

A maioria dos dados necessários para um ante-projeto ou projeto pode ser obtida com sistemas de perfilamento a LASER, considerando que a rapidez na aquisição permite o trabalho em dezenas de quilômetros em um só dia, com uma precisão no referenciamento geodésico na ordem de 10 a 20 cm devido a utilização de GPS aerotransportado.

As aplicações principais da tecnologia LASER para Linhas de Transmissão são as seguintes:

Identificação de Cabos

A característica principal de um sistema de Perfilamento a LASER quando aplicado em levantamentos de LTs é a identificação dos cabos de transmissão de energia elétrica. O que não ocorre facilmente com os métodos convencionais como a Fotogrametria ou a Topografia.

A tecnologia LASER possibilita a determinação espacial de cabos de diâmetro reduzido e com definição altimétrica relativa compatível com cálculos de engenharia destinado a determinação de catenária e por conseguinte, esforços sobre a estrutura das torres.

Os dados provenientes do levantamento são depurados para remover pontos não relevantes para a reconstrução do modelo da linha. O alinhamento dos pontos restantes permite a definição da posição do cabo com o uso de programas específicos.

Invasão na Faixa

Devido à condição de múltiplo retorno que o sistema LASER proporciona, o uso em faixas de servidão ou passagem de LTs, permite a identificação de pontos de aproximação ou contato de elementos danosos à estrutura da LT.

Usando perfis longitudinais ou transversais é possível a avaliação rápida das regiões da faixa onde a manutenção é prioritária.

De maneira semelhante, a verificação de invasão da faixa de passagem ou servidão por construções clandestinas é outra aplicação pertinente ao processo.

MDT

O Modelo Digital de Terreno (MDT) originado do Perfilamento a LASER permite o levantamento preliminar de diretrizes para futura implantação de projetos de infra-estrutura linear (telecomunicação usando microondas, cabeamento de fibra ótica, linhas de transmissão, etc.). Criação de Modelos Digitais de Terreno (MDT) em 3D para SIG.

Outros produtos, como os Modelos de Elevação, incluem a determinação das seguintes feições ou características:

Características

A ESTEIO foi contratada para executar o Perfilamento a LASER sobre a LT de 345 kV – denominada Interlagos – São Roque com cerca de 60 km de extensão.

Nesta LT, o diâmetro dos cabos de alumínio é de 26 mm e estes cabos estão elevados 25 m do solo em média.

A altura de voo para o Perfilamento a LASER foi de 700 m com uma respectiva largura de varredura LASER de 200 m. Este levantamento foi planejado para permitir um espaçamento de 0,85 m entre pontos LASER projetados no terreno.

Com uma divergência do ponto LASER da ordem de 1,4 mrad, o diâmetro do ponto LASER no solo foi de 0,98 m. Com o espaçamento e a divergência acima, havia uma superposição de cerca de 10 cm entre os pulsos LASER projetados no solo. Desta maneira, é garantida a ausência de vazios na cobertura LASER pelo menos no sentido transversal.

Com a informação dos arquivos processados (coordenadas E,N,h) dos pontos levantados e com o uso do programa ERMAPPER e da sua ferramenta GRIDING WIZARD, foram geradas imagens hipsométricas nas quais a diferença de cota é apresentada na forma de diferença de tonalidade.

Essas imagens têm a característica de representar a topografia e a cobertura vegetal de uma forma gráfica que facilita a interpretação visual.

Para visualização dos cabos e determinação da catenária foi usado o programa TerraScan. A partir das manipulações dos dados LASER, os modelos de catenária entre as torres são criados e qualquer interferência pode ser identificada e estabelecido o risco potencial para a LT.

Outro produto derivado deste levantamento é o Mosaico Digital elaborado com base no vídeo digital formando uma composição fotográfica georreferenciada em baixa resolução da faixa trabalhada.

Produtos

O resultado do Perfilamento a LASER proporcionou a confecção dos seguintes produtos cartográficos: