A ESTEIO foi contratada para realizar o mapeamento que servirá como base para os projetos da CVRD. Foi elaborado um levantamento planialtimétrico de precisão, utilizando LASER aerotransportado e câmera aérea fotogramétrica, na região da Serra dos Carajás no Pará, totalizando 1.294,14 Km² de mapeamento.
LEVANTAMENTO LASER
O equipamento utilizado pela ESTEIO S.A foi o ALTM 2025 da Optech Inc, este emite 25.000 pulsos LASER por segundo, possui ângulo de varredura de até 40° e pode voar com altitude de até 2.000 metros.
Para este projeto utilizou-se um ângulo de varredura de 20° onde a altura média de voo foi de 1000 metros. Estes parâmetros resultaram em um espaçamento médio entre os pontos, no terreno, de 1 metro.
CARACTERÍSTICAS
A região de trabalho apresenta uma densidade de cobertura vegetal muito grande, além de dificuldade de acesso por via terrestre. Por este motivo o perfilamento LASER se mostrou ideal para a obtenção da altimetria do terreno.
As curvas de nível foram obtidas, utilizando-se o arquivo de pontos sobre o terreno (MDT – Modelo Digital de Terreno) no programa Socet Set da Leica, com a sua ferramenta de importação e manipulação de modelos digitais e algoritmos de suavização de curvas.
RESULTADOS
Estes produtos representam a exigência de informação cartográfica para subsidiar os Estudos de Viabilidade Final e da Engenharia dos projetos Cristalino, Manganês, N-1, Níquel do Vermelho, Serra Leste e Serra Sul. Eles caracterizam uma etapa importante do mapeamento, uma vez que trazem riqueza de informação de locais com dificuldade de acesso, ausência de informação, restrições ambientais em um tempo exíguo para o levantamento.
Os principais produtos e atividades desenvolvidas neste serviço foram: